Onde morreu Maria Louca?

Perguntado por: ipaz . Última atualização: 18 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 9 votos

O dia 25 de maio de 1786 morreu no Paço de Nossa Senhora da Ajuda, em Lisboa, o rei D. Pedro III, que foi uma figura nula na política e entrou para a história por ter mandado construir o “Palácio de Queluz”.

Maria Francisca Isabel Josefa Antónia Gertrudes Rita Joana de Bragança, ficou para a história como a “Rainha Louca”, reinou durante 38 anos entre 1777 e 1815.

A rainha, na verdade, tinha depressão severa. Eram tempos em que a doença era pregada como um castigo diabólico. 200 anos depois da morte de Maria, a historiadora sentencia: “Um antidepressivo e uma academia a deixariam novinha em folha”.

dia 25 de maio de 1786

Maria “a louca”
O dia 25 de maio de 1786 morreu no Paço de Nossa Senhora da Ajuda, em Lisboa, o rei D. Pedro III, que foi uma figura nula na política e entrou para a história por ter mandado construir o “Palácio de Queluz”.

  • João VI de Portugal
  • Maria Isabel de Bragança
  • Maria Clementina de Bragança
  • João Francisco de Bragança
  • João de Bragança
  • Maria Isabel de Bragança
  • Pedro I do Brasil
  • Miguel I
  • Maria Francisca de Assis de Bragança
  • Isabel Maria da Conceição de Bragança
  • Maria Teresa de Bragança, infanta de Portugal

D. Maria foi esposa, mãe, soberana e primeira mulher chefe de Estado no Brasil. Quem conhece sua história, sabe que foi uma rainha justa e protagonista memorável de nossa história.

O anúncio oficial da morte da rainha Elizabeth II, monarca com o reinado mais longo da Grã-Bretanha, foi feito pela emissora estatal britânica BBC, nesta quinta-feira (8), pouco antes das 19h, horário local (15h, horário de Brasília).

O príncipe Charles automaticamente se torna rei após a morte de sua mãe. Ele será nomeado como rei Charles III. Ele agora é o chefe de Estado não somente da Inglaterra, mas de outros 14 países da Commonwealth, incluindo Austrália e Canadá.

Vício e fim da vida
No dia 9 de fevereiro de 2002, Margaret sofreu mais um ataque do coração, mas dessa vez foi fatal. A monarca faleceu aos 71 anos, no Hospital King Edward VII, em Londres. Seu funeral foi um evento particular e aconteceu no mesmo dia do aniversário de morte de seu pai.

Maria I

Maria I, apelidada de "a Piedosa" e "a Louca", foi a Rainha de Portugal e Algarves de 1777 à 1815, e também Rainha do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves a partir do final de 1815 até sua morte.

As luvas da Rainha
Para se proteger, a Rainha jamais tira as luvas quando cumprimenta as pessoas. A empresa Cornelia James Ltd. é fornecedora de luvas para a Rainha desde 1947. Em uma entrevista, a diretora da empresa explica que a rainha gosta de luvas clássicas, somente em branco ou preto.

Ela acabou sendo decapitada em 19 de maio de 1536 e Isabel, assim como Maria, foi rebaixada à filha ilegítima de Henrique e removida da linha de sucessão ao trono inglês.

Considerada uma figura histórica extremamente importante, D. Maria I teria sido vítima de uma depressão profunda, gerada a partir de traumas que vivenciou. No entanto, na época, tal doença era vista como sinal de insanidade, sendo considerada obra de forças malígnas.

Dona Maria é a matriarca de uma família grande. Ela tem 13 filhos, 33 netos, 39 bisnetos e 14 tataranetos, e considera e cria todos como filho.

Dona maria é um termo popular que caracteriza a mulher, uma dona de casa que está casada há muitos anos e vive para fazer trabalhos domésticos e cuidar da família. Aquela mulher é uma tremenda dona maria, já não se importa com a vaidade.