Onde o nitrogênio pode ser encontrado no corpo humano?

Perguntado por: nzagalo . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Importantíssimo para a vida humana, o nitrogênio está presente nas bases nucleicas e nas proteínas. É fundamental para as plantas, por isso é um macronutriente muito presente em fertilizantes. O ciclo do nitrogênio é importante para a síntese de biomoléculas nos seres vivos.

(Doença de Caisson, The Bends) A doença da descompressão é um distúrbio no qual o nitrogênio dissolvido no sangue e nos tecidos devido a uma pressão elevada forma bolhas quando a pressão diminui. Os sintomas podem incluir fadiga e dor nos músculos e articulações.

O nitrogénio é um gás inerte que é adequado para uma ampla gama de aplicações, abrangendo vários aspetos da fabricação, processamento, manuseamento e transporte de produtos químicos. Azoto é não reactivo, é excelente para a inertização e é frequentemente usado como gás de limpeza.

Hidrogênio. O terceiro lugar do ranking é ocupado pelo hidrogênio. Curiosamente, existem mais átomos de hidrogênio no corpo humano que de qualquer outro elemento, mas isso não se traduz na composição do peso de uma pessoa. Em média, ele corresponde a apenas 9% a 10% da massa corporal.

Ele é encontrado na atmosfera, na terra, no mar e nos seres vivos. Nos vegetais é encontrado em maior quantidade nas folhas, mas está presente também nas frutas e nos legumes. Nos animais o carbono está presente em todas as estruturas do corpo, pois participa da estrutura das células.

O nitrogênio é absorvido nas raízes sob a forma de NO3- ou NH4+, sendo então incorporado em aminoácidos na própria raiz ou na parte aérea.

oxigênio

O oxigênio (O2) presente no ar atmosférico é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta, pois ele é o gás utilizado na respiração de todos os seres vivos.

O nitrogênio atmosférico deve passar por um processo natural chamado fixação biológica de nitrogênio, realizado por bactérias. As mais famosas e utilizadas são as dos gêneros Rhizobium e Bradyrhizobium, que transformam o Nitrogênio em uma forma que pode ser usada na nutrição das plantas.

Pratique exercício físico diariamente. Exercitar-se todos os dias também é uma forma de aumentar a quantidade de óxido nítrico no sangue. Com essa prática, o coração precisa bater mais forte para levar oxigênio ao corpo – o que acaba gerando maior quantidade de molécula a ser liberada.

O excesso de nitrogênio nos vegetais
Por estar diretamente relacionado à síntese de proteínas e ao crescimento, as plantas apresentam crescimento anormal, com acúmulo de massa verde e provável estiolamento. De um lado, crescimento vegetativo acelerado e anormal, do outro, desenvolvimento reprodutivo lento e minimizado.

Enquanto as plantas fornecem proteção e alimento, as bactérias fornecem-lhe o nitrogênio. Ao morrerem, essas plantas liberam o nitrogênio de suas moléculas orgânicas na forma de amônia (NH3).

As principais fontes de nitrogênio são a uréia (> 44% N), o nitrato de amônio (> 32% N) e o sulfato de amônio (> 20% N). A eficiência agronômica desses fertilizantes para cevada é idêntica. Por essa razão, recomenda-se usar a fonte que apresentar o menor custo por unidade de N.

O nitrogênio é um gás medicinal usado para a remoção da criocirurgia de alguns tipos de câncer e lesões da pele e também para o armazenamento de tecidos, células e sangue em temperaturas extremamente baixas para evitar a oxidação das amostras.

O nitrogênio é um gás encontrado em abundância no ar (cerca de 78%) na forma de N2, mas por ser pouco reativo quimicamente, permanece livre e não é facilmente assimilado pelos seres. Também compõe as moléculas de proteína e os ácidos nucleicos das células, sendo assim muito importante para todos os organismos.

O elemento hidrogênio faz parte da composição dos seres vivos, pois está presente em moléculas orgânicas, como carboidratos, proteínas e lipídios, além de compor a substância vital água (H2O).