Onde o perfume fixar mais?

Perguntado por: lrosa . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 20 votos

Em qual parte do corpo passar o perfume? De acordo com a expert, o perfume dura mais na pele quando é aplicado em partes do corpo onde a circulação não é tão intensa, como na barriga e nas pernas.

A temperatura corporal também pode interferir na fragrância. Quanto mais quente estiver o corpo, mais ele transpira, e o suor ao mesmo tempo que colabora para a projeção do perfume, faz com que ele evapore mais rápido.

Por que às vezes não sentimos o cheiro do nosso próprio perfume? Quando o olfato se acostuma com um determinado cheiro, ocorre a saturação, ou seja, você deixa de sentir seu próprio cheiro – o que não quer dizer que outras pessoas não estejam sentindo.

A fixação também está diretamente relacionada com a qualidade da matéria-prima e com as notas olfativas utilizadas. Fragrâncias cítricas, frutais e florais suaves, por exemplo, duram menos, pois suas notas são mais voláteis. Isso significa que têm mais facilidade para evaporar.

Mantenha a pele hidratada
Uma pele hidratada absorve melhor a composição. “Por exemplo, nos dias mais frios, o ideal é utilizar hidratantes com uma composição mais densa, pois ajudará na maior durabilidade do perfume no corpo”, afirma Olindo.

Geralmente, a fixação de um perfume é maior na pele limpa, logo após o banho. “A oleosidade da pele e a transpiração natural podem fazer com que o produto não tenha uma fixação adequada. Por isso, a melhor forma de garantir a fixação é na pele limpa e higienizada”, explica a dermatologista Cintia Cunha.

Para manter aquele rastro inconfundível, não é preciso aplicar dezenas de borrifadas de perfume. Além de onde passar o perfume, também é preciso prestar atenção na quantidade da fragrância. O número de borrifadas ideal são duas.

A geladeira é o oposto de todos os locais onde você não deve armazenar o seu perfume, pois o frio ajuda a preservar perfeitamente as notas originais das fragrâncias. Só deixe o frasco isolado em um cantinho da geladeira para que não entre em contato com os alimentos! Nossas dicas são incríveis, né?

Cheira Bem? 7 dicas para ficar cheiroso o ano todo, sempre!

  1. Cuide sua dieta.
  2. Teste fragrâncias.
  3. Mantenha-se hidratado.
  4. Saiba em que local usar o perfume.
  5. Não use apenas fragrâncias.
  6. Espalhe bons cheiros pela casa.
  7. Invista em um shampoo seco.

No entanto, para manter o bom cheirinho exalando o máximo de tempo possível, o que faz toda diferença é aplicar a fragrância em áreas onde o calor do corpo ative o cheiro do perfume ao longo do dia, como atrás da orelha, na base do pescoço, no lado de dentro dos punhos e cotovelos e atrás dos joelhos.

Tudo isso influencia na fragrância. Helen explica que o tipo de pele faz diferença também. “A pele seca retém menos o perfume, enquanto as peles oleosas exalam mais o cheiro do produto”.

Esfregar a pele (geralmente, um pulso no outro), depois de aplicar o perfume é muito ruim. Até porque, esse atrito gera calor que pode acabar “bagunçando” a ordem de evaporação das notas olfativas. Isso pode deixar sua fragrância com um cheiro totalmente diferente do original.

O poder de fixação de um perfume depende também das famílias olfativas e da qualidade dos ingredientes. Concentração de óleos essenciais entre 15,1% e 20%. São caros, mas mais acessíveis que o Parfum, porque rolou uma águinha (ou álcool) a mais ali, como o “Eau” (água, em francês) indica, antes do “Parfum”.

Desodorizadores de ambientes, perfumes no carro, tecidos cheirosos com o uso de produtos, velas aromáticas. São cada vez mais populares hábitos que estão associados ao cuidado e ao bem-estar.

NÃO USE SEMPRE O MESMO PERFUME!
O ideal é que você nunca use o mesmo perfume mais do que dois vidros seguidos. E mais, tenha pelo menos três diferentes perfumes, para usar de acordo com a ocasião para que você não perca o prazer de sentir o seu próprio perfume.