Onde o oxiurose se instala?

Perguntado por: agomes7 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Oxiurose. O parasita chamado Enterobius vermiculares, popularmente chamado de oxiúros, se aloja no intestino grosso humano (hospedeiro definitivo) e deposita seus ovos na região anal, provocando coceira que auxilia na liberação desses ovos no ambiente.

A Enterobiose, também chamada de oxiurose, é um exemplo de verminose causada por um nematódeo chamado Enterobius vermicularis. Esse parasito é relativamente pequeno, sendo a fêmea maior que o macho, com 1 e 0,5 centímetro respectivamente.

Ciclo biológico do agente transmissor da oxiurose
As larvas podem ter de 2 a 13 milímetros de comprimento quando adultas, sendo que o macho é sempre maior que a fêmea. Após a reprodução das larvas, o macho é eliminado nas fezes. Já as fêmeas migram para a região perianal e morrem logo após colocarem os ovos.

A reinfestação por oxiúros é comum, pois ovos viáveis podem ser excretados depois de 1 semana da terapêutica e ovos depositados no meio ambiente antes da terapêutica podem sobreviver 3 semanas.

A doença pode ser transmitida por várias formas diferentes: direta, indireta e retroinfestação. Na forma direta, o paciente leva o parasito do ânus para a boca. Isso acontece principalmente porque a região apresenta uma coceira intensa e o paciente, após coçar a área, não se lembra de lavar as mãos adequadamente.

A presença dos ovos provoca intensa coceira anal. Se o paciente coçar a região do ânus, ele pode contaminar suas mãos e unhas com os ovos do verme. Se a mão contaminada for levada à boca em algum momento, o paciente volta a se contaminar.

Na maioria das vezes, a verminose é contraída através da ingestão de água ou alimentos contaminados. Normalmente, os ovos desses vermes são ingeridos, e eles se desenvolvem no hospedeiro. No entanto, é possível que vermes entrem no organismo por algum corte.

Normalmente, os vermes estão presentes em alimentos, água e objetos contaminados. A transmissão ocorre não só pela ingestão, mas também pelo simples contato. Muitas vezes, é a presença dos ovos dos parasitas que facilita a contaminação.

Swab retal: passar várias vezes o swab na região perianal e colocá-lo em salina. É a metodologia de escolha para diagnóstico da enterobiose (oxiúrus), pois o Enterobius vermiculares não faz postura dos ovos na luz intestinal e sim na região perianal no período da noite.

Apesar de não ser a melhor forma de eliminar os parasitas, você pode consumir alimentos ricos em fibras, aumentar o consumo de frutas, óleo de coco, semente de abóbora, aloe vera, mamão, gengibre, raiz de genciana, abacaxi, couve e sementes de romã, todos são igualmente eficazes na luta contra os vermes.

Em geral, eles se alojam nos intestinos, mas podem abrigar-se também em órgãos, como o fígado, pulmões e cérebro.

Alguns têm vida livre e vivem no mar, rios ou ambientes terrestres, e outros são parasitas, ou seja, vivem às custas dos animais hospedeiros.

No intestino desses animais as larvas se reproduzem e passam a eliminar os ovos dos vermes com as fezes. Em condições ambientais favoráveis, os ovos eclodem e liberam as larvas de vida livre no solo, essas larvas se desenvolvem no solo até se tornar infectante para os humanos e outros animais.

Sem tratamento, estes vermes podem também causar vaginite (inflamação da vagina) em meninas e mulheres adultas. Estes parasitas podem ser vistos nas fezes ou na região anal, e têm a aparência de um verme de cerca de 1 cm de comprimento.

Em poucas horas, já começa a haver morte de parasitas, que podem até ser eliminados nas fezes a olho nu, dependendo do grau de infestação. Em alguns dias, já pode ser observada uma melhora dos sintomas”, afirma a infectologista Diana Ventura.

2. “Verme de parasita que possui como hospedeiro intermediário o caramujo, com dimorfismo sexual (duas formas diferentes), sendo a fêmea maior que o macho e penetra a pele humana ativamente para completar o seu ciclo”.

E quanto tempo leva para o albendazol fazer efeito? “O início da ação ocorre logo após a ingestão”, esclarece a farmacêutica. Como o medicamento também é indicado para crianças com mais de 2 anos, há a opção de suspensão oral, ou seja, em forma de líquido. Aí basta agitar e beber.

Dentre os vermes, os mais perigosos são o Shistosoma mansoni e a Wuchereria bancrofti, responsáveis respectivamente pela esquistossomose e a filariose. Os sintomas causados pela presença de parasitas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças.

Annita® age contra vermes por meio da inibição de uma enzima indispensável à vida do parasita. O mesmo parece ocorrer em relação aos protozoários, embora outros mecanismos ainda não totalmente esclarecidos possam estar envolvidos.

Se você não trabalhar na lua, você não mata verme não. Ele sai dos tecidos para copular e para desovar na lua nova e na lua cheia, e aí você pega eles”, explicou.

Perda de peso repentina; Alterações do apetite, com muita ou pouca fome; Fezes de cores estranhas – muito escuras ou claras; Leve desconforto na região ao redor do umbigo.