Onde o pensamento pode nos levar?

Perguntado por: omesquita . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Os nossos pensamentos nos ajudam a refletir e nos conduzem à forma como reagimos diante de conflitos e imprevistos que a vida nos apresenta diariamente. O grande problema é quando estes pensamentos se tornam limitantes dificultando as nossas ações. “Penso, logo existo”.

É notório saber que o poder da mente é muito significativo para melhor compreender as atitudes e o comportamento. Visto que os humanos experimentam muitas emoções, da felicidade à tristeza, da alegria à depressão, ou seja, nós sentimos tudo!

Ele tem início no córtex cerebral. Fisicamente, o pensamento não é algo tangível, assim como as emoções. Mas o pensamento possui uma base física, que é a rede neural. Ela nada mais é do que um grupo de células cerebrais, os neurônios, que se comunicam, passam informação entre si por sinapses elétricas ou químicas.

Sem os pensamentos, não haveria a lei da atração, porque ao pensar, a pessoa se liga ao universo, onde as vibrações e energias circulam, atraindo situações. Dependendo dessas ondas magnéticas, os resultados podem ser positivos ou negativos. E tem mais.

De acordo com Paulo Dalgalarrondo em seu livro Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais, o pensamento é constituído por três elementos: conceitos, juízo e raciocínio. Os conceitos são representações mentais sem informações sensoriais sobre um determinado objeto ou ideia.

Em seu sentido mais comum, os termos pensamento e pensar referem-se a processos cognitivos conscientes que podem acontecer independentemente da estimulação sensorial. Suas formas mais paradigmáticas são o juízo, o raciocínio, a formação de conceitos, a resolução de problemas e a deliberação.

Tipos de pensamento: os principais e como identificá-los na...

  • O pensamento reflexivo. O pensamento reflexivo é aquele responsável por aumentar a consciência sobre as ações que praticamos. ...
  • O pensamento crítico. ...
  • O pensamento lógico. ...
  • O pensamento criativo. ...
  • O pensamento prático.

Sim, é possível! E na verdade, existem algumas técnicas que possibilitam e facilitam esse controle. E é sobre isso que o artigo de hoje vai abordar: por onde começar para controlar sua mente. Siga na leitura para conferir essas dicas incríveis e saber mais sobre esse assunto.

Onde mora a mente
O córtex pré-frontal, onde fica a maior parte dos neurônios, forma áreas de associação que integram informações novas com outras preexistentes, emocionais e cognitivas.

De acordo com os pesquisadores, pessoas que apresentam doenças como ansiedade, estresse pós-traumático, depressão e esquizofrenia têm dificuldade recorrente para afastar esses pensamentos devido a um desequilíbrio na quantidade dessa substância presente no cérebro.

Afinal, emoções vêm antes dos pensamentos e a autonomia só é real quando pensamentos e atitudes estão alinhados e não nos vemos 'misturados' com as nossas emoções, ofuscando nosso discernimento.

Ler, fazer um alongamento leve ou meditar são ótimas alternativas. Deitar-se com a mente ativa só serve para ensinar o corpo que a cama é um lugar para continuar acordado e pensativo. Saia da cama se ainda estiver muito agitado. Não espere mais do que 20 minutos para fazer isso e evite ficar olhando para o relógio.

Pensar é parte essencial de nossa natureza humana, exprime nossa existência e é o que nos dá a condição de tomar decisões, fazer escolhas, estabelecer princípios e normas e até atribuir o que vem a ser verdade.

O pensamento é uma energia viva, capaz de criar vibrações que repercutem em todo o universo. O que você pensa em relação a você, sua vida e as pessoas à sua volta é a sua verdade — e essa verdade atrai situações que vibram na mesma frequência. Então, se você pensa que é incapaz, atrairá situações de incapacidade.

Aprenda 5 dicas para usar o poder da mente a seu favor

  1. Imagine. Saiba desfrutar de sua mente. ...
  2. Distraia-se. Pense em coisas boas. ...
  3. Visualize seu treino. ...
  4. Seja autoconfiante. ...
  5. Finja não ter defeitos.

Porque o pensamento cria, o desejo atrai e a fé realiza.

O pensamento diz respeito à elaboração de conceitos, articulando-os em juízos e constituindo raciocínios para solução de quaisquer problemas deparados. Conceitos seriam os significados das palavras e a capacidade de relacionar as palavras a seus significados.

O desenvolvimento do pensamento é determinado pela linguagem, isto é, pelos instrumentos lingüísticos do pensamento e pela experiência sócio-cultural da criança. O crescimento intelectual da criança depende de seu domínio dos meios sociais do pensamento, isto é, da linguagem.

Mas há evidências reais de que podemos melhorar nosso desempenho físico sem mover um músculo — apenas com a "força do pensamento". Pesquisas mostram que a chamada "imagética motora" — técnica que consiste basicamente da representação mental de uma atividade física — realmente funciona.

A Síndrome do Pensamento Acelerado é uma alteração, identificada por Augusto Cury, onde a mente fica repleta de pensamentos, estando completamente cheia durante todo o tempo em que a pessoa está acordada, o que dificulta a concentração, aumenta a ansiedade e desgasta a saúde física e mental.

O pensamento computacional se baseia em quatro pilares que orientam o processo de solução de problemas: decomposição, reconhecimento de padrão, abstração e algoritmo.

Continuar lendo Onde nasce o pensamento?