Onde o câncer de mama ataca?

Perguntado por: ihilario . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

O câncer de mama metastático acontece quando o tumor se espalha para outros órgãos do corpo, como ossos, pulmão, fígado e cérebro. Cerca de 30% dos casos de câncer de mama mesmo detectados no início se tornam metastáticos. A doença pode voltar em outras partes do corpo depois de meses ou anos do primeiro diagnóstico.

Carcinoma ductal: é o tipo mais comum de câncer de mama, esse tumor se forma no revestimento de um dos ductos mamários, que carregam o leite materno dos lóbulos até o mamilo.

O seu período de evolução pode levar dez anos. Se as células "modificadas" caírem na circulação sanguínea, podem chegar a outras partes do organismo. Elas invadem células sadias e originam novos tumores, espalhando o câncer para outros órgãos do corpo. Esse processo é chamado de metástase.

Dores nas costas ou quadris podem ser causadas por medicações (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images) Dores nos quadris e/ou em outras articulações são um efeito colateral comum de muitos agentes quimioterápicos usados no tratamento contra o câncer de mama.

O câncer de mama metastático acontece quando o tumor se espalha para outros órgãos do corpo, como ossos, pulmão, fígado e cérebro.

Os sintomas mais comuns são: fadiga, falta de ar, perda de peso, dor óssea, dor nas mamas, secreção mamilar, convulsões e icterícia. Importante ressaltar que muitos desses sintomas são comuns em outras doenças, devendo ser bem investigado para realização do diagnostico correto.

O câncer pode apresentar sintomas mais graves quando está em estágio avançado, como:

  • Inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo que não se sinta um nódulo;
  • Dor na mama ou mamilo;
  • Irritação ou abaulamento de uma parte da mama;
  • Edema (inchaço) da pele;
  • Inversão do mamilo.

O câncer de mama pode causar inchaço na mama atingida pela doença. O edema pode atingir até mesmo o braço e a axila. Ao notar esses sinais é importante procurar um médico.

A metástase geralmente é diagnosticada por meio dos exames de acompanhamento do paciente, que são feitos depois do fim do tratamento do câncer. Esses testes também ajudam na escolha do tratamento, que leva em conta a origem, o tamanho e a extensão da metástase.

Quanto tempo a doença demora para se desenvolver? Os tipos mais comuns de câncer de mama podem levar entre 7 e 10 anos para formar um nódulo palpável (nódulos com menos de 1 cm não são perceptíveis no autoexame).

Cinco sinais de alerta
São eles: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço.

Câncer de mama triplo negativo
Esse é um dos tipos de câncer de mama mais agressivos. No triplo negativo, as células dos tumores não produzem uma proteína específica, chamada HER2, nem têm receptores de hormônios sexuais femininos, como o estrogênio e a progesterona.

Assim como ocorre com outros cânceres, a doença pode ser assintomática no início. No entanto, a grande maioria dos pacientes vai apresentar algum tipo de sintoma. Daí a importância de se realizar os exames periódicos para rastreio precoce da doença.

Os sinais de alerta de um possível câncer incluem os seguintes: Perda de peso inexplicável. Fadiga. Suores noturnos.

Uma característica que define o câncer é a rápida criação de células anormais que crescem além de seus limites habituais e podem invadir partes adjacentes do corpo e se espalhar para outros órgãos, processo referido como metástase. A metástase é a principal causa de morte por câncer.

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias. É o caso de uma série de marcadores tumorais circulantes.

É comum que as mulheres que sentem essa dor a descrevam como uma dor aguda ou uma sensação de queimação que ocorre em uma área de uma mama. Algumas vezes, a dor não cíclica pode ter como causa um fibroadenoma – um tipo de tumor de mama não cancerígeno que ocorre mais frequentemente em mulheres jovens – ou um cisto.

Muitas vezes, quando a paciente começa a ter dor de cabeça e tontura, por exemplo, é sinal que as complicações já estão avançadas.

É o caso do sarcoma ósseo, um tipo de câncer dos ossos. De acordo com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, semelhante ao SUS brasileiro), o tipo raro de neoplasia pode causar dores nas pernas, atrapalhando a caminhada da pessoa acometida pela doença.

Os locais mais comuns de metástases dos tumores de mama são os pulmões, ossos e fígado. Entretanto, a doença pode também se disseminar para outras partes do corpo como cérebro, cavidade abdominal, ovários e pele.