Onde o RH fica no organograma?

Perguntado por: blessa . Última atualização: 30 de abril de 2023
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O que mais vejo acontecendo é a área de RH sendo implementada sob o “chapéu” da área administrativa, atuando principalmente em subprocessos transacionais e na necessidade de operacionalizar o processo de recrutamento e seleção dos novos colaboradores.

Como estruturar o organograma do setor de RH?

  1. Conheça bem o funcionamento. Esse é o passo mais importante. ...
  2. Escolha o modelo ideal. Com o conhecimento prévio sobre o qual acabamos de falar, basta escolher o formato ideal para o seu caso.
  3. Resumido ou detalhado? ...
  4. Use uma ferramenta adequada. ...
  5. Apresente à equipe.

A estruturação de uma área de RH na sua empresa, precisa seguir 3 etapas fundamentais: Estratégia, Criação e Planejamento. Essas etapas são necessárias para que a área consiga atuar corretamente, com as devidas definições de metas, ações entre outros. Entenda um pouco mais de cada uma das etapas.

São eles:

  • Administrativo. Responsável pelo planejamento estratégico, gestão, atribuição de tarefas, coordenação, análise de dados e supervisão de outros setores. ...
  • Comercial. O objetivo desse setor é oferecer o produto e realizar as vendas ao cliente. ...
  • Marketing. ...
  • Financeiro. ...
  • Compras. ...
  • Recursos humanos. ...
  • Operações.

No cargo de Gestor de Recursos Humanos se inicia ganhando R$ 2.611,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 6.287,00. A média salarial para Gestor de Recursos Humanos no Brasil é de R$ 3.801,00. A formação mais comum é de Graduação em Psicologia.

O organograma empresarial é um mapa que mostra as relações hierárquicas entre os diferentes departamentos e funções da empresa. Ele também pode incluir informações sobre quem é responsável por cada área e como as diferentes áreas da empresa estão interconectadas.

Nesse modelo, Ulrich (1998) argumenta que o profissional de RH, como parceiro empresarial, deve atuar em quatro papéis diferenciados: parceiro estratégico, especialista administrativo, defensor dos funcionários e agente de mudanças.

Hierarquia de cargos na empresa

  • Presidente;
  • Assistente do presidente;
  • Vice presidente;
  • Gerente;
  • Funcionário 1;
  • Funcionário 2;
  • Funcionário 3.

Existem diversos tipos de organograma, como o clássico, o horizontal e o vertical.

O organograma funcional é especialmente interessante para o setor de Recursos Humanos (RH) de uma empresa, pois permite uma compreensão clara das relações de trabalho, cargos e responsabilidades.

7 Tipos de Organograma para Utilizar em sua Gestão

  • 1 – ORGANOGRAMA CLÁSSICO.
  • 2 – HORIZONTAL.
  • 3 – INFORMACIONAL.
  • 4 – SETORIAL.
  • 5 – LINEAR DE RESPONSABILIDADE.
  • 6 – EM BARRAS.
  • 7 – RADIAL OU CIRCULAR.
  • 8 – MATRICIAL.

Basicamente o Departamento Pessoal, é constituído por três setores: Admissão, Compensação e Desligamento.

Quais são os 6 subsistemas de RH?

  1. Provisão de recursos humanos. A provisão de recursos humanos é o subsistema que representa a busca por profissionais qualificados para ocupar os cargos na empresa. ...
  2. Recrutamento e seleção. ...
  3. Aplicação de pessoas. ...
  4. Manutenção de pessoas. ...
  5. Desenvolvimento de pessoas. ...
  6. Monitoramento de pessoas.

Pilares do RH
Vamos começar com 3 pilares que devem nortear as diversas operações de RH: transparência, equidade e prestação. Veja por que é essencial aplicar esses alinhamentos.