Onde o FGTS entra na DRE?
Na verdade, o que aparece na DRE são as receitas e despesas da empresa, e como os impostos retidos de OUTROS (inss parte retida do empregado,imp. renda retido), são apenas pagos pela empresa( não são despesas desta), não devem aparecer na DRE. Já o FGTS sim, deve aparecer, não é retido do empregado.
Como contabilizar provisão de FGTS?
A cada mês trabalhado são apropriados 1/12 avos de férias e parcela constitucional (1/3 s/ a férias) à conta de provisões c/ férias. Sobre esse valor deverá ser calculado o valor de encargos a pagar (inss patronal e fgts) , que será apropriado à conta de provisão c/ encargos sociais s/ férias.
Como é a estrutura de uma DRE?
A estrutura de DRE é constituída por um relatório contábil elaborado juntamente com o Balanço Patrimonial, que descreve, de forma vertical e resumida, as operações financeiras de uma empresa em determinado período de tempo. Ela apresenta o resultado líquido, que pode ser lucro ou prejuízo.
O que deve ser lançado no DRE?
O que uma DRE deve conter
Segundo o artigo 187 da lei, a Demonstração do Resultado do Exercício deve conter: A receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos. A receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto.
Como entrar em uma DRE passo a passo?
Quais são os passos para elaborar uma DRE?
- Montar sua estrutura. Em primeiro lugar, é preciso montar a estrutura da DRE. ...
- Calcular a Receita Líquida. ...
- Descobrir o Resultado Bruto. ...
- Obter o Resultado Antes do IR e CSLL. ...
- Conhecer o Lucro Líquido. ...
- Conseguir o Resultado do Exercício.
O que está incluso no das?
DAS — Documento de Arrecadação do Simples Nacional, é uma guia de pagamento que engloba todos os impostos municipais, estaduais e federais que devem ser pagos por microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).
Como emitir a guia do GPS?
Passo 1: O primeiro passo é acessar o endereço eletrônico da Receita Federal. Passo 2: Feito isso, é necessário selecionar o módulo que você se insere, de acordo com a data da sua filiação ao INSS, se antes de 29/11/1999 ou depois. Fonte: Sistema de Acréscimos Legais.
Como lançar FGTS Rescisorio na contabilidade?
A inclusão do FGTS por demissão sem justa causa só deve ser feita por quem realizou o saque, e a fonte pagadora deverá ser a Caixa Econômica Federal. Sou PJ ou sócio de empresa. Como declaro o Imposto de Renda? Estes devem ser informados na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis".
Como contabilizar FGTS pago a maior?
Como conseguir a restituição do pagamento do FGTS em duplicidade? O pagamento do FGTS em duplicidade não é passível de compensação — ou seja, você não pode deixar de fazer o recolhimento no mês seguinte, contando que aquele valor pago a mais no mês anterior irá compensar a sua falta no mês seguinte.
Como lançar um saque na contabilidade?
O saque é contabilizado da seguinte forma: Credita-se a conta 31.1 pelo valor do saque. Debita-se a conta 31.2 pelo valor do saque. Na Emissão da Letra a Conta 31.1 é diminuida pelo valor do saque e a conta 31.2 aumenta pelo valor do saque.
Onde fica o CMV no DRE?
Lembrando que o CMV geral do negócio pode ser encontrado no DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício), onde os custos de mercadorias vendidas são separados das outras despesas do negócio, mostrando exatamente qual o lucro bruto e o resultado líquido da empresa.
O que é apresentado na DRE?
A Demonstração do Resultado do Exercício – DRE – é um relatório contábil que evidencia se as operações de uma empresa estão gerando lucro ou prejuízo, considerando um determinado período de tempo.
O que é considerado patrimônio líquido?
O patrimônio líquido (PL) é um conceito dentro do balanço patrimonial e se refere ao valor contábil de uma empresa. Trata-se, portanto, da diferença entre os ativos e passivos do negócio.
Qual a diferença de DRE e Balanço?
Enquanto o balanço patrimonial permite o levantamento preciso de ativos e passivos, o DRE apresenta o resultado financeiro do exercício, a partir da relação completa de receitas e despesas do negócio sob o regime de competência.
O que faz parte do ativo circulante?
Principais exemplos de ativos circulantes
Mercadorias; Dinheiro em caixa; Aplicações financeiras de curto prazo; Contas a receber no curto prazo.
Como classificar as despesas na DRE?
Existem duas formas de análise das despesas na DRE, quais sejam: método da natureza da despesa e método funcional. Segundo o CPC 26, as despesas devem ser subclassificadas a fim de destacar componentes do desempenho que possam diferir em termos de frequência, potencial de ganho ou de perda e previsibilidade.
O que são despesas operacionais de uma empresa?
As despesas operacionais se referem aos gastos essenciais para que um negócio consiga operar. Elas não estão relacionadas à produção, mas sim à manutenção do funcionamento da empresa.
O que é DRE simples?
O que é DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício)
O Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) é um relatório que oferece uma síntese econômica completa das atividades operacionais e não operacionais de uma empresa em um determinado período de tempo, demonstrando claramente se há lucro ou prejuízo.
O que compõe o valor do DAS?
O cálculo do valor do DAS ou Documento de Arrecadação do Simples Nacional corresponde a 5% do salário-mínimo em vigor, somado a taxa de R$ 1,00 de ICMS para comércio e indústria ou R$ 5,00 para serviços – ISS ou 6,00 para Comércio e Serviços - ICMS e ISS.
O que é o imposto GPS?
A Guia da Previdência Social (GPS) é o documento para pagar as contribuições sociais (INSS) de: contribuinte individual; segurado especial.