Onde nasceu a capoeira no Brasil?

Perguntado por: idorneles . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

A capoeira ou capoeiragem é uma expressão cultural e esporte afro-brasileiro que mistura arte marcial, dança e música, desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos (os afro-brasileiros) possivelmente no final do século XVI no Quilombo dos Palmares (no atual estado de Alagoas), que resistiu por mais de ...

Essa prática foi desenvolvida pelos povos escravizados como uma forma de defesa às brutais violências praticadas pelos seus senhores. Acredita-se que o nome capoeira tem origem da língua tupi-guarani e faz referência a uma área de vegetação rala ou cortada.

Comemora-se hoje (23) 119 anos de Manoel dos Reis Machado também conhecido como Mestre Bimba. Mestre Bimba nasceu no dia 23 de novembro de 1899 na cidade de Salvador/BA e foi responsável por fundar a primeira escola de capoeira do Brasil e conhecido por ser precursor de um novo estilo chamado “capoeira regional”.

A palavra capoeira significa "o que foi mata", por meio da conexão dos termos ka'a ("mata") e pûer ("que foi"). Alude às áreas de mata rasa do interior do Brasil, onde era feita a agricultura indígena.

Resumidamente, afirma-se que “a capoeira foi proibida por um longo período, precisamente até 1930, quando mestre Bimba fez uma apresentação da luta para o então presidente Getúlio Vargas, que a transformou em esporte nacional brasileiro”.

A capoeira surgiu como resposta a violência a qual os escravizados eram submetidos em tempos coloniais e imperiais no Brasil. A partir de golpes e movimentos corporais ágeis, a luta permitia que eles se defendessem das brutais perseguições dos capitães do mato, cuja atribuição era capturar quem havia fugido.

A palavra capoeira significa "o que foi mata", por meio da conexão dos termos ka'a ("mata") e pûer ("que foi"). Alude às áreas de mata rasa do interior do Brasil, onde era feita a agricultura indígena.

estado da Bahia

A capoeira é uma prática que se desenvolveu principalmente no estado da Bahia, porém atualmente é difundida em todo o país.

A capoeira – na imaginação de muitos jogadores – seria uma entidade feminina, semelhante à pomba-gira do candomblé e da umbanda. A entidade citada pelo autor como pomba-gira pertence ao panteão mitológico afro-brasileiro, sendo categorizada como o princípio feminino do “povo de rua ou exu”.

A capoeira, com mais de 500 anos de história, deve a Mestre Bimba que milhões de pessoas em todo o mundo a pratiquem na atualidade, conquistando novos adeptos onde chega, por desenvolver tanto a atividade física como a mental, a coordenação, o ritmo e, obviamente, a disciplina de um código de conduta que ele mesmo ...

Até o ano de 1930, a prática da capoeira ficou proibida no Brasil, pois era vista como uma prática violenta e subversiva. A polícia recebia orientações para prender os capoeiristas que praticavam esta luta.

Mestre Bimba foi o maior capoeirista de todos os tempos, o libertador da capoeira, o paladino da cultura negra, o criador da luta regional baiana (cognome sob o qual a capoeira foi liberada, na década de 1930, pelo interventor da Bahia, Ten. Juracy Magalhães, da proscrição pelo Código Penal).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA CAPOEIRA
- Aprimorar diversas condutas psicomotoras, destacando-se dentre elas a coordenação motora geral, a lateralidade, e a organização espaço-temporal; assim como valências físicas (resistência, flexibilidade, agilidade, destreza, expressão corporal);

1937

Foi somente em 1937 que a capoeira deixou de ser considerada um crime e isso se deve, em grande medida, ao esforços do Mestre Bimba. Para afastar-se da imagem marginalizada que a capoeira tinha na sociedade, a luta começou a ser praticada em academias e este Mestre foi o criador da primeira delas, em 1932.

Laranja – Representa o futuro que está nascendo, dentro da capoeira. Verde – Do limo das pedras, onde está fixando com a Capoeira, começa a ficar liso. Azul – Onde atingiu um grau de conhecimento, é a busca da temperança e do equilíbrio. Roxo – Primeiro estágio em busca da energia positiva de ser mestre.

Até o ano de 1930, a capoeira era proibida no Brasil, isso ocorreu por que ela era analisada como uma pratica subversiva e violenta, além de deixarem os negros sempre marginalizando a Lei.

Essa condição durou até 1937, quando a capoeira foi descriminalizada e dada a característica de esporte nacional pelo presidente Getúlio Vargas.

A capoeira foi criada no século XVII pelo povo escravizado da etnia banto e se difundiu por todo o Brasil.

O principal movimento da Capoeira é a Ginga,é dela que vai partir qualquer um dos 52 golpes da Capoeira,fora as combinações.

A capoeira nasceu como luta disfarçada em dança, os negros escravizados não poderiam ser pegos treinando uma luta ou algo que se tornaria uma arma para que eles poderiam fugir. Então criaram a ginga e seus balanços para enganar os feitores e eles pensarem que, estavam dançando ou realizando seus rituais".