Onde notificar trabalho infantil?

Perguntado por: lmorgado . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

O Cerest Estadual ressalta que o trabalho infantil deve ser notificado pelos profissionais de saúde na ficha do Sinan em até 24 horas do conhecimento da situação.

As fiscalizações de combate ao trabalho infantil acontecem a partir de denúncias no próprio MTb, do Disque 100, de Conselhos Tutelares, Ministério Público Estadual ou do Trabalho.

O Disque 100 ou Disque Direitos Humanos é um serviço de denúncias e proteção contra violações de direitos humanos 24 horas, que funciona todos os dias da semana.

O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) tem como objetivo coletar, transmitir e disseminar dados gerados rotineiramente pelo Sistema de Vigilância Epidemio- lógica das três esferas de governo, por intermédio de uma rede informatizada, para apoiar o processo de investigação e dar subsídios à análise ...

Sua utilização efetiva permite a realização do diagnóstico dinâmico da ocorrência de um evento na população, podendo fornecer subsídios para explicações causais dos agravos de notificação compulsória, além de vir a indicar riscos aos quais as pessoas estão sujeitas, contribuindo assim, para a identificação da realidade ...

Você pode encontrar o mais próximo através do site da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do DF (Sejus). Na pandemia, os conselhos tutelares estão funcionando presencialmente de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h.

Uma das formas de denunciar essa violação de direitos contra crianças e adolescentes é por meio do Disque 100. Disponível em todo o território nacional, o canal encaminha as denúncias aos órgãos competentes, além de orientar sobre os serviços e redes de atendimento e proteção nos estados e munícios.

Os Conselhos de Direitos, de âmbito nacional, estadual e municipal são responsáveis pela formulação das políticas de combate ao trabalho infantil, proteção ao adolescente trabalhador e pelo controle social.

Os conselhos tutelares recebem qualquer denúncia de violação de direitos de crianças e adolescentes, como falta de frequência na escola, situações de maus-tratos e violência (física, psicológica e sexual).

Esclarecimentos sobre Direitos Trabalhistas

  • http://www.trabalho.gov.br/contato.
  • https://www.fazenda.gov.br/ouvidoria/sisOuvidor.
  • Serviço de denúncias.

Qualquer pessoa pode fazer uma denúncia junto ao MTE de forma anônima. Saber como fazer denúncia no Ministério do Trabalho é uma forma de se prevenir de problemas com o empregador e garantir os seus direitos. Para isso, é necessário entrar em contato com a ouvidoria do MTE.

O interessado terá que acessar o Canal Digital de Denúncias Trabalhistas, se identificar e inserir o maior número de informações possível para que a fiscalização do trabalho identifique corretamente o problema. Observação: Para realizar uma denúncia trabalhista não é necessário ir à uma agência do trabalho.

Sola, conforme os colegas acima se referiram, por ser anônima, em princípio não haveria como saber quem é o denunciante, mesmo que a denúncia não tenha fundamento. Mas sugiro que procure um advogado e sane as dúvidas pessoalmente, pois há várias correntes que divergem sobre o tema.

Pergunta: Quem pode utilizar o Sinan? Profissionais designados pelas esferas federal, estadual e municipal que participam direta e indiretamente na notificação e investigação de casos de doenças e agravos a que se destina ao sistema de interesse.