Onde nasce a paixão?

Perguntado por: ihilario . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Paixão é um sentimento humano, geralmente ligado a uma outra pessoa. Ele costuma surgir quando um indivíduo encontra alguém que admira e faz com que seu coração bata mais forte. No entanto, o sentimento de paixão não é eterno, e se apresenta de diversas formas.

"Na fase da paixão, algumas substâncias no cérebro se alteram. As endorfinas, a adrenalina, a noradrenalina e a dopamina aumentam, enquanto a serotonina diminui. Este equilíbrio de substâncias acontece de forma semelhante no transtorno obsessivo compulsivo e no vício por drogas, como cocaína.

Paixão é um sentimento humano intenso e profundo, marcado pelo grande interesse e atração da pessoa apaixonada por algo ou alguém. A paixão é capaz de alterar aspectos do comportamento e pensamento da pessoa, que passa a demonstrar um excesso de admiração por aquilo que lhe causa paixão.

A familiaridade com o outro, que pode ser causada por passar mais tempo juntos, viver próximo um do outro, pensar no outro ou antecipar a interação com o outro. Características desejáveis.

Estudos científicos revelaram que a paixão dura de 12 a 48 meses. “Existe uma situação que chamamos de apaixonamento, que é se apaixonar pelo que eu projeto no outro”. Depois disso toda a ilusão que foi criada começa a ser desfeita e a pessoa começa a enxergar realmente quem é o parceiro.

Os estágios podem ser divididos em cinco etapas.
...

  • Desejo. ...
  • Atração. ...
  • Assimilação. ...
  • Honestidade. ...
  • Estabilidade.

A Paixão! O Amor vem com o tempo - com as experiências, aprendizagens e convivências. Ou seja, é o fruto ou consequência de muitas outras coisas, muitas delas menos boas, que aprendemos a gostar, em prol de um outro alguém. O primeiro amor é o melhor que se tem na vida.

A paixão desencadeia atividade aumentada nas áreas subcorticais que estão associadas à euforia, recompensa e motivação. São elas a área tegmentar ventral, núcleo caudado e putâmen, todos ricos em neurônios dopaminérgicos”, detalhou.

As fases de um desgosto de amor
O sistema imunitário enfraquece e sobem os níveis de stress”, o que pode gerar dor física, descreve Espinosa.

Você sabe diferenciar o amor da paixão? Pois saiba que, apesar das semelhanças, os sinais de que alguém está apaixonado são bem diferentes de quem está amando. O amor, normalmente, está relacionado a um sentimento bonito, estável e sereno, enquanto a paixão é tida como arrebatadora, turbulenta e, muitas vezes, sofrida.

Gente como a gente. Segundo estudo publicado no site científico da Associação Americana de Psicologia as pessoas tendem a sentirem mais atração por pessoas semelhantes a ela. Gostos musicais, idade, valores e experiências de vida, tudo isso em comum pode despertar alguma chama no crush.

As características físicas costumam ter uma importância maior na paixão. As pessoas se sentem atraídas pelos olhos, lábios, pele, sorriso, entre outros, do outro. São pequenos detalhes que fazem o coração palpitar ao vê-los. A paixão faz com que os casais queiram estar sempre na presença um do outro.

Freud diz que a paixão é uma forma de loucura, porque você sente coisas, delira, imagina. A paixão cega porque não se quer ver os defeitos do outro. Não é que não vê, não quer ver. É um estado maravilhoso no sentido fantástico, possivelmente um dos maiores prazeres do ser humano.

Quando você está apaixonado, “o sistema de recompensa no cérebro aumenta sua motivação para querer mais desse tempo. Você começa a desejar a presença deles”, explica a psicóloga Madeleine Mason Roantree. Além disso, você começa a abrir mão dos seus gostos e se interessa por coisas que seu parceiro admira.

Saiba como lidar com uma paixão que parece não ter fim

  1. 1 – Aceite que ela existe.
  2. 2 – Corte o contato.
  3. 3 – Recupere sua autoestima.
  4. 4 – Entenda reciprocidade.
  5. 5 – Peça ajuda.

Não há tempo exato, mas estudos científicos mostram que a paixão dura entre 18 e 30 meses, uma média de dois anos. Paixão pode virar amor? Sim, e se acontecer, é a consequência mais bacana de ter se apaixonado! Mas ela também pode se tornar ódio, inveja e até amizade.