Onde o piolho gosta de ficar?

Perguntado por: lsantos . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Os piolhos são pequenos insetos que parasitam o homem e provocam uma doença chamada pediculose. Eles se alimentam exclusivamente de sangue, preferem ambientes quentes, escuros e úmidos e depositam seus ovos nos fios de cabelo.

Existem três espécies de piolhos que se alojam em diferentes partes do corpo. Os piolhos da cabeça e da região pubiana vivem diretamente na pessoa, enquanto os piolhos do corpo vivem no vestuário e nas roupas de cama.

Os piolhos são transmitidos por meio do contato direto com uma pessoa que os tenha. No caso do piolho da cabeça, você pode adquiri-lo, por exemplo, encostando sua cabeça na de outra pessoa. Além disso, emprestar objetos de uso pessoal também pode garantir a transmissão.

A mais tradicional é usar um pente bem fino desde o couro cabeludo para retirar todas as larvas e todos os ovos. A Fiocruz afirma que uma mistura de água com vinagre (com a mesma quantidade das duas substâncias) pode ajudar a combater os piolhos e não é tóxica (ou seja, não faz mal à saúde).

6) Para matar o piolho é necessário esmagar com a unha? Falso – Não se deve fazer isso em hipótese alguma: após a retirada com o pente fino, os insetos devem ser mergulhados em uma solução contendo vinagre e água em igual quantidade.

Óleo de coco: o óleo de coco deve ser aplicado seguindo os mesmos princípios do azeite. Óleos, além de matarem os piolhos, também ajudam a deixar o cabelo bem hidratado e brilhoso. Vinagre de maçã: misture o vinagre com o creme de pentear e use após lavar o cabelo.

Independentemente de renda, sexo ou idade, qualquer pessoa pode ter piolho, desde que não esteja atenta ao compartilhamento de objetos de uso pessoal. Inclusive, entre cabelos sujos e limpos, a higiene é um atrativo para esses insetos", ressalta.

Se a infestação não for tratada, o ciclo se repetirá a cada 3 semanas. Não tratar a pediculose capilar infantil pode acarretar mau desempenho escolar por causa da coceira, noites mal dormidas e, nos casos mais graves, anemia provocada pela hematofagia desses insetos.

A presença de piolhos viáveis após 24 horas do tratamento favorece a hipótese de resistência, enquanto recidivas tardias normalmente são devidas à reinfestação. Nos casos de suspeita de resistência, as alternativas são: Ivermectina oral (200 a 400 mcg/kg/dia) em dose única e repetir após 7 dias.

Por que adultos não pegam piolho? Pegam sim, mas o contato entre as cabeças de crianças é maior, facilitando o contágio. Piolho transmite doenças?

Para acabar com o piolho é importante passar um shampoo adequado que atua contra os piolhos, usar pente fino diariamente, lavar tudo o que entre em contato com os cabelos e evitar o compartilhamento de escovas de cabelo, por exemplo.

Quantos piolhos nascem de uma lêndea? O piolho vive em média 30 dias e coloca cerca de dez ovos por dia. Isso significa que um piolho é capaz de reproduzir de 150 a 300 lêndeas, que levam cerca de dez dias para sair do ovo. Cada uma das lêndeas produz um piolho e assim o ciclo se repete até a realização do tratamento.

A fêmea do piolho, que costuma ser bem maior do que o macho, põe em média de 150 a 300 ovos, que dão origem às lêndeas. O tempo médio de vida do piolho humano varia de 14 a 28 dias e nos hospedeiros de animais domésticos, de 20 a 40 dias. Fora da pele eles não sobrevivem mais de 24 horas.

Leverctin® é indicado para o tratamento de várias condições causadas por vermes ou parasitas. Principais indicações populares: piolho, lombriga e sarna.

Lavar a cabeça com vinagre
O primeiro passo é lavar o cabelo com uma mistura de vinagre e água morna, que deve ser aplicada diretamente no couro cabeludo. O vinagre possui propriedades que ajudam a matar e eliminar piolhos e lêndeas.

Quando estiver passando o pente fino, utilize sempre um pano branco evitando assim que os piolhos caiam na roupa. Os piolhos, lêndeas e ninfas que caírem no pano, devem ser deixados em vinagre diluído em água por um período de 30 minutos, para que sejam mortos.

Hoje em dia este mito de que o vinagre trata os piolhos é considerado falso. Comprova-o o facto de que o vinagre não elimina definitivamente os piolhos, não atrasa o seu desenvolvimento, e ainda pode ter efeitos secundários graves na pele, tais como queimaduras e outras reacções dermatológicas indesejadas.

Este produto é utilizado porque “a acidez do vinagre ajuda a eliminar a substância equivalente a cola que faz com que os ovos (lêndeas) fiquem agarrados ao couro cabeludo”, justifica. “Recomenda-se utilizar primeiro os produtos comerciais de farmácia para eliminar os piolhos”, defende.

Por outro lado, eles sucumbem ao óleo vegetal graxo. Isso se o óleo for fino, como o óleo de coco, por exemplo (já não funciona tão bem com o azeite de oliva), que se infiltra nos opérculos respiratórios e mata o piolho.

Como evitar piolho nas crianças?

  1. Orientar a criança a não compartilhar objetos pessoais. ...
  2. Prender o cabelo da sua criança – principalmente na escola, onde ela tem contato com diversas crianças. ...
  3. Secar o cabelo antes de sair. ...
  4. Examinar periodicamente a cabeça da criança.

A forma mais eficaz para inspecionar o couro cabeludo:

  1. Procure as lêndeas. Geralmente estão presas ao cabelo por uma cola que os piolhos segregam ao colocá-las; portanto, terá dificuldade em tirá-las. ...
  2. Procure piolhos vivos. Não é fácil, pois costumam fugir. ...
  3. Use um pente fino anti-piolhos adequado.