Onde nasceu Jiu-jitsu brasileiro?

Perguntado por: erebelo . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Quem trouxe o jiu-jítsu para o Brasil foi Mitsuyo Maeda, instrutor da escola japonesa Kodokan. Em 1904, ele deixou o Japão decidido a mostrar a arte marcial pelo mundo. 10 anos depois, Maeda chegou ao Brasil e fincou raízes em Belém, no Pará.

No entanto, é no dia 14 de novembro de 1914 que realmente o Jiu-Jítsu desembarcaria no Brasil, através de Mitsuyo Esay Maeda, mais conhecido como o Conde Koma, mestre de Jiu-Jítsu japonês e faixa preta de Judô da Kodokan do mestre Jigoro Kano, o Judô que se originou do Jiu-Jítsu, aprimorando as técnicas de projeções ( ...

Os primeiros lutadores chegaram ao país um pouco depois dos imigrantes, mas foi a chegada maciça dos japoneses que permitiu a popularização do esporte. Eisei Maeda é considerado o primeiro mestre da modalidade a atuar no Brasil. Ele fundou sua academia em 1922.

A expressão japonesa jiu-jítsu é traduzida como “arte da suavidade” ou “técnica da brandura”. Essa é uma referência ao caráter e a filosofia desta arte marcial: o equilíbrio e o controle total do corpo.

O Brasil é o país do jiu-jitsu.

faixa preta

O nível mais alto da faixa adulta no Jiu-jitsu brasileiro é a faixa preta.

Faixa Vermelha
Dessa forma, somente após 48 anos de faixa preta, passando por todas as graduações anteriores o atleta estará apto a receber a graduação máxima do Jiu Jitsu.

Há mais de um século, os membros da Família Gracie desenvolveram a arte suave e provaram o seu valor, disseminando a luta por outras modalidades. O Jiu-Jitsu não começou por aqui — ele foi trazido pelos japoneses—, mas foram os brasileiros que moldaram a luta na forma como conhecemos.

Tudo começou em 1914, quando o japonês Mitsuyo Maeda, especialista nas artes marciais orientais, desembarcou no Brasil. Especialista nas artes marciais do Oriente,o japonês Mitsuyo Maeda vinha de uma turnê pela América do Norte e Central, onde apresentara – pela primeira vez no continente – o judô e o jiu-jitsu.

Em sentido geral, Oss representa expressões como "sim", "obrigado", "entendi", "desculpa", ou até mesmo um cumprimento a outra pessoa. Seu uso foi grandemente disseminado dentro das artes marciais, principalmente no jiu-jitsu brasileiro.

Portanto, podemos dizer que todo professor, perante seu aluno, é um Sensei, já que possui conhecimento e experiência acumulada sobre a prática do Jiu-Jitsu. Porém, nem todo Sensei é um Mestre, pois, como explicamos, o título de mestre requer mais de 30 anos de experiência no Jiu-Jitsu, e a faixa coral preta e vermelha.

A esgrima ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, na melhora do raciocínio e da concentração. Essa é uma das práticas menos violentas que existem, então se você quer desenvolver habilidades mentais e corporais para uma rotina mais saudável, escolha a esgrima como luta!

A palavra Jiu Jitsu significa “arte suave” devido a seu princípio de ceder para vencer, usar o peso e a força de seu adversário contra ele mesmo e, ainda, de criar para cada técnica, uma força de alavanca que lhe permita mover um oponente muito mais forte e pesado.

capoeira

Sem dúvida a capoeira é uma das mais conhecida lutas de origem brasileira. Ela é uma luta que mistura dança e música. É nosso legado afro-indígena-brasileiro e representa a resistência do nosso povo. A malemolência e o gingado da capoeira é a cara do Brasil.

Krav Maga

1. Krav Maga É considerada a mais letal arte marcial já desenvolvida. Criada pelas forças armadas israelenses, é um estilo não esportivo, já que a intenção original é deixar o adversário com a maior dor possível no menor tempo, incluindo também sua morte.

"É causada pelo trauma constante das lutas, através dos atritos e esmagamentos sofridos durante os treinos e combates. A inflamação pode levar à falta de vascularização nas orelhas que, por sua vez, pode provocar a morte do tecido.

Jiu Jitsu

Jiu Jitsu - Entenda A Arte Marcial Mais Eficiente Do Mundo.