Onde o Rivotril age?

Perguntado por: oduarte . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 6 votos

Ele atua sobre o receptor GABA: tem, no cérebro, vários neurotransmissores que fazem a sinalização dos impulsos elétricos no cérebro e um deles é o GABA. Ele tem um efeito inibitório no cérebro, normalmente, causa uma inibição da atividade dos neurônios.

Dose total diária: 0,25 mg a 2,0 mg. Dose única diária tomada 30 minutos antes de dormir.

O uso prolongado é desaconselhado porque esses medicamentos causam efeitos colaterais. É comum quem os usa relatar aumento da sonolência, dificuldade para se concentrar e amnésia temporária.

Pois os benzodiazepínicos (grupo de remédios como o Rivotril) podem levar a danos no sistema nervoso e, em segundo plano, a danos no fígado, que pode não aguentar a dose de remédio. Da mesma forma, tenha atenção ao uso do Rivotril com outros remédios!

Como Funciona o Rivotril (Clonazepam)?
Ele tem um efeito inibitório no cérebro, normalmente, causa uma inibição da atividade dos neurônios. E quando você atua sobre o receptor GABA, está estimulando uma atividade inibitória no cérebro, por isso ele provoca sintomas majoritariamente inibitórios.

O diazepam produz um efeito calmante no corpo e também funciona como sedativo. O efeito é notado após 20 minutos de sua ingestão, sendo que sua concentração máxima é atingida de 30 a 90 minutos depois de sua administração.

A superdose de Rivotril® está raramente associada com risco de morte, caso o medicamento tenha sido tomado isoladamente, mas pode levar à arreflexia (ausência de reflexos), apneia, hipotensão arterial, depressão cardiorrespiratória e coma.

Esse aumento da ação do GABA torna o Rivotril, e outros benzodiazepínicos, muito úteis no tratamento dos distúrbios de ansiedade, pois ele age diminuindo a ansiedade, reduzindo a frequência das crises e inibindo o sentimento de medo.

A "era Rivotril" preocupa especialistas, já que o remédio pode levar ao vício. Há pessoas que desenvolvem dependência em cinco anos.

O Rivotril é, hoje, o tarja preta mais vendido no Brasil. Com a receita de um clínico geral, Luiza F., de 23 anos, começou a tomar apenas o Rivotril para tratar a depressão e a insônia.

O Rivotril tem algumas contraindicações, entre elas pessoas que:

  • Hipersensibilidade a benzodiazepínicos;
  • Doença de Alzheimer;
  • Insuficiência respiratória grave;
  • Doenças hepáticas graves;
  • Histórico de dependência química;
  • Glaucoma agudo de ângulo fechado.

A ação do alprazolam é rápida, com um pico capaz de reduzir os efeitos da crise e com uma meia vida média de oito horas. O Rivotril, demora mais para fazer efeito, mas tem uma meia vida mais longa. Em relação aos efeitos, ambos causam a sedação e relaxamento, além de serem ansiolíticos e anticonvulsionantes.

O medicamento em comprimido deve ser administrado de forma oral, com um pouco de água. Já o clonazepam em gotas deve ser diluído em um pouco de água antes de ingerir.

Apesar de ambos serem fármacos da classe dos benzodiazepínicos, são dois medicamentos um pouco diferentes. O clonazepam, mais conhecido como Rivotril, tem meia-vida mais longa. Isso faz com que dure mais tempo no corpo que o diazepam, que tem meia-vida curta.

Reduzir a dose entre 10% e 25% a cada 2 semanas; ou. Reduzir a dose em no máximo o equivalente a 5 mg de Diazepam (ou 0,25 mg de Clonazepam) por semana, ajustando a velocidade da redução de acordo com a tolerância da pessoa.

Benzodiazepínicos. Os benzodiazepínicos são uma classe de remédios com efeitos ansiolíticos (calmantes) e hipnóticos (soníferos). Além disso, usa-se para tratar ansiedade e insônia. São bons no uso de curto prazo.

O medicamento precisa ter orientação médica, pois ele aumenta os riscos de dependência química, afetando a mente e o humor. A bula do profissional da área da saúde e do paciente, alertam para esse fato, informando que “o uso de benzodiazepínicos pode levar ao desenvolvimento de dependência física e psíquica.

Dose inicial
1 a 1,5 mg/dia, dividido em 2 a 3 doses. A dose pode ser aumentada, a critério médico, até atingir a dose de manutenção individual, usualmente de 3 a 6 mg/dia. Sempre que possível, dividir a dose diária em 3 doses iguais. Caso não seja possível, a maior dose deve ser tomada antes de deitar.

Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas. Até o momento, não há informações de que Rivotril® cause doping. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.

Sempre que possível, dividir a dose diária em 3 doses iguais. Caso não seja possível, a maior dose deve ser tomada antes de deitar.