Onde não existir reciprocidade não se demore resumo?

Perguntado por: oferreira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

'Onde não existir reciprocidade, não se demore' é um livro para te abraçar. É aquele lembrete que você deveria colocar em letras garrafais na porta da geladeira que se amar primeiro não é egoísmo, se amar primeiro é fundamental na jornada para amar outra pessoa.

A reciprocidade é um elemento fundamental nas relações interpessoais e tem grande importância na vida pessoal. Ela é um princípio básico para o estabelecimento de vínculos saudáveis e duradouros, pois promove a troca equilibrada de ações, sentimentos e ideias entre as pessoas.

Troca de uma coisa por outra coisa idêntica; correspondência, cooperação: uma amizade não existe sem reciprocidade de sentimentos. [Política] Situação em que dois países firmam um acordo de cooperação, fornecendo auxílio ou trocando vantagens entre si: o Brasil e o Chile assinaram contratos comerciais de reciprocidade.

A reciprocidade ocorre quando agimos de forma agradável e praticamos boas ações em resposta às boas ações que praticam conosco. Ou seja, ela é diferente das ações altruístas, que não possuem nenhuma outra motivação para que elas ocorram. Alguns ainda diferem altruísmo ideal do altruísmo recíproco.

O conceito de reciprocidade se refere a uma troca ou acordo firmado entre duas pessoas ou, de forma resumida, ao ato de dar e receber. Quando alguém recebe um elogio, por exemplo, é comum que responda dizendo que a recíproca é verdadeira, ou seja, que aquilo que foi dito também se aplica a quem falou.

1 reciprocação, recíproca, mutualidade, correspondência, correlação, proporção, interdependência, solidariedade.

Significado de Recíproco
adjetivo Que ocorre em troca de algo semelhante; mútuo: para mim, seus elogios e afagos eram recíprocos.Com a troca de uma coisa por outra coisa idêntica, de mesmo valor: seu esforço não foi recíproco.

A expressão "a recíproca é verdadeira" é utilizada quando uma pessoa quer demonstrar que sente o mesmo em relação à outra. Por exemplo, quando um amigo diz a uma amiga "a nossa amizade é muito importante para mim", e a amiga pensa o mesmo e quer retribuir as palavras, ela diz "a recíproca é verdadeira".

Responsabilidade afetiva e reciprocidade afetiva
Comunica suas intenções e expectativas claramente, de forma responsável – daí o termo. Já na reciprocidade, você corresponde ao sentimento de outra pessoa.

Os princípios da reciprocidade nos dizem que isso deve sempre partir da autenticidade, da espontaneidade e da bondade humana.

Recíproco significa algo presente numa relação entre duas partes, quando existindo de um lado, existe de igual modo no outro. Ou seja, é algo mútuo. Por exemplo, a expressão "ódio recíproco" significa que “ódio” é o sentimento partilhado por ambas as partes, podendo ser duas pessoas ou dois grupos.

A reciprocidade é, portanto, uma correspondência mútua entre as pessoas. Ela se baseia na ideia de tratar os outros com respeito para, assim, merecer ser respeitado da mesma maneira. De acordo com o sociólogo Alvin Gouldner, essa atitude se encontra nas mais diversas culturas e sociedades, sendo algo universal.

Reciprocidade é retribuir tudo que recebe de bom do seu amor, dos amigos, de Deus, de quem quer que seja. A gente quer que as pessoas retribuam o nosso carinho, dedicação, amor e amizade.

Se os dois se amam, conseguem conduzir a relação de forma harmônica. No entanto, se o relacionamento não é recíproco, apenas a pessoa A ama a pessoa B, mas a pessoa B não ama a pessoa A, ao menos não da mesma maneira. Isso gera um desequilíbrio grave, em que apenas a pessoa A cederá, mas nunca a pessoa B.

A empatia diz respeito à capacidade de se colocar no lugar do outro, de maneira a compreender como ele se sente. Trata-se de uma ação com grande poder transformador porque confere ao indivíduo diferentes visões de mundo. Por sua vez, a reciprocidade refere-se ao que é mútuo, ou seja, ao que é dado e recebido.