Onde nasce a motivação?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

A motivação verdadeira nasce das necessidades intrínsecas onde encontram sua fonte de energia, nas necessidades e ações do ser humano. Assim também é nas organizações, a motivação verdadeira é a fisiológica, instintiva e psicológicas-emoções.

A Teoria das Necessidades Adquirida, também conhecida como Teoria da Motivação Adquirida, desenvolvida por David McClelland, propõe que as necessidades humanas são adquiridas pelas pessoas ao longo de suas vidas.

A força motivadora está no poder da palavra que utiliza. A forma mais eficiente de motivar uma pessoa é o elogio e o reconhecimento. É a ignição necessária para motivar uma pessoa a agir de forma a expressar a plenitude do potencial máximo.

Fatores motivacionais que são internos, ou seja, são sentimentos gerados dentro de cada indivíduo a partir do reconhecimento e da auto-realização gerada através de seus atos. Já David McClelland identificou três necessidades que seriam pontos-chave para a motivação: poder, afiliação e realização.

Abraham Maslow

Quem criou e como surgiu a Pirâmide de Maslow? Abraham Maslow foi um psicólogo norte americano que buscou estudar e demonstrar a relação entre o comportamento motivacional das pessoas e um conjunto de necessidades humanas, ponto de partida para a criação do seu estudo mais conhecido, a pirâmide de Maslow.

Aqui estão incluídas as teorias da expectativa, de Vroom; da equidade, de Adams; e do reforço, de Skinner. As Teorias de Conteúdo buscam explicar os fatores, as razões pelas quais as pessoas se motivam.

Essa é uma ideia ligada ao conceito de motivação cognitiva. Freud acreditava, em contrapartida, que raramente temos consciência das forças que nos motivam. Ele chama isso de motivação inconsciente, algo que nos faz parecer agir de forma como se prevíssemos um resultado favorável.

a motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma determinada organização em relação ao alcance das metas individuais dos seus colaboradores.

É um esquema que apresenta uma divisão hierárquica em que as necessidades consideradas de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Segundo esta teoria, cada indivíduo tem de realizar uma “escalada” hierárquica de necessidades para atingir a sua plena auto-realização.

A razão pela qual uma pessoa está motivada diz respeito ao objetivo que a fez tomar uma ação. Vamos a um exemplo: uma pessoa pode estar motivada a acordar cedo e ir para a ginástica porque deseja que seu corpo seja aprovado por outras pessoas ou porque a ginástica traz muito bem-estar a ela.

Para o cristão, a motivação vem do espírito humano preenchido pelo Espírito de Deus. Paulo deixa isso bem claro quando fala que aprendeu a viver contente independente da situação e que tudo podia em Deus.

Muitas pesquisas mostram que as pessoas são naturalmente impulsionadas pelo propósito e terão o melhor desempenho quando convidadas a contribuir com propósitos valiosos. Isso acaba de uma vez por todas com o mito da motivação pelo dinheiro!

Os tipos de motivação são motivação intrínseca, extrínseca, motivação, positiva, negativa, primária, social, básica e cotidiana. Para atingir um objetivo, os indivíduos devem ter esse objetivo bem definido e possuir as habilidades, ativação e energia necessárias.

Entendendo que a motivação intrínseca é composta de 3 elementos essenciais: autonomia, excelência e propósito.

“Motivação: o termo geral que descreve o comportamento regulado por necessidade e instinto com respeito a objetivos”. (Deese, 1964, p. 404).

A motivação pessoal é um elemento que dá energia ao indivíduo para cumprir com suas tarefas, perseguir seus objetivos e transformar ideias em ação. Só por essa breve descrição, podemos notar que ela é essencial, não apenas para no âmbito profissional, mas para nossas vidas de maneira geral.

Para a psicologia e a filosofia, a motivação são aquelas coisas que incentivam uma pessoa a realizar determinadas ações e a persistir nelas até alcançar os seus objetivos. O conceito também se encontra associado à vontade e ao interesse.

O que pode ser feito é incentivar ou estimular alguém, uma vez que a motivação é intrínseca à pessoa. Por isso, muita gente a traduz como “ter vontade de”. Há muitos artigos sobre o tema escritos por psicólogos, administradores, pedagogos e sociólogos que evidenciam o aspecto multidisciplinar da motivação.

A Motivação é um forma de libido
Libido (do latim, significando “anseio ou desejo”) é caracterizada como a energia aproveitável para os instintos de vida. De acordo com Freud, o ser humano apresenta uma fonte de energia separada para cada um dos instintos gerais.

A teoria de Maslow sobre motivação humana parte do princípio que, à medida em que os seres humanos vão sanando suas demandas mais básicas, vão subindo na hierarquia de necessidades, adquirindo outras cada vez mais complexas.

A motivação é de dois tipos:

  • Motivação intrínseca.
  • Motivação extrínseca.