Onde o ciclo PDCA pode ser usado?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

O ciclo PDCA é frequentemente usado para solucionar problemas – tanto pessoais quanto corporativos. Disseminado no Brasil pela consultoria de gestão Falconi, o método é usado para avaliar se os seus esforços estão realmente trazendo o resultado esperado. E, se não for o caso, corrigir o que for necessário.

Principais objetivos do ciclo PDCA
Do inglês: plan, do, check e act (PDCA). Ou seja, em linhas gerais, é uma ferramenta usada para o controle contínuo da qualidade dos produtos de uma companhia. Dessa forma, evita-se problemas no resultado final e garante-se uma linha de produção sem tantos erros.

Um dos casos mais notáveis é o da empresa japonesa Toyota. Baseando-se no método e utilizando ferramentas de qualidade PDCA a Toyota desenvolveu um sistema de gestão de produção eficiente, o STP – System Toyota Production.

Como o próprio nome diz, nesse momento do PDCA o objetivo é colocar a mão na massa e executar tudo que foi alinhado no plano de ação. Uma forma de gerenciar esse plano é através do método Kanban, que auxilia no acompanhamento visual e simples das ações.

Primeiramente, o PDCA facilita a tomada de decisão. Com objetivos e metas bem definidos, os passos seguintes dos planos de ação se tornam mais claros, e a tomada de decisão fica mais fácil por estar baseada em um planejamento sólido. O PDCA, por sua natureza, promove a melhoria contínua dentro da empresa.

A aplicação do ciclo PDCA na enfermagem consiste em um método utilizado para identificar problemas, monitorar os resultados do processo de saúde, planejar medidas preventivas e fazer mudanças corretivas para melhorar continuamente a qualidade e segurança dos serviços hospitalares.

Como funciona o ciclo PDCA e quais são as suas fases?

  1. Plan (planejar) A primeira etapa do PDCA é identificar pontos de atenção no projeto e a raiz dos principais problemas encontrados. ...
  2. Do (fazer) Agora que o plano de ação já foi estruturado, é hora de colocar a mão na massa! ...
  3. Check (verificar) ...
  4. Act (agir)

A etapa de planejamento do ciclo PDCA é a mais importante. Com ela é possível definir os problemas a serem solucionados ou os novos objetivos a serem alcançados.

Com base nisso, na prática, como a Toyota resolve problemas? Ela tem um método chamado Método de 8 passos, onde o foco é cada equipe resolver 1 problema de cada vez, baseado no ciclo PDCA. É aplicado organizando pequenas equipes de 5 a 7 pessoas chamadas CCQ (Círculos de Controle de Qualidade).

As sete ferramentas de qualidade abordadas neste artigo são: Histograma; Diagrama de Pareto; Diagrama de Causa e Efeito; Diagrama de Dispersão; Estratificação; Folha de Verificação e Gráfico de Controle.

O termo “ciclo” indica o uso repetitivo da ferramenta, que ajuda empresas a atingirem seus objetivos de forma mais ágil e precisa. Assim, o PDCA serve para planejar processos, antecipar falhas, executar planos de ação e solucionar qualquer problema no caminho, além de fazer os ajustes necessários a cada ciclo.

Quais são as vantagens do PDCA? A busca pela melhoria de processos e pela alta performance é fundamental para garantir a competitividade da empresa, em um mercado cada vez mais voraz. A principal vantagem do ciclo PDCA é seu total alinhamento com a cultura de melhoria contínua dos processos da empresa.

Vendas é um processo de PDCA (Plan-Do-Check-Act que gosto mais de chamar de ADAPT) e esse processo deve ser percorrido o tempo todo, não se tratando de, apenas, uma verificação dos resultados e uma análise de win-loss ao final.

O PDCA e o DMAIC são ferramentas (roteiros) de melhoria contínua de processos e podem ser aplicados nos mais variados projetos de resolução de problemas.

Método PDCA: principais características
O método PDCA ou ciclo PDCA, como também é conhecido, é uma ferramenta de gestão cujo objetivo é promover a melhoria contínua dos processos por meio de quatro ações cíclicas: planejar (plan); fazer (do); checar (check);

Assim como o orçamento empresarial, que precisa ser acompanhado de perto para que sejam feitos ajustes caso necessário, o mesmo acontece com o PDCA. Exatamente por isso que ele é um ciclo contínuo, ou seja, pode (e deve) ser aprimorado e repetido a fim de que a melhoria contínua dos processos seja atingida.

Resposta: É um ciclo utilizado para planejar, executar e analisar problemas, bem como implementar novas ideias com a análise dos resultados. Explicação: Estas características estão relacionadas com o ciclo PDCA, tendo em vista a sua aplicação na gestão da qualidade total.