Onde o hip hop é mais praticado?

Perguntado por: aveloso . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

A música é a principal manifestação artística do hip hop, que também tem na dança e no grafite forte representação. Dos Estados Unidos, a cultura hip hop se espalhou pelo mundo. No Brasil, a cidade de São Paulo é aquela com maior número de adeptos e com uma relevante produção artística.

A história do Hip Hop
Em um contexto de excessiva violência urbana e alta criminalidade, os jovens tinham apenas as ruas como forma possível de lazer. Assim, conseguiam se expressar nesse ambiente por meio da música, da dança e da pintura, manifestando e contestando a realidade em que viviam.

A música hip hop, também conhecido como rap, é um gênero de música popular desenvolvido nos Estados Unidos por afro-americanos e latino-americanos no bairro do Bronx em Nova York na década de 1970.

O Hip Hop no Brasil despontou na periferia de São Paulo e desenvolveu-se ao longo dos anos 80, mas tornou-se popular somente na década de 90. A estação São Bento do Metrô, no centro de São Paulo, é considerada o berço e referência da cultura Hip Hop no Brasil.

O hip-hop chega ao Brasil
A viagem de sucesso do hip-hop pelo mundo desembarcou no Brasil no início da década de 80, na cidade de São Paulo, quando os jovens começaram a receber informações do movimento que estava acontecendo em Nova York.

No Brasil, chega somente em meados da década de 80, através das grandes mídias, como filmes com temática de dança, onde o Hip Hop começa a ser incorporado. Nelson Triunfo é um dos principais nomes que ajudaram a difundir o estilo, juntando muitos dançarinos no centro de São Paulo e posteriormente na Estação São Bento.

Os quatro elementos culturais que compõem o movimento Hip – Hop são: rap (ritmo e poesia), grafites (assinaturas), Dj's e Mc's, e Street Dance.

Se hoje o Hip Hop é o estilo musical mais popular e comercialmente bem-sucedido do mundo, a história do gênero é de superação e resistência como um verdadeiro estilo de vida – ligado diretamente à afirmação da identidade da juventude negra nas periferias dos EUA e de outras grandes cidades do mundo.

Afrika Bambaataa

Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador oficial do movimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura Hip Hop: o Rap, o Djing, o breakdance e o graffiti. Outros elementos ingluem a moda Hip Hop e as gírias.

O cenário da moda masculina é repleto de jeans, tendência que conquistou sua força nos anos 1980. Durante os anos 1990, o estilo Hip-hop se popularizou, sendo marcado pelas camisas de manga longa, jaquetas de times esportivos e jardineiras jeans.

O cantor Jay-Z é o maior rapper de todos os tempos, segundo a Billboard. O norte-americano, marido de Beyoncé, ficou à frente de Kendrick Lamar, Nas e até mesmo de Tupac. A lista revela um Top 10 entre os 50 maiores artistas do gênero musical.

A cultura urbana do hip-hop pode ser adoptada pelas marcas que têm os jovens como público-alvo. Perceber como funciona essa cultura é o primeiro passo para uma boa comunicação.

Jay-Z foi eleito o maior rapper de todos os tempos em um ranking elaborado pela Billboard e Vibe. Kendrick Lamar, Nas e Tupac também encabeçam a lista. A rapper Nicki Minaj é a única representante feminina nas dez primeiras posições.

Iniciada na década de 1970 em Nova York, a cultura do Hip Hop apresenta seis pilares essenciais: Rap, Beat Box, DJ (Disc Jokey), MC (Master of cerimonies), Breakdance e Graffiti.

12 de novembro

Nesta sexta-feira, 12 de novembro, é comemorado o Dia Mundial do Hip Hop. O movimento cultural ganhou força nos anos 70, no Bronx, em Nova York, chegando ao Brasil em 1980.

O hip-hop é um movimento cultural que surgiu nos Estados Unidos nos anos 1970, no Bronx de Nova York, resultado dos confrontos e trocas culturais entre negros norte-americanos, jamaicanos e porto-riquenhos.

São Paulo, a capital do hip hop no Brasil, Campinas e Rio de Janeiro ainda concentram o maior número de artistas do movimento. O Sudeste comporta mais da metade dos artistas, seguido do Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Norte brasileiro.

O Rap no Brasil
Os primeiros rappers a terem sucesso foram o DJ Hum e Thayde. Depois deles vieram nomes como Racionais MCs, Planet HEmp, Pavilhão 9, Detentos do Rap, Cambio Negros, Xis & Dentinho e o Gabriel, O Pensador, que até hoje é uma referência incontestada.

O rap é uma linguagem do movimento e caracteriza-se por uma batida forte e, por meio dele, critica a deficiência das escolas, a violência da polícia e os defeitos da sociedade. Chegou ao Brasil na década de 70 e estendeu-se rapidamente pelo território nacional, em particular, nas grandes cidades.