Onde morava Duque de Caxias?

Perguntado por: ogomes4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, nasceu em 25 agosto de 1803, na fazenda de São Paulo, no Taquaru, Vila de Porto da Estrela, na Capitania do Rio de Janeiro, quando o Brasil era Vice-Reino de Portugal.

Mesmo antes de se chamar Duque de Caxias, já havia muita história por aqui. Nestas terras moravam os indígenas, os primeiros habitantes.

Pacificador e soldado de vocação, “seus atos de bravura, de magnanimidade e de respeito à vida humana conquistaram a estima e o reconhecimento dos adversários”. Genocida e racista, liderou uma repressão militar que “matou, de forma atroz, cerca de 10 mil pessoas entre a população pobre, negros e mestiços”.

Gramacho

O bairro de maior população é Gramacho, no primeiro distrito, e o bairro de menor população é Lamarão, no quarto distrito, segundo dados da Prefeitura. Os bairros dividem-se da seguinte forma: 1º DISTRITO: Jardim 25 de Agosto, Parque Duque, Periquitos, Vila São Luiz, Gramacho, Sarapuy, Centenário, Centro, Dr.

O nome Duque de Caxias foi iniciativa de um antigo morador, José Luiz Machado, que queria prestar uma homenagem ao Marechal Luiz Alves de Lima e Silva. A luta pela emancipação durou muitos anos.

Vila Operária

A favela mais populosa é a Vila Operária, onde moram quase nove mil pessoas.

Luís Alves de Lima e Silva nasceu em 25 de agosto de 1803, na fazenda de São Paulo, na Vila do Porto da Estrela (hoje município de Duque de Caxias), no Rio de Janeiro, filho de Francisco de Lima e Silva e de Mariana Cândida de Oliveira Belo.

O Pacificador

Caxias foi chamado de “O Pacificador.” Em sua homenagem, o dia 25 de agosto, dia de seu nascimento, é comemorado o “Dia do Soldado”.

Duque de Caxias, Rio de Janeiro

Essas cidades e outras no entorno são conhecidas atualmente como Baixada, porque é uma área plana em meio de várias montanhas, Fluminense, do latim - natural do Rio.

Tudo mundo sabe: quem nasce na cidade do Rio de Janeiro é chamado de carioca, e quem nasce no estado, incluindo a capital, atende pelo gentílico de fluminense.

Na contenção da Revolução Farroupilha, Caxias liderou o que ficou conhecido como “Massacre dos Porrongos”, em que cerca de 1.700 lanceiros negros desarmados foram assassinados pelo Exército imperial.

Em 1875, pela terceira vez, é nomeado Ministro da Guerra e presidente do Conselho de Ministros. Caxias ainda participaria de fatos marcantes da história do Brasil, como a "Questão Religiosa", o afastamento de Dom Pedro II e a regência da Princesa Isabel.

Lidera as tropas do Exército nas guerras platinas em 1851 e exerce, depois, a Presidência da província gaúcha. Em 1866 chefia as forças brasileiras na Guerra do Paraguai e conquista Assunção em 1869. No mesmo ano recebe o título de duque de Caxias.