Onde nasce a vontade?

Perguntado por: rrezende . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
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Ela nasce a partir de um impulso de nossa consciência, mas só quando temos claro o objetivo que queremos atingir, as metas que queremos alcançar.

De acordo com Schopenhauer a vontade é o princípio fundamental da natureza, a força cega, incontrolável que move o mundo. Uma força que se manifesta em toda natureza, mas adquire características específicas nos seres humanos, cuja existência está subjugada a pressão universal da vontade.

O que é Autodidata:
Exemplo: "Ela é autodidata em inglês". As pessoas autodidatas são conhecidas pela sua força de vontade e persistência em aprender algo, seja um assunto, um instrumento musical, um idioma, entre outras coisas.

A vontade só existe na ideia, ou seja, é uma propriedade da ideia, enquanto é afirmação da ideia por si mesma. Com isso podemos dizer que o conceito de ideia é fundamental para a compreensão do conceito de vontade, pois este de um novo significado atribuído àquele.

O que é Vontade:
Vontade é a necessidade física ou emocional que o indivíduo sente de fazer algo. É um apetite, um gosto, um prazer, uma disposição de ânimo.

A força de vontade pode ser descrita como uma bateria de pilha. É finita. Enquanto ainda possui carga ela funciona como uma locomotiva novinha, mas quando a bateria vai chegando ao fim, é muito complicado manter o foco daquilo que deseja alcançar. Um bom exemplo é alguém que decide fazer dieta.

Reflita por um instante, pois é muito importante. Toda vez que surge uma nova ideia, inconscientemente você é compelido a fazê-lo com motivação suficiente e sente que quer partir para a ação. Nós precismos desse empurrão. Mas não precisamos sentir vontade para fazer.

De acordo com a definição do dicionário Houaiss, um dos significados da palavra “vontade” é a “força interior que impulsiona o indivíduo a realizar algo, atingir seus fins”. Enquanto que o significado de “desejo” é “aspiração diante de algo que corresponda ao esperado”.

A vontade é universalidade na medida em que é pensamento puro, abstraída de todo e qualquer conteúdo, apenas forma do pensamento. É também particularidade, enquanto vontade de um sujeito determinado em relação a um objeto determinado, um “eu” que se determina por um “não-eu”.

Nietzsche defendia a inexistência em vários sentidos: de Deus, da alma e do sentido da vida. Para ele, o ser humano deveria abandonar as muletas metafísicas, a chamada morte dos ídolos. O filósofo se opunha aos dogmas da sociedade, principalmente ao defender que a verdade era uma ilusão.

Segundo Nietzsche a vida é um constante criar e recriar sem uma teleologia pré-definida. É justamente por este aspecto que a arte expressa de forma mais transparente o que a vida é, pois, a arte é justamente o processo de criação e recriação sem uma finalidade para além da própria criação.

Apatia é uma condição psicológica designada por um estado emocional de indiferença. É a falta de emoção ou motivação.

A expressão à vontade quer dizer sem restrições, quando existe liberdade de ação. Quando uma pessoa está sentindo-se bem nas roupas que está vestindo, no lugar onde está, ou na posição que ocupa, ela pode dizer que está à vontade.

De acordo com a filosofia de Schopenhauer, a vontade se manifesta no ser humano a partir: de seu querer consciente do mundo. de seu desejo de reprodução e seu instinto de sobrevivência. de sua consciência imanente de si mesmo e do mundo.

A vontade tem senso de dever, exige renúncia e cotas de sacrifício. O desejo, primo em segundo grau da vontade, é “instinto, aspiração, ambição ou necessidade que se quer satisfazer, expectativa de que algo aconteça conforme o esperado”. O desejo vive confortavelmente no território da imaginação.

vontade apresenta-se, assim, como incondicionalmente boa. Kant afirma, ainda, que “a boa vontade não é boa por aquilo que promove ou realiza, pela aptidão para alcançar qualquer finalidade proposta, mas tão somente pelo querer, isto é, em si mesma” (FMC, BA 3).

Vontade intencional, circunstancial e a vontade última de Deus.