Onde o karate foi criado?

Perguntado por: eAvila . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

O Karatê moderno tem suas origens em mosteiros da China e Índia. Ele chegou ao Japão através desses monges e foi moldado à cultura local. Gichin Funakoshi era um dos praticantes do então Okinawa-te (como era chamado o Karatê na época).

XIX com a liberação do uso de armas de fogo, a história do karatê muda, a partir daí, o karatê começa a ser praticado com enfoque em educação fisica e fundamentação espiritual, sendo introduzido como educação física em 1905. O principal responsável por popularizar o karatê fora de Okinawa foi o mestre Gichin Funakoshi.

O karatê é uma arte marcial que surgiu no Japão, mais precisamente na ilha de Oknawa (norte do país), como uma luta de defesa contra os ataques de bandidos, que eram atraídos pela exuberância e comércio do local.

Shotokan

  • Branca (7° Kyu)
  • Amarela (6º Kyu)
  • Vermelha (5° kyu.
  • Laranja (4º Kyu)
  • Verde (3º Kyu)
  • Roxa (2º Kyu)
  • Marrom (1°Kyu)
  • Preta (1º a 10º Dan)

O karatê chegou ao Brasil com os imigrantes japoneses, no ano de l908 e já que a colônia se instalou primeiro no interior de São Paulo e na capital, nada mais lógico do que aquele estado se transformar no pioneiro do karatê nacional.

Shorin-ryu

Shorin-ryu, por ser o primeiro estilo criado, foi o estilo central para a criação de diferentes estilos como o Shotokan. Graças a ele, temos o caratê de hoje em dia.

Karatê é uma palavra japonesa que significa “mãos vazias”. Consiste em uma arte marcial japonesa e um método de ataque e defesa pessoal que inclui diversas técnicas executadas com as mãos desarmadas.

É uma arte altamente científica, fazendo o mais eficaz uso de todas as partes do corpo para fins de auto-defesa. O maior objetivo do karate é a perfeição do caráter, através de árduo treinamento e rigorosa disciplina da mente e do corpo.

Os praticantes de caratê são denominados “caratecas”. Nas lutas, os caratecas só podem usar as armas de combates naturais, ou seja, o próprio corpo (mãos, braços, pés, pernas, etc.), incluindo os bons reflexos de visão e a inteligência.

O Karate se popularizou em todo o Japão por volta de 1920, quando alguns mestres foram convidados pelo Imperador (após uma demonstração em Okinawa) a lecionar a arte do Karate nas Universidades.

O termo "arte marcial" ou "arte da guerra" tem origem ocidental, quando na Roma antiga o deus grego-romano da guerra Marte/Ares ensinou a técnica de luta ao ser humano. Na Roma eram artes militares ensinadas aos homens, de acordo com a legião que atuava no exército do império, para o confronto direto ou corpo a corpo.

Durante anos o karatê não era praticado como um esporte e por isso não era uma modalidade incluída nos jogos olímpicos. Porém, em 2016, o Comitê Olímpico Internacional aceitou a modalidade e está estreará nas Olímpiadas de 2020, em Tóquio. Sendo assim, essencial os competidores usarem um kimono para karatê.

1 – Goju-Ryu
Estilo retratado nas séries Karatê Kid e Cobra Kai, o Goju-Ryu combina força (Go) e flexibilidade (Ju). Aqui, são comuns técnicas de bloqueio para conquistar ataques rápidos e, consequentemente, mais potentes.

Boa leitura!

  1. Trabalha o corpo todo. Também conhecido como a “arte da mão vazia”, o Karatê combina movimentos do corpo em funções de defesa e contra-ataque. ...
  2. Estimula a respiração e a capacidade cardiovascular. ...
  3. Melhora a coordenação motora. ...
  4. Aumenta a concentração. ...
  5. Melhora a autoestima e o controle emocional. ...
  6. Ajuda a emagrecer.

Não há limite para dominar o Karatê, não há "destino final", no qual você pode chegar. Porém, há referências ao longo do caminho. Na Karatê você progride através de uma série de níveis de faixas (10º - 1º Kyu). Depois disso, você receberá uma faixa preta, e progredirá por outros 9 graus de faixa preta (1 º a 10 º Dan).

O exame de faixa ocorre de 6 em 6 meses da faixa branca ate a faixa laranja,a carência da faixa verde e roxa é de 1 ano, e da marrom para preta são de 18 meses a 24 meses.

Educação. Quanto tempo leva para se tornar faixa preta em karatê? 7 anos Então, respondendo a pergunta inicial de forma direta, se você é um praticante maior de 16 anos e seu professor seguir a risca as regras da federação, você deve levar no mínimo 7 anos para ser graduado a faixa preta.