Onde O éter está presente?

Perguntado por: ogarcia . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 19 votos

Os compostos do grupo éter estão presentes também em muitos produtos naturais, como o eugenol, presente no cravo-da-índia, a vanilina, principal componente da essência ou aroma de baunilha e que está presente nas vagens secas da orquídea Vanilla planifolia, e a hipofilantina, principal componente do chá de quebra-pedra ...

Para que servem os éteres? O éter, do grupo funcional dos éteres, tem a capacidade de dissolver substâncias. Assim, é utilizado em laboratórios como um solvente na extração de gorduras e também para dissolver graxas e tintas.

Éteres importantes

  • Etoxietano: é um líquido incolor e de odor adocicado. ...
  • Metoxibenzeno: é um éter arílico, ou seja, apresenta o benzeno na estrutura. ...
  • Tetrahidrofurano (THF): é um composto heterocíclico, ou seja, de cadeia fechada com a presença de um átomo de oxigênio.

Veja o processo de obtenção usado até nos dias atuais: - aquecimento da mistura de álcool etílico com ácido sulfúrico até 140ºC, essa mistura é concentrada na proporção de 5:9, ou seja, a concentração de ácido sulfúrico na mistura é bem maior que de álcool etílico, daí o porquê da denominação de éter sulfúrico.

Borrifar direto na vítima, como se fosse um aromatizador, ou mesmo no sistema de ar condicionado, poderia ter esse efeito. Éter e clorofórmio são muito potentes, são depressores do sistema nervoso central. [A pessoa] vai ficar lenta, com a visão turva e pode gerar o desmaio", afirma.

A substância é irritante para os olhos e tracto respiratório. Em caso de ingestão do líquido, a aspiração para os pulmões pode resultar em pneumonia química. A substância pode causar efeitos no sistema nervoso central. Isto pode resultar em narcose .

A utilização do éter etílico é feita em pacientes, é um poderoso anestésico porque relaxa os músculos, mas afeta ligeiramente a pulsação, a pressão arterial e a respiração. Possui as desvantagens de causar irritação no trato respiratório e a possibilidade de provocar incêndios no ambiente.

Uma das mais comuns é éteres o éter dietílico, o qual é utilizado como um anestésico e um fármaco. Éteres são geralmente incolores, líquidos de cheiro doce.

Visto que o etoxietano é o melhor solvente para extrair a cocaína das folhas de coca, a comercialização desse éter é controlada. O etoxietano é também considerado o principal éter, sendo conhecido também como éter comum, éter dietílico ou éter etílico. Esse éter era muito usado com analgésico em cirurgias.

O éter é também inflamável, outra característica que contribuiu para o fim do seu uso. Por tudo isso, ele foi substituído pelo clorofórmio, que também tem a vantagem de ter uma ação muito mais rápida.

Para os antigos gregos o éter era um quinto elemento que formava uma esfera celestial fora da Terra. Esse elemento, segundo a teoria grega antiga, era diferente dos elementos encontrados na Terra (ar, água, fogo e terra), isso porque seria algo mais magnífico e grandioso do que o ar que respiramos.

Éter e éster não são a mesma coisa. Enquanto o éster é representado por R — COO — R' e é formado pela reação entre um álcool e um ácido carboxílico, os éteres são representados por R — O — R', caracterizando uma cadeia heterogênea, com presença de oxigênio.

Os ésteres são compostos formados pela troca do hidrogênio presente na carboxila dos ácidos carboxílicos por um grupo orgânico. As balas de gomas e outros doces possuem o cheiro e o gosto que nos atraem, graças aos flavorizantes, que em grande parte são ésteres.

Os haletos orgânicos são bastante reativos e são encontrados nas fases sólida, líquida e gasosa. Além dessas propriedades, são insolúveis em água, têm pontos de fusão e ebulição elevados (envolve o aumento da massa molecular), e na forma líquida são extremante tóxicos.

Esse composto foi descoberto em 1540 pelo botânico alemão Valerius Cordus (1515-1544), quando ele submeteu o álcool etílico à ação do ácido sulfúrico. E em 1842 passou a ser utilizado nos Estados Unidos como anestésico.

Aristóteles

Concebido por Aristóteles (IV sec. a.C.) como uma espécie de matéria-prima sutil, o éter seria o “quinto elemento” que, além de estar na origem dos quatro elementos da natureza, teria gerado os imutáveis e perfeitos corpos celestes.

O éter comum é chamado quimicamente de etoxietano, éter etílico ou dietílico. Por muito tempo ele foi usado como anestésico em cirurgias, mas hoje seu uso é restrito. Os éteres são um grupo funcional de compostos orgânicos que possuem em sua estrutura um átomo do elemento oxigênio entre carbonos.

«Tipicamente em situações de calor excessivo, banho de imersão prolongado ou demasiado tempo em pé, a tensão baixa, podendo ocorrer desmaio», adverte a coordenadora do Centro da Criança e do Adolescente do Hospital Cuf Descobertas, em Lisboa. «Estas situações são normais e não devem preocupar os pais.