Onde o urânio e encontrado no Brasil?

Perguntado por: hvasques . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

A região Norte do país tem potencial para abrigar mais de 300 mil toneladas de urânio. Já foram identificadas potenciais áreas em Pitinga (Amazonas), onde o urânio encontra-se associado a outros minerais, e no Pará.

A única mina de urânio atualmente em atividade no Brasil está localizada em Caetité/Bahia, onde se encontram recursos minerais estimados em 87 mil toneladas de urânio. Nessa área já foram identificadas mais de 38 anomalias (áreas de grande concentração de urânio), por isso ela é denominada Província Uranífera.

A empresa estatal Indústrias Nucleares do Brasil (INB) vai fabricar urânio enriquecido em Resende, no sudoeste fluminense, a partir do próximo mês. Até o final do ano a produção deve chegar a 12 toneladas da matéria-prima do combustível utilizado em usinas nucleares.

Hoje o preço é de US$ 20/kg. O mercado está assim dando pouco incentivo para implantação de novos projetos. Os preços terão que mover-se para cima de forma importante e sustentada para que haja produção adicional.

Na África do Sul, os corpos auríferos de Witwatersrand, correlatos com as rochas da Serra de Jacobina, são minerados desde 1886 e contêm níveis de urânio na ordem de 100 a 300 ppm. Inicialmente, o urânio associado com ouro nessas rochas não foi aproveitado, e todo o resíduo foi despejado nas barragens de rejeito.

O governo Jair Bolsonaro publicou nesta sexta-feira uma medida provisória (MP) que libera a mineração de urânio para empresas privadas, por meio de parcerias com o setor público. Atualmente, a mineração de urânio no país é feita apenas pela estatal Indústrias Nucleares do Brasil (INB).

Bahia

A Bahia é o maior produtor brasileiro de Urânio.

A Mina de Itataia (ou Itatiaia) se localiza no Ceará, entre os municípios de Santa Quitéria e Itatira, e é a maior mina de urânio físsil do Brasil, além de conter fosfato e mármore branco, sendo responsável por 46% do urânio prospectado no país.

O urânio é um elemento químico usado como combustível para gerar energia nuclear e também para produção de armas atômicas.

A Agência Brasil ouviu especialistas favoráveis e contrários ao uso desta matriz energética no país. As duas usinas nucleares brasileiras (Angra 1 e 2) respondem por cerca de 2% da geração de energia elétrica produzida no país.

Atualmente, há uma única mina de extração de urânio no país, a mina de Caetité, na cidade de Lagoa Real (BA). Uma nova mina, em Santa Quitéria, no Ceará, deve entrar em operação nos próximos anos. Onde há urânio no Brasil? Pelo que se tem conhecimento, há urânio na Bahia, Ceará, Paraná e Minas Gerais.

Qual o tempo de utilização de um elemento combustível dentro do reator nuclear? Um elemento combustível permanece no reator durante 3 ciclos, ou seja, aproximadamente 3 anos.

O método mais econômico para se enriquecer urânio é a ultracentrifugação: as moléculas mais pesadas, que são as de urânio 238, são jogadas para as bordas da centrífuga, fazendo com que elas se separem das de urânio 235.

Quantidade de combustível nuclear
O reator número quatro de Chernobyl tinha 180 toneladas de combustível nuclear, dos quais 2% (3,6 mil kg) eram urânio puro.