Onde não existe noite?

Perguntado por: lvargas . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Nos polos da Terra, isso realmente acontece! Entre outubro e março, no Polo Sul, e de abril a setembro no Polo Norte, um fenômeno incrível toma conta do céu: o sol da meia-noite.

Os tempos do nascer e pôr-do-sol na Islândia são significativamente influenciados por sua alta localização no hemisfério norte. A Islândia fica apenas um pouco abaixo do Círculo Polar Ártico e, portanto, quase alcança um verdadeiro sol da meia-noite nos meses de verão.

A noite polar é um fenômeno que ocorre no círculo ártico durante o final do outono e o inverno no Hemisfério Norte. A inclinação do eixo da Terra faz com que as regiões do Círculo Polar Ártico permaneçam do lado oposto ao do Sol, consequentemente, não é possível vê-lo durante este período.

Quanto mais longe do Equador, menor a duração do dia.
...
Além da Noruega, os outros países onde acontece o fenômeno da noite polar são:

  • Estados Unidos (Alasca);
  • Canadá;
  • Dinamarca (Groenlândia);
  • Islândia;
  • Suécia;
  • Finlândia;
  • Rússia.

A Noruega é conhecida como a terra do sol da meia-noite. A melhor opção para vê-lo é ir à região norte do país. Nas Ilhas Svalbard, entre o final de abril e o final de agosto, você ainda pode se deparar com ursos polares nos passeios pelas geleiras.

polos. Nas regiões que ficam próximas dos polos, como. Suécia, Noruega, Finlândia, Dinamarca e norte do. Canadá e da Rússia, por exemplo, também acontece.

A Terra gira em um eixo inclinado em relação ao sol e, durante os meses de verão, o Polo Norte fica voltado para o sol. É por isso que, durante várias semanas, o sol nunca se põe acima do Círculo Polar Ártico. até em Oslo, que fica bem no sul da Noruega, no mês de julho a luz solar não desaparece antes das 23hs!

O polo sul tem 6 meses de dia e o polo norte, 6 meses de noite ininterruptas. Ou seja, o Sol da meia-noite acontece no polo sul e no polo norte, com duração de 6 meses em cada um dos polos.

Devido à alta altitude do país, há mudanças sazonais na luz do dia graças ao longo período de luz solar refratada. Aqui, num período de cerca de 76 dias, do final de maio ao final de julho, o sol nunca se põe durante 20 horas consecutivas e é por isso que muitas vezes o sol nunca se põe na Noruega.

Todos os anos os moradores de Utqiagvik, no Alasca, presenciam o fenômeno natural que deixa toda a cidade por meses sem ver a luz do sol. O evento conhecido como Polar Night (Noite Polar) acontece todos os anos e dessa vez sua duração será de aproximadamente 65 dias na completa escuridão!

O urso-polar não é o único na região: ali vivem 95% da população de ursos-pardos dos EUA. A paisagem pode dar a impressão de que a fauna do Alasca se resume a ursos-polares e focas, que habitam as regiões de gelo marinho. Na verdade, a vida animal nesse Estado dos EUA é diversa e abundante.

O novo ano já começou em alguns países ao redor do mundo. Já é 2023 na Austrália, Japão, Coreia do Sul, Nova Zelândia, Taiwan, China e Filipinas e, para comemorar, os animados festeiros já coloriram o céu com fogos de artifício e iniciaram as comemorações.

Hemisfério Norte tem dia mais longo do ano; é o solstício de verão.

Estações do ano no Hemisfério Sul – 2020

Início
Outono20 de março de 2020 às 00h50min
Inverno20 de junho de 2020 às 18h44min
Primavera22 de setembro de 2020 às 10h31min
Verão21 de dezembro de 2020 às 07h02min

É a cidade de Norilsk, localizada na Rússia, acima do Círculo Polar Ártico, que possui mais de 150 mil moradores.

Na cidade islandesa de Ólafsfjörður, o sol nunca se põe durante o verão. No dia mais longo do ano, no final de junho, o sol apenas toca o horizonte após 1 hora da manhã, para imediatamente começar a subir novamente.

Quando ocorre? Ocorre durante o verão das proximidades dos pólos do planeta, devido à inclinação do eixo da Terra em relação à sua órbita, fazendo a luz do sol atingir o globo de forma perpendicular sobre os pólos, com duração de seis meses em cada.