Onde Nossa Senhora viveu depois da morte de Jesus?

Perguntado por: vramos . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 14 votos

Depois da paixão de Cristo, Maria deixou Jerusalém, e teria morado no lugar denominado Panaya-Kapulu, perto de Éfeso, num vale coberto por florestas, onde ainda existe a sua casa, sendo aceita a versão de que São Paulo sabia o local.

Rm 5, 12.15-21; 1Cor 15, 21-26). Por isso, como a Ressurreição gloriosa de Cristo foi o sinal definitivo desta vitória, também a glorificação de Maria no seu corpo virginal constitui a confirmação final da sua plena solidariedade com o Filho tanto na luta quanto na vitória.

A Casa da Virgem Maria o nome dela em turco é "Meryem Ana" ou "Meryem Ana Evi" que significa literalmente "a Casa de Mãe Maria". A casa é um santuário católico e muçulmano localizado no monte Koressos, que fica situada à 8 km da cidade de Éfeso, numa colina, arrodeada pelo verde.

A Assunção de Nossa Senhora é um dogma da Igreja Católica, considerada uma solenidade, mais do que uma celebração. Maria, Nossa Boa Mãe, foi levada de corpo e alma pelos anjos Gabriel e Miguel até Deus quando completou sua vida terrestre.

Muito se fala sobre Nossa Senhora, em como foi escolhida para ser a Mãe de Jesus Cristo e todo o bem que a Imaculada faz por pessoas de todo o mundo. Seguir seus passos e ser coberto pelo seu manto é fortalecedor e uma forma de estar cada vez mais próximo de Deus.

Tiago, o Justo

Tiago, o Justo, era irmão de Jesus.

Resumindo então, com certeza podemos dizer que Maria tinha mais de 12 anos, por causa do contexto histórico e, por tradição apócrifa, podemos afirmar que tinha 14, o que faz sentido, pois ela já era maior de idade (para a cultura judaica). JEREMIAS, Joachim.

A primeira baseia-se num antigo escrito: Há um texto antigo que diz: "Dois anos depois de Cristo ter vencido a morte e subido ao céu, Maria começou a chorar no refúgio de seu quarto", ou seja, Maria passou a viver seus últimos dias. O texto passa a contar esses últimos dias, inclusive sua assunção ao céu.

Portanto, quando dizemos “Maria Passa na Frente”, na verdade estamos pedindo para que ela coloque Jesus na frente. Além disso, a sua mão direita está colocada para trás e isso representa um nobre gesto. É como se ela dissesse a nós: “Venha, segure a minha mão que vou te levar sob a minha proteção”.

O Novo Testamento relata, porém, que Elias apareceu como ser transladado no alto de uma montanha para Pedro, Tiago e João, três dos Apóstolos de Jesus. (Ver Mateus 17:1–4.)

Uma linha de historiadores admite a “Dormitio Ephesian”, ou seja, que a “dormição” (de Maria) foi em Éfeso. São João conduzira a mãe de Jesus à cidade da Ásia Menor, onde ela viveu seus últimos dias.

Selçuk

A cidade antiga de Éfeso hoje em dia fica em Selçuk, na província de Izmir, no sudoeste da Turquia. Fica a 3km do centro da cidade, sendo necessário pegar um transporte público ou táxi para chegar até lá.

Antes do nascimento da atual Turquia, a região fazia parte do Império Otomano desde o século 15, quando a cidade de Constantinopla - hoje Istambul - foi tomada pelos otomanos. Até então, ela era a capital do Império Romano do Oriente, tendo sido fundada pelos romanos com o nome de Bizâncio.

A tradição sustenta que embora tivesse vivido em Éfeso (atual Turquia), Maria teria voltado para Jerusalém, onde morreu com cerca de 50 anos de idade.

Celebramos, hoje, a coroação de Nossa Senhora como Rainha do Céu e da Terra, e quem a está coroando e reconhecendo como Rainha e Senhora é o próprio Deus.

O privilégio dado a ela é porque, como mãe de Jesus, foi isenta de pecado e, portanto, teve seu corpo e alma levados ao céu pelos Anjos. Sendo assim, Maria não precisou esperar o fim dos tempos para ressuscitar.