Onde o bebê fica nas primeiras semanas de gestação?

Perguntado por: hpeixoto . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Após a fecundação, o futuro bebê – ainda muito, muito pequeno – chega ao útero, através das trompas, e lá se firma ou se “implanta”, onde então começa a crescer a placenta. Durante o processo, algumas veias podem acabar se rompendo, causando um ligeiro sangramento.

Náuseas, enjoos e azias
No primeiro trimestre da gestação, náuseas e enjoos são bastante comuns por causa dos altos níveis de estrogênio, progesterona e hCG no organismo. Em média, 80% das gestantes apresentam tais sintomas até a 12ª semana de gestação.

Colo do útero rígido e fechado: o colo do útero fica com a consistência mais firme e o orifício bem contraído. Isso pode significar que a progesterona ainda está alta e que provavelmente a pessoa não está grávida naquele momento. Parece como pegar na ponta do nariz.

Talvez a melhor maneira de saber se você está grávida ou não será colocando a mão sobre o abdômen para tentar perceber os movimentos fetais. Eles geralmente podem ser percebidos a partir da 20 semana de gestação. Sentir o bebê mexendo pode ajudar a identificar se você está grávida.

É importante notar que, além do crescimento, o útero também passa por alterações posicionais durante a gravidez. No início, o útero está inclinado para a frente, para o abdômen. À medida que o feto cresce, o útero tende a se inclinar para trás, para a coluna vertebral.

A fadiga, mesmo a fadiga extrema, é um sinal precoce de gravidez que quase todas as mulheres experimentam no primeiro trimestre. Também é muito normal no terceiro trimestre, afetando cerca de 60% de todas as mulheres grávidas.

Nos primeiros dias após a fecundação pode também surgir uma sensação de “barriga inchada” que corresponde a leves cãibras abdominais (dor de barriga). Por isso, é normal sentir cólicas no início da gravidez que se assemelham às dores do período menstrual.

O inchaço no início da gravidez é causado por alterações hormonais, que podem fazer você se sentir inchada. Dores nas costas e dores de cabeça. Dores nas costas e dores de cabeça são bastante comuns em mulheres grávidas. Constipação.

Para os especialistas, testes de gravidez caseiros, como esse, não têm comprovação alguma de que funcionam, pois não há relação entre uma coisa e outra.

Via de regra, a maioria das mulheres grávidas notam os primeiros sinais da barriga despontando entre a 12ª e a 16ª semana de gestação. É justamente neste período em que o útero começa a se esticar logo acima do osso púbico, aquele localizado acima da vagina.

Outro sintoma muito comum quando a mulher está nessa altura da gravidez é a sensação de barriga dura, decorrente das contrações de treinamento da gestante. Essas contrações são chamadas de Braxton Hicks e funcionam como uma espécie de treinamento do sistema feminino para o momento de parto.

A movimentação do bebê dentro do útero pode ser um fator. “Isso passa a ser percebido a partir de 16 semanas e, dependendo da quantidade de movimentos, a gestante pode sentir a barriga dura”, diz o obstetra.

E bem no início da gestação, as dores podem ser um pouco assustadoras. As cólicas, dores nas costas e até mesmo uma dor no pé da barriga são comuns.. Até a10ª semana da gravidez, essas dores podem ser hormonais e de expansão do útero.

O útero é um órgão encontrado no corpo da mulher e que faz parte do sistema genital feminino. Ele está localizado na região inferior do abdome, na frente do reto e acima da bexiga.

Seu útero começa a sair da bacia. Você pode sentí-lo 8 cm abaixo do umbigo. Durante as consultas pré-natais, seu médico começará a medir a “altura do fundo uterino” para assegurar que o bebê esteja crescendo de modo adequado.

De modo geral, as diferenças entre o feto masculino e o feminino variam de acordo com cada gestação. Em muitos casos, o bebê do sexo masculino apresenta maior peso e comprimento, porém isso não é uma regra. Além disso, não há interferência em formato da barriga ou “desejo” da grávida, por exemplo.

09 de Junho de 2003. Uma pesquisa da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard revelou que mulheres grávidas de crianças do sexo masculino tendem a sentir mais fome do que as que esperam crianças do sexo feminino.

A partir da data, é possível descobrir, através da ultrassonografia, qual é o sexo do bebê. O ultrassom consiste em um exame de imagem não invasivo, que serve, principalmente, para assegurar o desenvolvimento saudável do bebê. Se a gravidez já estiver em um estágio avançado, os órgãos sexuais poderão ser vistos.