Onde morava Jezabel?

Perguntado por: eassuncao7 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Jezabel, personagem do Antigo Testamento da Bíblia, era uma moça nobre que vinha da Fenícia, região que atualmente corresponde ao território do Líbano e da Síria.

Na Bíblia, ela ganhou fama de manipuladora, inescrupulosa e até devassa. A rainha Jezebel é uma das piores vilãs do Antigo Testamento, sem dúvida.

O que Jezabel pode ensinar a NÓS, cristãos? A Bíblia é cheia de história que nos edificam. No caso desta, ela nos ensina o que não fazer, como não agir. Quando pensamos em Jezabel, várias atitudes e deturpações do caráter dela surgem em nossa mente: a vaidade, a prostituição, a mentira.

Jezabel: Elias vence desafio com fogo e mata sacerdotes diante de Acabe.

Jezabel era filha de Etbaal, rei dos sidônios.
Acabe era um grande político e líder militar, porém não era muito fiel nas questões religiosas (1 Reis 16:30-31). O pai de Jezabel além de rei era um sumo Sacerdote de Baal e ela seguia os passos do pai.

Forte e imponente, o nome feminino Jezabel tem origem hebraica e significados distintos relacionados com ele. Ele surgiu a partir das palavras hebraicas Iyzebel e Izével, que podem significar “Baal exalta”“, Baal é marido”, "onde está o príncipe?" ou “não exaltada”.

Etbaal I é um rei citado no Antigo Testamento como sendo pai de Jezabel, mulher do rei Acabe. Ele era filho de Airã, rei de Biblos. Seu nome, assim como o nome de vários fenícios e cartagineses, continha o nome do deus Baal; A palavra "Etbaal" significa com Baal.

A Bíblia a retrata como uma mulher muito cruel e, neste livro, você verá que ela era pior, muito pior. Jezabel tinha uma personalidade nada exemplar, malévola, feroz e igualmente instigante.

A rainha Jezabel ficou conhecida principalmente por ser uma mulher má e perversa que perseguiu os profetas do Senhor e trouxe a idolatria para dentro de Israel. Falar sobre quem foi Jezabel é falar numa das pessoas mais lembradas dentre todos os personagens bíblicos.

profeta Elias

Jezabel ficou zangada e disse que ela mataria o profeta Elias. Para ficar seguro, Elias deixou a terra de Israel. Ele viajou por 40 dias e 40 noites, jejuando enquanto viajava. Então, foi ao monte Horebe e encontrou uma caverna para se esconder.

Jezabel decidiu conseguir a propriedade para Acabe pagando testemunhas falsas para acusarem o dono da propriedade, fazendo com que ele fosse condenado à morte. Tudo isso aconteceu, e Acabe tomou posse da propriedade.

Se na Bíblia sua marca é a ânsia de propagar o paganismo, na novela ela ganha outros defeitos. É vaidosa ao extremo (dá-lhe maquiagem pesada e bijuterias), trai o maridão adoidado (embora não haja problema no fato de o rei ter um harém) e mete-se em política (supremo pecado!).

Acabe deseja a vinha de Nabote — Jezabel arranja testemunhas falsas, e Nabote é apedrejado por blasfêmia — Elias, o profeta, profetiza que Acabe, Jezabel e a casa deles serão destruídos.

Elias sentiu-se profundamente deprimido, mesmo depois de uma vitória sobre os profetas de Baal. Por causa do desgaste emocional durante a batalha, ele se deprimiu diante de uma simples ameaça de Jezabel. Ele se sentiu tão angustiado que chegou a pedir a morte para si mesmo, ou seja, chegou ao fundo do poço.

I Reis 18:17–18—Elias diz a Acabe que sua iniqüidade causou problemas a Israel. I Reis 18:19–29—Elias desafia os falsos profetas de Baal a mandarem descer fogo do céu. Os falsos profetas fracassam. I Reis 18:30–38—Elias ora e o Senhor manda fogo para consumir o sacrifício e o altar.

Embora Elias fosse um homem de Deus, um profeta, alguém que se dedica a cumprir a missão Deus para seu povo, cansou-se, frustrou-se e sentiu dor na alma, a solidão do caminho.

significado ainda desconhecido, mas que para muitos estudiosos significa “Deus semeia” ou "semente de Deus“. Jezreel lembra as promessas do nascimento de um novo povo, a partir da semeadura de Deus, conforme as profecias de Oséias: “Eu a semearei para mim na terra...” (Oséias 2,24-25).

Continuar lendo Onde morava a sunamita?