Onde não usar acetona?

Perguntado por: iazambuja . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 19 votos

A acetona no removedor é considerada um ativo agressivo tanto para as unhas como para a pele ao redor delas, e é a causa mais comum de alergia. O uso excessivo desses produtos também pode levar a unhas secas e quebradiças”, afirma a médica.

A acetona é o ingrediente mais comum usado para a remoção de esmaltes. No entanto, é possível adotar outras opções, uma vez que a acetona pode ressecar as unhas e remover demasiadamente a oleosidade natural da pele dos dedos.

Chegou recentemente ao mercado o esmalte em gel, que não descasca, não lasca e dura 15 dias nas unhas. A novidade, cuja aplicação custa, em média, R$ 45, possui a mesma consistência de um esmalte normal e existe em diversas cores.

Pode causar lesões na pele
Em quantidades inadequadas e concentrações muito altas, a acetona pode oferecer riscos para a pele, causando irritação, ressecamento, vermelhidão, dermatites, entre outras consequências.

A acetona é o solvente mais utilizado na formulação de removedores de esmalte. Afinal, ela é muito eficaz, mas pessoas com unhas sensíveis podem encontrar boas opções com ingredientes menos agressivos.

Entre os utensílios e produtos de que vai precisar, destacamos espátula, estilete, limpador multiúso, solvente como aguarrás ou Thinner, solvente à base de acetona, removedor de tintas, álcool isopropílico e detergente neutro. Cimento ou revestimento grudado no vidro deve ser removido primeiro.

Acetona pode danificar alguns tipos de plástico, como os com base de vinil.

Nunca use acetona, pasta de dente, cremes ou álcool para limpar suas joias. Isso danifica e suja as pedras, zircônias e metais.

Use para a limpeza dos tênis brancos
Então, basta você umedecer um algodão com acetona (seja generoso com a quantidade). Depois disso, passe gentilmente em todo o solado que você queira. Alguns tênis aceitam muito bem que, além dos solados, seja passado em toda a extensão do tênis.

Antes de tudo, é importante escolher o produto correto para limpar espelhos. Eu recomendo usar um limpador multiuso ou um produto específico para espelhos. Certifique-se de que o produto não contém amônia ou acetona, pois esses produtos podem danificar a superfície do espelho.

Nesse caso também é possível fazer uso de lustra-móveis convencionais, mas caso não seja o suficiente, o recomendado é espalhar amido de milho sobre a mancha de acetona e esfregar, além de retirar boa parte da mancha, o amido ainda dará mais brilho ao seu móvel com acabamento em verniz.

Não. Não recomendamos a adição de qualquer substância ao esmalte.

Deixar as unhas mergulhadas em água faz com que elas se expandam e, horas após a manicure, encolham, fazendo com que o esmalte lasque mais rápido. Para evitar o uso de água, aposte em cremes para área das cutículas e só empurre elas, ou então, as retire após o banho e após algumas horas, faça a esmaltação.

Em inglês, top coat significa “camada de cima”, e é justamente isso que ele é, um finalizador de esmaltação. Seu papel é intensificar a cor do esmalte, ajudar na duração e, algumas vezes, ajudar a secar mais rápido.

Acetona é prejudicial para a pele em sua boca e o revestimento do esôfago.