Onde o PCC manda?

Perguntado por: abonfim . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

Funcionamento. O Primeiro Comando da Capital (PCC) tem cerca de 30 mil membros em 22 dos 27 estados brasileiros, além de países vizinhos, como Bolívia, Paraguai e Colômbia. A facção criminosa mantém suas principais ações no estado de São Paulo, onde estão cerca de 8 mil de seus membros em 90% dos presídios paulistas.

Sérgio Luiz de Freitas Filho, 44, o Mijão ou Xixi, é apontado pelo MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo) como o nome mais forte do PCC (Primeiro Comando da Capital) e o número 1 da facção das ruas em atividade.

No Piauí, Pernambuco e Sergipe, o PCC é a maior facção local. Na Paraíba, a Nova Okaida é grupo criminoso dissidente da Okaida, fundada em 2002. É a facção com mais integrantes e com maior domínio territorial no estado.

PGC

Abrangência: no Sul, o PCC lida com a rivalidade contra o PGC (Primeiro Grupo Catarinense), facção que surgiu no início dos anos 2000.

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, feito pelo núcleo investigativo da RecordTV, mostram que 53 facções estão espalhadas pelo país, sendo o PCC a mais dominante. O CV está em 13 e no Distrito Federal.

Organização criminosa PCC usa a PlayStation Network para se comunicar. O jornal Estadão divulgou que o Primeiro Comando da Capital (PCC) está usando a PlayStation Network como um de seus principais meios de comunicação. Para isso, os participantes iniciam uma party, chamando amigos do PlayStation, para se comunicar.

O PCC é considerado uma facção criminosa que atua principalmente no tráfico de drogas, mas também está envolvido em outros crimes como assaltos, homicídios e rebeliões em presídios.

Lealdade, respeito, e solidariedade acima de tudo ao "Partido". "Todos os integrantes devem lealdade e respeito ao PCC." A luta pela liberdade, justiça e paz. A união contra as injustiças e a opressão dentro da prisão.

Como é a saída de um membro do PCC? No caso do PCC, segundo o MPSP (Ministério Público de São Paulo), para sair, o integrante precisa fazer o pedido para a sua chefia, informando os motivos. Em caso de dívida, a mesma deve ser paga para deixar a facção.

O que é o PCC
A facção atua principalmente no estado de São Paulo onde possui mais de 8 mil membros e está presente em 90% dos presídios paulistas e fatura cerca de 120 milhões de reais por ano.

Naquele mesmo ano de 1971, André Torres criou uma organização de encarcerados que está completando 25 anos e atualmente domina o tráfico de drogas e promove os sequestros no Rio de Janeiro: o Comando Vermelho.

Apenas no Mato Grosso, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul é que a facção ou não atua, ou recorre à facções parceiras com atuação reduzida.

As principais decisões do chamado "tribunal do crime" do PCC (Primeiro Comando da Capital) se concentram na favela de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, de acordo com processos criminais analisados pelo UOL. Com cerca de 100 mil habitantes, a comunidade é apontada como uma das mais populosas do país.

A cifra subiu para cerca de R$ 1 bilhão entre abril de 2018 e julho de 2019 (média de R$ 66 milhões por mês).

Com quase 30 anos de existência, o PCC (Primeiro Comando da Capital), a maior facção da América do Sul, sofreu grandes reveses ao longo do tempo, principalmente com as prisões de seus fundadores e do seu líder máximo Marcos Willians Camacho, o Marcola.

Continuar lendo Que manda ou quem manda?