Onde não se deve usar vinagre?

Perguntado por: asanches . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 19 votos

O vinagre não deve ser usado em superfícies de madeira encerada, alumínio, pedra natural ou ferro fundido, pois ele pode danificar esses materiais.

Além de saborizar os alimentos, o ingrediente pode atuar como amaciante de peças, tira-mofo e neutralizador de odores, sendo uma excelente solução na lavanderia. A seguir, saiba quais são as utilidades do vinagre de álcool para lavar roupa, além de conferir receitas valiosas para tirar o máximo proveito do produto.

Limpeza de pisos. Apenas um balde com água e algumas colheres de vinagre já é o suficiente para limpar as sujeiras do piso. Cuidado na hora de aplicar o produto, pois o mais indicado é vinagre de álcool ou branco - principalmente se o seu piso for muito claro ou de um tom mais escuro.

Você também pode utilizar vinagre branco e água morna, essa dupla é ótima para remover odores desagradáveis. Basta fazer a mistura e passá-la em todo o eletrodoméstico com ajuda de um pano úmido.

O saponáceo cremoso também pode ser usado para a remoção de sujeiras profundas. Segundo Monco, o vinagre branco também é ótimo aliado na hora de limpar os azulejos. Misture a mesma quantidade de água e vinagre e coloque em um borrifador.

Uma boa opção para cheiros particularmente fortes é deixar ferver vinagre branco em uma pequena panela por 30 a 45 minutos. Quando o vinagre evaporar, vai ajudar a dissipar cheiros fortes e concentrados.

Existem muitas receitas caseiras de pessoas de vários lugares que gostam de adicioná-lo na faxina para retirar sujeiras mais grossas, desengordurar e, até mesmo, branquear.

O produto, além de barato, tem alta concentração de ácido acético, substância que desengordura, desinfeta, dá brilho e elimina odores. O mais indicado para esse fim é o vinagre branco, de álcool, por ser neutro, sem corantes e sem o aroma de frutas presentes nos vinagres de outras cores.

Todos os tipos de vinagre devem ser mantidos na geladeira – fora dela, podem sofrer ação de microorganismos e estragar. O mesmo pode acontecer com os produtos fora do prazo de validade. Nada de achar que aquele vinagre vai durar a vida toda na despensa, hein?

Seja limão, seja vinagre, a carne pode —e deve— receber outros ingredientes para ficar ainda mais saborosa. Segundo Garcez, o ideal é temperar as carnes também com ervas e especiarias, emulsionados com um pouco de azeite de oliva, e deixar marinando por um tempo antes do preparo.

E em hipótese alguma devem ser misturados. Misturas aparentemente inofensivas podem resultar em danos para a saúde. Como água sanitária e sabão, ou açúcar com vinagre. A água sanitária é um dos principais produtos de limpeza que não se deve misturar a outras substâncias.

Deixá-las de molho com vinagre e amaciantee lavá-las à mão também é uma ótima opção. 2. Serve como substituto de amaciante: uma neutra, biodegradável e barata opção para substituir o amaciante caso necessário, pois o condimento pode amaciar as fibras do tecido e retirar as manchas de sabão.

Vinagre de álcool
Não deve ser usado para temperar saladas e vinagrete (em resumo, evite usá-lo sem cozinhar), mas cumpre seu papel em receitas como molhos, ketchup e picles, além de ser bom para higienizar hortifrutis contra microorganismos.

O vinagre de álcool branco pode ser um belo truque para restaurar o brilho de madeiras envelhecidas e agir contra o mofo. No entanto, é preciso tomar muito cuidado, pois ele pode danificar alguns tipos de acabamento. Também poderá ser usado em superfícies enceradas ou com verniz.

Além da limpeza básica, a combinação de bicarbonato e vinagre serve para desentupir ralo, remover manchas e até tirar cecê das roupas. Conheça outras aplicações da mistura desses dois ingredientes.

Limpa vidros caseiro com vinagre
Misture duas partes iguais de vinagre e água em uma tigela e depois aplique em um borrifador. Espirre no vidro usando sempre um pano macio, preferencialmente de microfibra. Limpe fazendo movimentos circulares até que todo líquido seja absorvido pelo pano.

O vinagre ajuda a evitar o mofo. - Ao perceber a presença de mofo no guarda-roupa, retire tudo de dentro do armário e remova a camada de fungo com um pano ou esponja umedecida em vinagre branco de álcool. Caso tenha manchas, esfregue levemente. Antes de organizar novamente as roupas, espere secar.