Onde nunca chove no Brasil?

Perguntado por: emuniz . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos
Cidades com maior período sem chuvas
Santa Rita de Cássia (BA)*165 dias
Goianésia (GO)156 dias
Confresa (MT)153 dias
Gurupi (TO)141 dias

Precisamente, o deserto costeiro do Atacama (Chile) é popularmente conhecido por ser o local mais seco do mundo, com uma precipitação média anual de 0,1 mm, e acredita-se mesmo que em algumas áreas não chove há cerca de 500 anos.

Piauí

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a cidade de Floriano, no Piauí, possui a maior média entre as temperaturas máximas anuais (34,5ºC), além de ter a maior temperatura média (28,3ºC). O levantamento foi realizado de 1991 a 2020 e não inclui algumas cidades do Brasil.

1 - Corumbá (MS)
A sensação térmica na cidade chegou a 44,2 ºC, com um registro de 41.3 ºC. O município, a 428 km da capital Campo Grande, fica próximo à fronteira com a Bolívia e é banhado pelo Rio Paraguai.

Vilarejo de Mawsynram, no noroeste da Índia, é o mais úmido do planeta. Legenda da foto, Para um habitante do sudeste brasileiro hoje a descrição pode soar como o paraíso, mas o vilarejo de Mawsynram, na Índia, sofre com chuvas torrenciais constantes e o maior índice pluviométrico médio do planeta.

Em qual cidade há menos chuvas? Das principais capitais do Nordeste, aquela onde menos chove é Fortaleza. O principal atrativo das capitais do Nordeste ainda são as praias (veja essa comparação entre as praias do Nordeste), e aproveitar uma praia é muito melhor em dias de pouca chuva e temperatura agradável.

Segundo os especialistas da área, bem, bem, bem resumidamente, isso ocorre porque a capital peruana está entre a costa do Pacífico e a Cordilheira dos Andes. Desta forma, não há condições para a formação daquelas nuvens escuras, carregadas de chuva.

A região da Lapônia se estende por países como a Finlândia, Noruega, Suécia e Rússia, mas é na Finlândia em que é chamada de terra do sol da meia-noite. No verão, a região recebe até mesmo festivais relacionados aos dias eternos, como o Festival de Cinema do Sol da Meia-Noite.

deserto de Atacama

O deserto de Atacama fica em uma região denominada “sombra de chuva”, que determina sua localização geográfica: entre a Cordilheira dos Andes, que bloqueia o ar úmido proveniente do Amazonas, e a Cordilheira da Costa, que se interpõe entre as correntes que chegam do Oceano Pacífico.

de Calçoene

Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) identificaram a cidade mais chuvosa do Brasil: o município de Calçoene, no Amapá, com uma precipitação média anual de 4.165 milímetros.

Mas por conta da latitude e pelas frentes frias serem mais fortes nesses estados, podemos dizer que de uma maneira geral o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são estados com maior incidência de frio no Brasil.

Urupema

Urupema é considerada a cidade mais fria do Brasil por apresentar uma temperatura média anual de 8°C, podendo ser maior ou menor dependendo da estação. No inverno, os termômetros da cidade catarinense chegam a registrar temperaturas abaixo de 0°C todos os dias. Geadas e até neve não ficam de fora em Urupema.

1- Urupema – SC: a cidade é fria durante todo o ano, no verão a média são de 18ºC. A localização contribui para o frio intenso, o município fica situado na serra catarinense a 1.425 metros de altitude. A temperatura média da cidade é de apenas 8ºC.

Itaúnas (ES), Rio de Janeiro, Búzios, Arraial do Cabo, Angra dos Reis e Ilha Grande (RJ) dão praia com poucas chances de chuva – uma semaninha em qualquer um desses vai bem. Em Paraty (RJ), São Sebastião e Ubatuba (SP) ainda pode chover, mas menos que nos meses anteriores.

Porém, Piatã, na Chapada Diamantina localizada no centro do estado da Bahia, abriga baixas temperaturas, dias nublados e frios que fazem parte da rotina dos moradores. Com pouco mais de 16 mil habitantes segundo o senso de 2010 a cidade ostenta o título de mais fria do Nordeste.

Rússia

Rússia está no topo da lista de países gelados
Com temperatura média anual em torno de -3.64°C, a Rússia é um dos países mais frios do mundo. Em 1933, a república russa Sakha (também conhecida como Iacútia) chegou a experienciar -67.8°C — o que é uma das menores temperaturas registradas em toda a história.