Onde o orgulho nos leva?

Perguntado por: exisco . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

O orgulho leva a pessoa à destruição, e a vaidade faz cair na desgraça. É melhor ter um espírito humilde e estar junto com os pobres do que participar das riquezas dos orgulhosos.

Para Deus, ser orgulhoso, é o mesmo que se afastar de tudo que nos liga a Ele. Isso porque, o orgulho representa a superioridade entre os irmãos, o que não demonstra em nada os ensinamentos dEle para nós. “O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda” (Provérbios 16, 18).

Psicólogos acreditam que pessoas orgulhosas possuem conflitos internos originados da infância ou de experiências traumáticas em outros momentos da vida. A negligência parental costuma ser o principal motivo para a necessidade desesperadora de compensar qualquer falha ou comportamento negativo.

O orgulho destrói também relações no trabalho. Afinal, o orgulhoso se incomoda com o carisma, o profissionalismo, a capacidade e a simpatia do seu colega. E mais, deseja o sucesso a qualquer preço. Sua arrogância causa antipatia.

Dicas para diminuir com o orgulho no relacionamento

  1. Entenda a origem deste comportamento. Faça uma autoavaliação do porque seu orgulho atinge níveis altos o bastante para interferir nos seus relacionamentos. ...
  2. Pondere os pontos. ...
  3. Dê o braço a torcer. ...
  4. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

O cerne do orgulho é a inimizade para com Deus e para com nossos semelhantes. O orgulho é um pecado muito mal compreendido, e muitos pecam por ignorância (ver Mosias 3:11; 3 Néfi 6:18). Nas escrituras, o orgulho nunca é considerado justo — sempre é pecado.

Soberba (vaidade, orgulho)
No Inferno de Dante, o castigo para a soberba era forçar o orgulhoso a andar com uma imensa placa de pedra nas suas costas, para que tivesse o sentimento de humildade. O castigo para o orgulhoso muitas vezes pode ser “estar na rua”, em um momento em que não está preparado para isto.

O orgulho é perigoso. A Bíblia diz em Provérbios 16:18: “A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda.” A humildade produz honra. A Bíblia diz em Provérbios 29:23: “A soberba do homem o abaterá; mas o humilde de espírito obterá honra.”

O orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra.

Ter orgulho de ser brasileiro é ter um sentimento de satisfação e gratidão ao olhar para o que o Brasil é e para a sua história. Ao contrário do que muitos pensam, não se trata de ignorar os defeitos do país, mas sim de saber que as suas qualidades são capazes de superar os problemas.

O orgulho em excesso nos leva a ver como superiores, por isso, a humildade é um ótimo antídoto para equilibrar essa visão. Nesse sentido, comece a reconhecer os méritos das outras pessoas, elogie, comemore, peça sugestões, mas, claro, sempre de forma genuína.

O antídoto para o orgulho é a humildade — mansidão, submissão (ver Alma 7:23).

Orgulho ferido = ferida emocional
A pessoa é tão orgulhosa, mas tão orgulhosa, que qualquer situação que fira seu orgulho torna-se uma questão de morte. Saber desapegar desse sentimento tão voltado no "EU" nos ajuda a minimizar a importância de críticas, ofensas, desavenças e intrigas na nossa vida.

Uma pessoa orgulhosa é aquela que apresenta um excesso de confiança em si mesma. Tudo o que ela faz, diz e ele pensa é perfeito. Isso pode soar familiar a todos nós porque, de alguma forma, já nos deparamos com esse perfil em diversas ocasiões ao longo das nossas vidas.

No livro de Marcos 3, 28-29, Jesus nos diz: “Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno”.

Uma pessoa orgulhosa, no sentido negativo da palavra, é alguém tão cheio de si mesmo que não tolera diferenças, pessoas que não sejam iguais a ela, ou o que ela entende por superior hierarquicamente.

Quando o orgulho fala mais alto,o sofrimento toma o lugar da felicidade do coração.

Pessoas que sempre tem razão, não ouvem a opinião alheia, não aceitam estar erradas, se sentem superiores aos demais, são autoritárias, arrogantes e insensíveis, essas são algumas das características de uma pessoa orgulhosa.

Quando foi encontrar com Elizeu a pedido de sua serva, ele mostrou claramente seu jeito orgulhoso de ser. Naamã pensava que no Reino de Deus as glórias humanas podiam nos colocar em posição especial. Ele pensava que as bênçãos de Deus podiam ser compradas com dinheiro. Naamã, um homem, porém orgulhoso!