Onde no Brasil Colônia a pecuária teve um papel decisivo porque?

Perguntado por: rramires . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

(UEL-PR) No Brasil colônia, a pecuária teve um papel decisivo na: ocupação das áreas litorâneas.

Nos pampas, foi encontrado ambiente propício à criação de gado. Esse foi o local em que a pecuária mais se desenvolveu. Além do couro retirado do gado, era produzido também a carne-seca (ou charque, como era conhecida no sul), muito consumida durante o período colonial, em virtude do tempo de conservação.

A pecuária brasileira se iniciou nos estados do Nordeste durante o século XVI, mais precisamente, na capitania de São Vicente para onde foram trazidas cabeças de gado vindas de Cabo Verde.

As condições do relevo e da vegetação desse espaço motivaram a fundação de fazendas de gado voltadas para o abastecimento de vários centros urbanos, formados nesse período. Além do charque, um tipo de carne seca, os pecuaristas dessa região também lucravam com a exportação de couro e animais de transporte.

A partir da chegada dos portugueses ao território brasileiro, foram instituídas diversas práticas agropecuárias, com destaque para a criação de animais para usos variados. A pecuária, inclusive, foi um motor para a ocupação de regiões, como o interior nordestino e o extremo sul brasileiro.

Seu objetivo é a criação de animais para fins econômicos e para o consumo. Os rebanhos podem ser bovino (bois e vacas), suíno (porcos), ovino (ovelhas e carneiros), caprino (cabras e bodes), equino (cavalos), muar (mulas), asinino (jumentos) e bufalino (búfalos).

A expansão da pecuária contribuiu para o conhecimento do interior para a expansão das fronteiras da América portuguesa. Os grupos que ocuparam o interior, eram quase sempre de vaqueiros e criadores em busca de pastagem para o gado, expulsos do litoral pelo avanço da cana.

A história da pecuária no Brasil tem início no século XVI, quando as primeiras cabeças de gado chegaram no Nordeste, mais precisamente na capitania de São Vicente. Naquela época era pouco provável de se acreditar que a pecuária se tornaria uma atividade essencial para a economia brasileira atual.

A pecuária ocorre, geralmente, na zona rural e é destinada a produção de alimentos, tais como, carne, leite, couro, lã, etc. Existem dois tipos de pecuária: 1 - Pecuária de corte: destinada à criação de rebanhos com objetivo de produção de carne para o consumo humano.

A atividade de produção de bovinos começou a ser desenvolvida no início do século 16, no município de São Vicente, no Rio Grande do Norte. Mais para frente, em torno de 1550, houve uma expansão da criação de bovinos nos demais Estados da região brasileira, os principais eram Maranhão, Piauí e Pernambuco.

A origem da pecuária se deu a partir das evoluções da atitude praticada pelos caçadores-coletores que viviam há cerca de 100.000 anos. Esses caçadores-coletores eram pessoas que existiam em uma comunidade em que a maioria ou toda a comida era alcançada por meio da busca pela alimentação.

A região Centro-Oeste é a que mais cresce no Brasil, sua principal atividade econômica é a pecuária, embora nos últimos anos a agricultura tenha se intensificado, assim como o setor industrial.

A pecuária possui grande importância na economia brasileira e começou a ser desenvolvida no século XVI, na terceira década após o início do processo de colonização.

A região Centro-Oeste, composta pelos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, tem uma economia essencialmente agropecuária. Juntos, eles representam os maiores produtores de grãos do Brasil, como a soja, o milho e o arroz.

Os impactos ambientais do crescimento da pecuária também atraem a atenção internacional e podem ser usados para criar barreiras contra a exportação de carne da região – especialmente para os países mais desenvolvidos. Portanto, o crescimento da pecuária na região deverá considerar seus impactos ambientais e ecológicos.

A pecuária fez com que a colonização se "interiorizasse", ou seja, se expandisse para as regiões do interior, mais afastadas do litoral, no Brasil, além de permitir o aumento populacional, o aumento da produtividade (já que os animais poderiam ser usados para transportar cargas e para fazer os engenhos funcionarem) e ...