Onde o megalodon está agora?

Perguntado por: emelo2 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

O Otodus megalodon surgiu pela primeira vez há 25 milhões de anos e se extinguiu há 2 milhões de anos. Em outras palavras, ele existiu por 20 milhões de anos, desde o início do Mioceno até o final do Plioceno, na era Cenozóica.

O Megalodonte está definitivamente extinto – o tubarão-branco pode ser o culpado. National Geographic, 2019.

Britânica.com, 'os maiores indivíduos mediam, até mesmo, 18 metros cerca de três vezes o tamanho dos maiores tubarões'. Finalmente, hoje, os maiores peixes são tubarões-baleia. Além disso, para rivalizar com megalodon, ao seu tempo, só havia o cachalote pré-histórico.

Os megalodontes, como é possível perceber, foram grandes predadores, porém, esses gigantescos tubarões não possuíam predadores naturais. Como eles interagiam em diferentes comunidades, sua extinção provavelmente afetou muitos ecossistemas, uma vez que esses animais eram os principais predadores desses ambientes.

Ele era o rei dos mares cerca de 12 a 13 milhões de anos atrás (Mioceno) e, segundo pesquisadores, rivalizava até mesmo com o megalodon.

Este animal também é grande (alcança 6 m) e foi descoberto apenas em 1976, quando um espécime foi visto nadando no Havaí. Ponto a favor dos defensores de que o megalodon ainda existe?

Provavelmente visava presas grandes, como baleias, focas e tartarugas-marinhas. Os juvenis habitavam águas costeiras quentes e se alimentavam de peixes e pequenas baleias.

Usando uma técnica que analisou mais de 42 fósseis de Megalodontes, eles descobriram que esse tubarão gigante deixou de existir há 2,6 milhões de anos atrás. Quando os oceanos da terra passaram por um intenso resfriamento. As águas geladas não eram nem de longe o ambiente ideal para esses tubarões.

O megalodonte (Otodus megalodon) foi um tubarão gigante que viveu entre 3 e 22 milhões de anos atrás.

O megalodon tinha uma mandíbula que quando aberta, podia medir entre 2,7-3,4 metros de largura, o que o permitia se alimentar de grandes presas, como baleias, golfinhos, grandes peixes e até outros tubarões, discorre o biólogo. "Seus dentes grandes e fortes faziam com que pudessem se alimentar de tartarugas.

Pesquisadores identificaram nitrogênio presente em fósseis de dentes desse tubarão gigante para localizá-lo no topo da cadeia alimentar. Espécies de tubarões já existem desde muito antes dos dinossauros – há registros fósseis de mais de 400 milhões de anos.

A maioria dos mosasaurs não conseguiu completar Megalodon no que diz respeito ao tamanho, mas os maiores restos de Mosasaurus hofffmanni colocar estimativas de seu comprimento, de 59 pés, o que corresponde à estimativa de comprimento para Megalodon, então, pelo menos, os concorrentes são bastante acompanhado de ...

O título de maior animal que já pisou pela Terra (até onde sabemos) pertence ao Patagotitan mayorum, um dinossauro recém nomeado. Esse colosso, que viveu há mais de 102 milhões de anos, tinha 36 metros de comprimento e pesava mais de 69 toneladas, o mesmo que 12 elefantes-africanos.

Tubarão baleia (Rhiniodon typus)
Comum no Norte e Nordeste. Pode medir até 20 metros de comprimento. É o maior tubarão que existe.