Onde o sorvete foi inventado?

Perguntado por: equeiroz . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

China

O sorvete surgiu na China, há mais ou menos 4.000 anos, quando uma sobremesa à base de leite e arroz foi congelada na neve. A delícia ganhou fama e se espalhou rápido, mas apenas entre os nobres, pois leite era uma mercadoria cara naquela época.

No Brasil, o sorvete ficou conhecido em 1834, quando dois comerciantes cariocas compraram 217 toneladas de gelo, vindas em um navio norte-americano, e começaram a fabricar sorvetes com frutas brasileiras.

Você sabia que o sorvete foi inventado muito antes da geladeira e do freezer? Isso mesmo! Embora a origem dessa delícia refrescante tenha se perdido no tempo, é provável que o sorvete tenha surgido na China há cerca de 3.000 anos.

No Brasil, os cariocas foram os primeiros a experimentar a delícia gelada que vinha ganhando o mundo. Em 1834, o navio americano Madagascar, vindo de Boston, aportou na cidade do Rio de Janeiro com cerca de 200 toneladas de gelo em blocos. O objetivo: fazer sorvete, claro!

A Equação de Torricelli permite o cálculo da velocidade final de um corpo que esteja em Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV) mesmo sem saber o intervalo de tempo em que percorreu. Trata-se de uma equação de cinemática elaborada pelo físico e matemático italiano Evangelista Torricelli.

sorvete Magnum

O sorvete Magnum, da Unilever, é o sorvete mais vendido do mundo. Os dados são do Euromonitor e foram divulgados pela Forbes.

San Lorenzo também carrega um histórico de troféus após ser premiado como o melhor gelato do Brasil em 2018 e em 2021.

A Revista Super Varejo divulgou a 18ª edição do Ranking Nielsen com as cinco maiores fornecedoras de sorvete do Brasil em 2021. A empresa Froneri recebeu destaque, liderando o ranking na categoria sorvetes e se consolidou como a maior fornecedora do país.

Como Nasceu o Sorvete!
As primeiras informações relevantes tem origem no Oriente, mais precisamente na China há mais de 3 mil anos, quando era costume fazer uma pasta de arroz misturado à neve, muito próximo do que conhecemos atualmente como “raspadinha”.

Os relatos são de que sua produção se iniciou no século XVII, como criação de um italiano denominado Francesco Procopio dei Coltelli, considerado o pai do sorvete moderno. Ele servia sorvetes de frutas aos aristocratas do histórico Caffe, em Paris.

O Imperador Dom Pedro II era fanático por sorvete de pitanga. Os sabores tropicais de sorvete (manga, pitanga, jabuticaba, carambola, caju e coco) são invenções genuinamente brasileiras.

Assim, no caso de sorvete, a origem está no árabe shurba, que passou ao turco sherbet e daí ao italiano sorbetto, que, por sua vez, deu o francês sorbet. O termo português veio do francês e teve ainda a influência analógica do verbo sorver, já que o sorvete é um alimento que se sorve.

Não, tomar sorvete no frio não faz mal!
Esses vírus se propagam com mais facilidade no inverno pela nossa tendência de aglomerar espaços fechados, com pouca circulação de ar. Não existe nenhum estudo que comprove a relação entre o consumo de sorvete e doenças, por isso, essa frase é infundada.

Frank Epperson (1894-1983), quando tinha 11 anos e morava em São Francisco, EUA, esqueceu um copo de suco com uma colher no quintal em uma noite muito fria no ano de 1905. Ao acordar, o jovem percebeu que o suco havia congelado e estava preso na colher criando uma espécie de gelo com sabor de fruta.

23 de setembro

Por isso, hoje, 23 de setembro, é celebrado o dia do sorvete, sobremesa que chegou ao Brasil no século XIX (dezenove) e até hoje é uma delícia cujo consumo não se restringe aos dias de temperatura alta. Existem variados tipos, sabores e teorias sobre essa delícia gelada.

Uma breve história que passa pela neve da Roma Antiga. Aquela que pode ser considerada a primeira taça de sorvete do mundo foi encontrada no Egito, em uma tumba da II dinastia (2.700 a.C.).