Onde nasceu o drible?

Perguntado por: ijesus . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 9 votos

inglês

A expressão dribble existe no inglês desde 1863, mas foi com os jogadores negros que a expressão ganhou notoriedade. Afinal, foi aí que o drible se tornou um “passo” mais importante do futebol, e apareceu como uma forma totalmente distinta e surpreendente de manejar a bola.

[ Desporto ] Dar toques sucessivos na bola, batendo-a para o chão (ex.: driblar a bola; driblou antes de encestar). [Equivalente no português do Brasil: quicar.]

Dessa maneira, existem três tipos básicos de drible: drible em velocidade, drible de controle e drible de mudança de ritmo. Primeiramente, o drible em velocidade, conhecido também como drible alto.

Os dribles têm o objetivo de enganar o adversário por meio de movimentos corporais, de modo a ultrapassá-lo com a bola.

Os principais objetivos do drible, além de locomover-se em posse de bola é melhorar a proteção e o deslocamento com ela, fintar a defesa, sair da marcação e conquistar uma posição de arremesso favorável.

1. Lionel Messi. O argentino do Barcelona é o mais driblador, segundo a galera.

O drible é um fundamento que compreende o momento em que o jogador se desloca em quadra com a posse da bola, quicando-a sobre o solo com uma das mãos.

Use a ponta do pé para conduzir a bola enquanto corre.
Porém, ao fazê-lo, trote, não corra, em direção ao campo do adversário. O movimento permitirá que você mantenha a bola sempre perto do pé. A postura do quadril e do pé durante esse tipo de movimento também o ajudará a impulsionar o corpo em direção ao campo oposto.

"Roleta" ou 360
Esse drible consiste em parar a bola com um pé, e puxar o outro sobre a bola, dando um giro de 360º graus. Esse drible era a marca registrada do francês Zidane, campeão do mundo pela França em 1998.

O corpo deve estar ligeiramente inclinado para a frente. A cabeça levantada e a olhar em frente. A bola deve ser controlada através do tacto para que o jogador tenha uma visão global do jogo.

Esse drible também é conhecido como "carretilha" ou "chapéu mexicano", tendo como inventor e magistralmente aplicado pelo ex-jogador Kaneco (Santos) no campeonato Paulista de 1968.

O drible mantém a bola sob o domínio do jogador para cumprir as regras do jogo, e a finta tira o adversário do caminho por meio de uma mudança ágil na direção ou com um giro.

O drible foi inventado pelo jogador holandês Law Adam na década de 1920, o qual ficou conhecido pela alcunha "Adam Scissorsman", e foi utilizado pelo italiano Amedeo Biavati na década seguinte. Tornou-se popular no final do século XX através dos jogadores brasileiros Denílson , Ronaldo Nazário e Robinho .

Existem vários tipos de passe: peito, picado, por cima com 2 mãos, lateral com 1 mão, por trás das costas, etc. Usado para lançar a bola mais longe. Técnicas determinantes: jogue a bola com uma mão.

Denominamos drible como o recurso em que o jogador utiliza para, quando de posse de bola, ultrapassar o adversário sem perder o controle da mesma.

Para driblar, bata a bola contra o chão. A mão deve estar sempre sobre a bola. Se sua mão pegar a bola por baixo, o juiz pode marcar uma carregada e seu time perde a posse de bola. Mantenha os dedos bem abertos para não encostar na bola com a palma da mão.

O futebol foi introduzido no Brasil no final do século XIX, por Charles Miller. Esse estudante paulista retornou da Inglaterra em 1894 e trouxe na bagagem diversos artigos, como bolas, uniformes e um livro com as regras estabelecidas. Por conta disso, Charles Miller é atualmente considerado o pai do esporte no Brasil.