Onde o Brasil foi descoberto em Porto Seguro?

Perguntado por: acaetano . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 12 votos

O lugar avistado era o monte Pascoal, sessenta e dois quilômetros ao sul de Porto Seguro. No dia seguinte, 22 de abril, os portugueses desembarcaram em terra firme pela primeira vez no atual território brasileiro. Deu-se então o descobrimento do Brasil em 22 de abril de 1500.

Durante décadas, Porto Seguro levou a fama de ser a primeira praia do Brasil, aquela onde os portugueses protagonizaram o 'achamento desta vossa terra nova'. Mas foi na discreta Barra do Cahy que aqueles europeus pisaram, pela primeira vez, em território que viria a se tornar o Brasil.

Esse monumento está localizado na “Cidade Alta”, também conhecida como “Cidade Histórica de Porto Seguro”. Endereço: 685,, R. Dr. Antônio Ricaldi, 549, Porto Seguro – BA, 45810-000.

O primeiro sinal de terra firme visto pelos portugueses foi o Monte Pascoal, no litoral sul da Bahia. Recebeu este nome por ser época da Páscoa e os portugueses serem católicos. Dias depois desembarcaram em local que deram o nome de Porto Seguro, hoje chamado de Santa Cruz Cabrália, na Bahia.

O território em que hoje está situada a cidade baiana foi o local de chegada da expedição de Pedro Álvares Cabral, em 22 de abril de 1500. Os portugueses tinham avistado, na região, o Monte Pascoal (formação rochosa com 536 metros de altura) e dois dias depois aportaram no que chamaram de “Ilha de Vera Cruz”.

A Vila de Porto Seguro só foi fundada em 1535, três anos depois da Vila de São Vicente. Apesar disso, o debate sobre a primeira cidade brasileira continua, uma vez que Porto Seguro foi elevada à categoria de cidade em 1891 e São Vicente, em 1895.

A resposta está na ponta da língua de todo mundo: Porto Seguro, na Bahia, em 22 de abril de 1500.

Alguns historiadores apontam que Cananéia foi o primeiro povoado do Brasil; no entanto, para fins oficiais, São Vicente, também no estado de São Paulo, fundada em 1532, é considerada a primeira cidade brasileira.

Alguns historiadores falam que Cananeia foi o primeiro povoado do Brasil, mas para fins oficiais, este título é de São Vicente, que foi fundada em 1532 e é considerada a primeira cidade brasileira.

Em 22 de janeiro de 1532, foi fundada a primeira vila portuguesa em terras brasileiras: A famosa São Vicente! Localizada no litoral sul, apenas a 60 quilômetros da cidade de São Paulo, é só descer a serra para conhecer a cidade mais antiga do País.

Praia da Coroa Vermelha
Foi nela o ponto de chegada da frota de Pedro Álvares Cabral, marcando o descobrimento do Brasil, em 22 de abril de 1500. Foi nela também onde foi rezada a primeira missa no Brasil, no local marcado por uma cruz.

Belmonte, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália.

Essa região de águas tranquilas foi considerada um porto para os barcos da frota de Pedro Álvares Cabral, um verdadeiro Porto Seguro! Foi assim que nasceu o nome da cidade e desde então, os marinheiros continuam parando na mesma região e tendo certeza de que seus barcos continuam seguros!

Em 1534, o primeiro donatário da capitania, Pero de Campos Tourinho, mandou fundar a Vila de Nossa Senhora da Pena (atual Porto Seguro) e a Aldeia de Santo Amaro (próxima ao Arraial da Ajuda), e transferiu a primitiva Aldeia de Santa Cruz, para sua localização atual.

Descobrimento do Brasil
Sob a indicação de Vasco da Gama, Cabral tentou contornar o Cabo da Boa Esperança, mas realizou o famoso desvio para sudoeste que os estudiosos tanto discutem. Assim, no dia 22 de abril de 1500, chegou à costa brasileira. Esse evento ficou registrado como a "descoberta" do Brasil.

44 dias

Os bastidores da viagem de 44 dias que levou Pedro Álvares Cabral ao Brasil. Navegador português e sua tripulação enfrentaram tormentas, calmarias e doenças; apenas 500 dos 1,5 mil homens que saíram de Portugal conseguiram voltar para casa - e quatro pessoas ficaram no Brasil. Leia reportagem aqui.

Descobrimento do Brasil: os bastidores da viagem de 44 dias que levou Pedro Álvares Cabral ao país. Há 521 anos, o navegador português e sua tripulação enfrentaram tormentas, calmarias e doenças.