Onde não deve andar o ciclista?

Perguntado por: dnogueira . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
3.9 / 5 6 votos

Segundo o CTB os ciclistas devem utilizar ciclofaixas, ciclovias ou acostamentos. Quando não houver, devem usar o bordo direito da pista, no mesmo sentido dos demais veículos. Ainda de acordo com o CTB, é proibido pedalar em calçadas, passarelas e outras vias exclusivas para pedestres.

Traduzindo, a bicicleta só não pode trafegar em avenidas onde sejam atendidos os seguintes requisitos: não haver semáforos. não haver cruzamentos. não haver acesso direto a terrenos, prédios, casas, sítios, garagens, etc, sendo esses feitos apenas através de pistas de aceleração/desaceleração.

Segundo a própria lei, o ciclista deve circular no mesmo sentindo da vida e usar os dois bordos da via, tanto o esquerdo como o direito. O lado direito, na maioria dos casos, é mais seguro para os ciclistas, já que na pista da esquerda os veículos geralmente circulam com maior velocidade.

Outra exceção à regra da não circulação de ciclistas na calçada está no artigo 59 do CTB, sendo "permitida a circulação de bicicletas nos passeios", "desde que autorizado e devidamente sinalizado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via".

O ideal é guardar a bicicleta em um estacionamento com paraciclos, mas se precisar estacionar em um local público, prenda a bike em um lugar que chame bastante atenção, tanto dos motoristas quanto dos pedestres e que seja um local bastante movimentado.

Por fim, os ciclistas ainda têm alguns deveres quanto à segurança e integridade das outras pessoas. A principal delas é usar equipamentos como campainha, sinalização de luz noturna na parte dianteira ou traseira, sinalização nas laterais e nos pedais e espelho retrovisor no lado esquerdo – tudo isso é obrigatório.

Direitos e deveres dos ciclistas

  1. 1 – Utilizar os acessórios básicos exigidos por lei. ...
  2. 2 – Utilizar os acessórios recomendados, mas que não são obrigatórios. ...
  3. 3 – Pedalar na calçada. ...
  4. 4 – Circulação na rua. ...
  5. 5 – Respeite o semáforo. ...
  6. 6 – Proibido pedalar alcoolizado.

Transitar com o veículo em calçadas, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refúgios, ajardinamentos, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalização, gramados e jardins públicos: Infração – gravíssima; Penalidade – multa (três vezes). Art.

No caso de ser portador de alguma doença crônica, ou se estiver em tratamento de uma doença aguda (por exemplo, uma virose), não saia pedalando sem liberação médica explícita e clara. Quem tem problemas na válvula do coração pode fazer esporte?

A distância de um metro e cinquenta centímetros, que deve ser mantida pelo veículo que passa ou ultrapassa uma bicicleta, é prevista diretamente na infração de trânsito do artigo 201, sem nenhum...

Andar de bicicleta engrossa as pernas e é uma atividade ideal para fortalecer a musculatura delas. Os músculos da coxa são os mais trabalhados e, por isso, os mais tonificados. As panturrilhas também são exercitadas pedalando, embora em menor grau. O ciclismo ainda acaba com a flacidez e a fraqueza das pernas.

Calçadas são compartilháveis, dependendo do tamanho delas, do volume de pedestres e do nível de educação". Na verdade, recorrer à calçada muitas vezes é uma saída para que o ciclista não corra riscos em ruas de trânsito violento e sem espaço para eles.

De acordo com o CTB, uma opção para o ciclista, além da ciclovia ou ciclofaixa, é o acostamento. Portanto, caso esteja pedalando em uma rodovia, deve buscar este espaço. Por outro lado, quando não há acostamento, a opção é pedalar na lateral da via. Além disso, a preferência de circulação nestes casos é da bicicleta.

Sim. São permitidas a entrada e a circulação de bicicletas.

Bicicletários são raros, por isso ciclistas precisam ser criativos. A maioria considera aceitável trancar bicicletas em placas, postes de iluminação, grades e corrimões. Mas é preciso usar o bom senso. O segredo é estacionar de forma educada.

Evite amarrar sua bicicleta em árvores e postes.

A gratuidade do Projeto existe quando é realizada a compra de passe anual com BU e quando o uso ocorre dentro das regras de uso, ou seja, devolução da bike em até 60 minutos de uso de segunda a sábado e 90 minutos aos domingos e feriados com intervalos entre viagens maiores que 15 minutos.