Onde moravam os caçadores e coletores?

Perguntado por: ibelem . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

Viviam em quase todo o território nacional entre 50 mil e 2,5 mil anos. Ocupavam do Sul ao Nordeste, habitavam cavernas e a floresta, usavam arcos e flechas, boleadeiras e bumerangues feitos de pedra.

No início era a coleta. Há cerca de 200 mil anos, nossos ancestrais, que eram nômades, se alimentavam de frutos e raízes, consumiam carne de caça, peixe e possivelmente moluscos in natura. Como num drive-thru paleolítico, eles aproveitavam as ofertas alimentícias que encontravam pelo caminho.

Na Pré-História, os nômades eram do tipo caçadores-coletores, isto é, viviam da pesca, caça e coleta de alimentos que encontravam livremente na natureza. Sua migração se dava por uma busca de novas e melhores condições para sobreviverem.

Os primeiros hominídeos eram nômades, ou seja, não tinham lugar fixo para morar. A descoberta do fogo deu proteção para os hominídeos, calor nos dias frios e novo sabor para os alimentos. A arte rupestre era feita nas paredes das cavernas e representava o cotidiano dos primeiros grupos humanos.

Um povo que não pratica agricultura, nem pecuária e não armazena alimentos.

PALEOLÍTICO : CAÇADORES E COLETORES
Para fazer seus instrumentos de trabalho, os homens do Paleolítico batiam pedras duras em pedras menos resistentes até conseguir os objetos desejados: pontas de projétil (lanças, por exemplo), machados, pedras cortantes e arpões.

Há cerca de 200 mil anos, nossos ancestrais, que eram nômades, se alimentavam de frutos e raízes, consumiam carne de caça, peixe e possivelmente moluscos in natura. Como num drive-thru paleolítico, eles aproveitavam as ofertas alimentícias que encontravam pelo caminho.

O primeiro grupo é o de caçadores-coletores. Esses nômades se deslocavam procurando animais para caçar, bem como plantas silvestres que servissem de alimento.

Pré-História no Brasil
Os primeiros habitantes do país eram caçadores e agricultores. Eles moravam em cavernas e na própria floresta, e manuseavam arcos e flechas feitos de pedra. Além disso, alimentavam-se de peixes, animais e frutos.

As principais dificuldades encontradas eram a busca por alimentos e proteção física contra outros animais e também contra eventos naturais, como chuvas. Há fortes indícios de que os primeiros humanos eram na verdade coletores, deste modo, era necessário também levar uma vida nômade.

Entre 1,8 milhões e 300 mil anos atrás, o Homo Erectus, um ser com o raciocínio mais evoluído, descobriu que se fizesse fricção entre duas pedras, esfregando uma na outra, ele conseguia produzir uma faísca, que se colocada em algum lugar de fácil combustão, pegaria fogo normalmente.

Os nômades modernos que vivem principalmente na África e no Oriente Médio habitam predominantemente os desertos. Carregam os valores ancestrais de seus povos e deles retiram todo conhecimento necessário para viver em constante mudança e adaptação em meio à natureza.

Então povos nômades - são grupos sociais que vivem em diferentes áreas do mundo. Nesta direção, eles não possuem residência fixa (vivem mudando de um lugar para outro) e se alimentam daquilo que encontram no lugar em que estão, enquanto povos sedentários - são grupos sociais que vivem em uma determinada área de terra.

Na FASE PALEOINDÍGENA, a população era pouco numerosa, dispersa, nômade e estava baseada na coleta de frutas e moluscos, na pesca e na caça. Acredita-se que a ocupação paleoindígena da Amazônia tenha ocorrido por volta de 11,2 mil anos.

Os homens pré-históricos não tinham casa para morar. Descobriram então que as cavernas e grutas podiam abrigá-los da chuva, do frio, do sol, bem como dos animais perigosos. Esses homens eram conhecidos como nômades, pois não tinham moradia fixa.