Onde nasceu o pistoleiro Júlio Santana?

Perguntado por: omedeiros . Última atualização: 1 de março de 2023
4.1 / 5 4 votos

Nascido numa família pobre de Porto Franco, no Maranhão, Júlio Santana tinha tudo para se tornar pescador, como seu pai. Júlio levava uma vida tranquila.

Nasceu em São Paulo em 1961.

Depois de participar da Guerrilha do Araguaia, em 1972, Júlio Santana voltou para a casa dos pais, em Porto Franco, “decidido que não mataria mais ninguém”.

O nome dele era Sebastião Pereira Dias. Mas a fama pela qual ganhou destaque no Brasil inteiro foi como SEBASTIÃO DA TEREZONA. Um famigerado pistoleiro, responsável por alguns dos mais cruéis assassinatos em Marabá nas décadas de 1970 e 1980.

O pistoleiro Júlio Santana, assassino confesso de Nativo, matou 492 pessoas em todo o país, quase todas envolvidas em conflitos pela posse da terra. Ele anotava num caderno o nome de cada vítima e do mandante, conforme relato feito ao repórter Klester Cavalcanti e publicado no livro “O Nome da Morte”, lançado em 2006.

Mainha

O matador de aluguel Mainha ficou famoso no Ceará e no Brasil na década de 1980 e foi considerado o maior pistoleiro do Nordeste. Para muitos - e para ele mesmo -, assumia uma postura de “justiceiro”, com seus crimes sendo realizados como forma de “defesa da honra”.

Júlio Santana bem que poderia ser um personagem de ficção. Melhor seria. Mas ele tem identidade, endereço e família. Este corajoso O nome da morte conta a história desse cidadão brasileiro, pistoleiro por profissão, que em 35 anos matou quase 500 pessoas.

Mainha foi assassinado a tiros por dois homens, no Bairro Novo Maranguape, em Maranguape, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), em 4 de janeiro de 2011.

Nascido numa família pobre de Porto Franco, no Maranhão, Júlio Santana tinha tudo para se tornar pescador, como seu pai. Júlio levava uma vida tranquila. Morava com os pais e seus dois irmãos mais novos, sua única preocupação era caçar para ajudar na alimentação da família.

Pedrinho Matador foi condenado por 71 homicídios e estava em liberdade desde 2017, depois de passar 42 anos na cadeia. Pedro Rodrigues Filho, conhecido como Pedrinho Matador, foi assassinado a tiros na manhã deste domingo (5. mar. 2023) em Mogi das Cruzes (SP).

Santanna nasceu em Juazeiro do Norte, Ceará, em 29 de fevereiro de 1960, numa família de artistas, filho de Seu Otávio e D. Zefinha. Na infância teve a influência do aboio do vaqueiro nordestino, do canto das lavadeiras e rezadeiras e dos violeiros e emboladores.

O filme brasileiro 'O nome da Morte' (2017), estrelado por Marcos Pigossi e Fabíula Nascimento teve todas as suas cenas gravadas no Parque Nacional do #Jalapão e em Palmas, capital do Tocantins.

Passavam poucos minutos do meio-dia de ontem, quando Idelfonso Maia Cunha, o ´Mainha´, 55 anos, teve seu encontro com os homens contratados para matá-lo. O encontro fatal aconteceu ao estilo que o pistoleiro sempre impôs nos longos anos em que foi literalmente caçado pela Polícia cearense.

Pedrinho voltou a ser solto em 2018, tendo se convertido ao cristianismo e se dizendo arrependido. Tinha então 64 anos de idade e havia ficado 42 anos preso. Na época também, ele criou um canal no YouTube e acompanhava a gravação de um documentário sobre sua vida.

Contamos a você quem foram os cinco pistoleiros mais temidos.

  • 1 - Clay Allison (1840-1887)
  • 2- Joaquín Murrieta (1829-1853)
  • 3- John Wesley Hardin (1854-1895)
  • 4- Jesse James (1847-1882)
  • 5- Wyatt Earp (1848-1929)

Mainha

Conheça a história de Mainha, o maior pistoleiro do Nordeste na década... TikTok. você conhece o marinha. o cearense foi considerado. o maior pistoleiro do nordeste. na década de 1980.

Zé Crispim

A Trajetória do pistoleiro Zé Crispim e o imaginário sertanejo em Alagoas- anos 1960. Resumo: O estudo versa sobre o imaginário sertanejo referente ao pistoleiro alagoano José Rocha popularmente conhecido como Zé Crispim (1947-1968).