Onde o HPV ataca?

Perguntado por: lchaves . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Nas mulheres podem aparecer no colo do útero, vagina, vulva, região pubiana, perineal, perianal e ânus. Em homens podem surgir no pênis (normalmente na glande), bolsa escrotal, região pubiana, perianal e ânus. Essas lesões também podem aparecer na boca e na garganta em ambos os sexos.

Lesões clínicas – apresentam-se como verrugas na região genital e no ânus (denominadas tecnicamente condilomas acuminados e popularmente conhecidas como "crista de galo", "figueira" ou "cavalo de crista"). Podem ser únicas ou múltiplas, de tamanho variável, achatadas ou papulosas (elevadas e sólidas).

O HPV infecta células epiteliais escamosas (células planas, que cobrem a superfície da pele e das membranas mucosas).

não é vergonhoso ter hpv. o que tem que buscar é tratar. tratar saber que se tá com lesão se não tá com lesão.

Os sintomas do HPV feminino podem variar de pessoa para pessoa, porém dor não é sintoma.

Não, na maioria dos casos o HPV é assintomático em ambos os sexos, mas podem aparecer sintomas como lesões em forma de verrugas na região genital feminina ou masculina. Além disso, as lesões podem se manifestar em áreas de conjuntivas, mucosa nasal, oral e laríngea.

Entre eles estão: o tabagismo, excesso no consumo de bebidas alcoólicas, consumo de alimentos ultraprocessados, embutidos, gordurosos, ricos em açúcares, a infecção pelo vírus HPV (Papilomavírus Humano) e tomar sol sem proteção.

Pelo menos 12 tipos de HPV podem ser considerados cancerígenos. Entre eles, os mais perigosos são os de tipo 16 e 18, que costumam aparecer em cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero. O HPV-16 é o mais frequente. Além disso, eles podem provocar outros tipos de câncer, como o anal e o de orofaringe.

O sintoma mais comum é a presença de verrugas na região genital. A vulva, o ânus e o colo do útero são geralmente afetados, por exemplo. Também devemos suspeitar nos casos de ardência, coceira ou placas na região genital. As lesões, entretanto, também podem ser na garganta, boca e lábios.

O diagnóstico do HPV é atualmente realizado por meio de exames clínicos e laboratoriais, dependendo do tipo de lesão, se clínica ou subclínica. Não há tratamento específico para eliminar o vírus.

O papilomavírus humano (HPV) é um grupo de vírus muito comum no mundo. Existem mais de 100 tipos de HPV, dos quais pelo menos 14 são cancerígenos (também conhecidos como tipos de alto risco). O HPV é transmitido principalmente por contato sexual. A maioria das pessoas é infectada logo após o início da atividade sexual.

O HPV é perigoso? Não há mortalidade associada à simples infecção pelo vírus, e sim pelas doenças malignas que ele pode causar. De modo geral, os cânceres decorrentes da infecção pelo HPV se desenvolvem ao longo de muitos anos, podendo ser diagnosticados e tratados antes de se tornarem invasivos.

As complicações causadas pelo HPV incluem: verrugas que podem crescer de forma desordenada e se espalharem pelo pênis, bolsa escrotal, ânus e o desenvolvimento do pré-câncer ou câncer.

Há contágio mesmo quando não há relação sexual. “Se a pessoa namora, não consuma o ato sexual, mas encosta ali, ela pode adquirir, mesmo sendo sem a relação sexual, só pelo contato direto mesmo, pele a pele”, afirma a ginecologista Raquel Arnaud. O uso do preservativo ajuda, mas não oferece proteção total contra o HPV.

Não é recomendado ter relações sexuais se ainda for observada a presença de lesões, pois é um indicativo de que a infecção está ativa. Também há a possibilidade de existir lesões planas, que não são visíveis a olho nu, mas que podem transmitir o vírus. Lembre-se sempre de utilizar preservativos!

Teoricamente existe um risco muito pequeno, que nem deve ser levado em consideração. O maior risco é você se infectar por um outro tipo de HPV, ou seja, uma nova infecção por um tipo de vírus diferente.

Dentre os tipos mais perigosos do HPV, destacam-se principalmente o HPV-16 e 18. O tipo 16 aumenta em 400 vezes o risco de desenvolvimento de câncer de colo de útero (para se ter uma ideia, essa é uma chance maior do que o tabagismo representa para o desenvolvimento de câncer de pulmão).

Apesar disso, os principais sintomas de HPV que levam alguém a procurar o médico são:

  • ardência;
  • coceira;
  • verrugas visíveis na área íntima ou nos lábios e parte interna da boca e.
  • formação de placas, o que ocorre quando diversas verrugas se unem.

Quando o HPV apresenta sintomas, os mais comuns são o desenvolvimento de verrugas genitais e lesões na pele e mucosas. Essas manifestações podem causar coceira, ardência, irritabilidade local e, nas mulheres, corrimento vaginal com forte odor.

Continuar lendo O que o HPV ataca?