Onde nasceu a quadrilha uma dança das festas juninas?

Perguntado por: nmarques . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

A quadrilha teve origem na Inglaterra, no século XIII. Posteriormente, ela foi incorporada e adaptada à cultura francesa e se desenvolvendo nas danças de salão a partir do século XVIII. Assim, a quadrilha se tornou popular entre os membros da nobreza europeia.

A origem da quadrilha está relacionada à forma de dançar do country dance da Inglaterra, por volta do século XVIII. Com a Guerra dos Cem Anos, essa maneira de dançar foi compartilhada na França, região da Normandia. Os franceses modificaram a expressão e criaram a dança palaciana, praticada pela nobreza da época.

A quadrilha é uma dança tradicional das festas juninas que ocorrem no mês de junho no Brasil. Ela é uma dança coletiva, que conta com a participação de vários casais vestidos com roupas caipiras. A dança é embalada ao som de músicas instrumentais típicas do interior do Brasil.

Desde que as festas juninas foram trazidas pelos portugueses, a comemoração sofreu influências das culturas africanas e indígenas e, por isso, ela possui características peculiares em cada parte do Brasil.

A ideia de festa junina chegou ao Brasil por intermédio dos portugueses durante o período de colonização, no século 16, afirma o CPS. Na época, a honraria aos três santos juninos era marcada por procissões, missas, danças e comemorações populares.

A festa junina, uma das maiores tradições brasileiras, surgiu no período pré-gregoriano na Europa, como uma festa pagã que comemorava a fertilidade da terra e as boas colheitas. Essa festa sempre acontecia durante o solstício de verão, que acontecia no dia 24 de Junho.

Quando introduzida no Brasil, a festa era conhecida como festa joanina, em referência a São João, mas, ao longo dos anos, teve o nome alterado para festa junina, em referência ao mês no qual ocorre, junho.

A festa junina é uma tradicional festividade popular no Brasil que acontece todo mês de junho e foi trazida para nosso país pelos portugueses durante a colonização. Ouça o texto abaixo em aúdio! A festa junina é uma tradicional festividade popular que acontece durante o mês de junho.

Ela é caracterizada por ser uma dança em grupo, com casais que se organizam em filas e realizam movimentos coreografados ao som de músicas típicas juninas. A quadrilha é uma das principais atrações das festas juninas, sendo uma forma de celebrar a cultura brasileira e manter viva as tradições do país.

É uma manifestação cultural que se relaciona a questões sociais e culturais das regiões brasileiras. Por isso, além de ser uma atividade lúdica, a festa junina pode ser utilizada como um elemento pedagógico.

A partir do século XIX, a dança se popularizou no Brasil mediante influência da corte portuguesa, sendo muito bem recebida pela nobreza no Rio de Janeiro, então sede da Corte. Embora fosse uma dança dos meios aristocráticos, mais tarde a quadrilha conquistou o povo e adquiriu um significado novo e mais popular.

“Ela tem esse nome de quadrilha porque é formada inicialmente por quatro pares de casais que formam um quadrado e desenvolvem variações de movimentos através da enunciação de um mestre de cerimônias, e a força e influência que teve a Corte Francesa faz com que hoje os movimentos carreguem palavras francesas como ...

Cada cavalheiro dá a mão direita à sua parceira. Os casais passeiam em um grande círculo, balançando os braços soltos para baixo, no ritmo da música. Cavalheiros à frente, ao lado da dama seguinte. O comando é repetido até que cada cavalheiro tenha passado por todas as damas e retornado para a sua parceira.

De acordo com historiados e pesquisadores da cultura popular, a quadrilha surgiu na França do século XVIII.

Segundo a Igreja Católica, São João é na verdade João Batista. O personagem bíblico é considerado pela crença o precursor de Jesus e o último dos profetas. João Batista anunciou a chegada de Jesus Cristo e o batizou nas águas do Rio Jordão. Sua mãe, Santa Isabel, e Maria Mãe de Jesus seriam primas.

Por conta disso, a festa junina de Campina Grande – ou a Maior Festa de São João do Mundo – atrai centenas de visitantes de todas as regiões do Brasil e do mundo, oferecendo a eles a possibilidade de vivenciar essa experiência única.