Onde mora Iansã?

Perguntado por: rbittencourt7 . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Orixá Oyá (ou Oiá) tem esse nome em função do rio Níger, na Nigéria, onde seu culto é realizado.

Na umbanda, Iansã protege e livra os fiéis de todos os tipos de ataques, sejam de origem física, espiritual ou mental. Com uma história tão inspiradora, a Santa/Orixá tem os seus devotos no Brasil, entre eles Maria Bethânia.

Chegando lá, Xangô viu Iansã e ficou perdidamente apaixonado por ela, foi então que os dois ficaram juntos, e Iansã se tornou a rainha da coroa de Xangô. Iansã era a esposa preferida de Xangô, eles se davam muito bem e costumavam trabalhar em equipe. Ele é o senhor da justiça e ela rainha do clima.

Yansã é a guerreira dona dos ventos e raios. Rege a sedução, paixão e também os espíritos dos mortos. Para ter sua proteção, use às quartas-feiras roupas ou peças vermelhas e brancas e ofereça-lhe acarajé ou bobó de camarão. Seus números para sorte: 4, 9 e 11.

Também gosta de champanhe branca, licor de menta, anis ou cerejas, rosas e palmas amarelas, que devem ser deixados em campo aberto, pedreiras, praias ou cachoeiras.

Um filho de santo cabeça de Iansã como aquele ligado ao odu Ossá, um odu relacionado com o caminho de Iansã, não deve comer carne de carneiro (Genivaldo de Omolu)" (BASSI, 2012, p. 191).

As variedades mais comuns de flores Iansã são a Hemerocallis fulva (lírio-tigre) e a Kniphofia uvaria (tritoma ou lança-de-são-jorge).

Os filhos de Iansã detestam pessoas grudentas demais e que tirem sua liberdade, a dependência no amor é algo que lhes assusta.

Yansã: Coral, que proporciona alegria e sensualidade e combate negatividade.

Iansã: Orixá dos meses de março, junho e julho
Iansã é a divindade do fogo e da sensualidade, ela representa o movimento.

Se você convive com um filho de Iansã, o ideal é não gritar e nem tentar controlá-lo. Assim, você evita explosões desnecessárias. Provavelmente essa é uma das piores características deles, mas é uma das principais e você precisará aprender a conviver com ela.

Por meio desse mito, vemos que Iansã tem sua força ligada à participação nas guerras e no domínio dos ventos. Toda vez que um grande deslocamento de ar acontece, os devotos desse orixá reconhecem o seu poder de atuação.

Oração para Iansã – Oyá
Minha Mãe Iansã, Minha Mãe guerreira, que seus ventos e tempestades façam uma limpeza em minha vida, limpando toda e qualquer energia negativa, limpando toda a inveja, desonestidade e falsidade.

Iansã seu nome é um título que Oyá recebeu de Xangô. Era uma mulher extremamente guerreira, e percorreu vários reinos. Foi a paixão de OGUM, OXAGUIUAN, EXU, OXOSSI E LOUGUM-EDÉ. Em Ifé, terra de Ogum, foi a grande paixão do guerreiro, mas sua grande paixão foi Xangô.

A sua relação com a natureza e com tudo aquilo que faz parte dela naturalmente fez com que ele fosse relacionado à cor verde. Rainha dos raios e criadora dos ventos e das tempestades, Iansã protege os seus seguidores ao impedir que feitiçarias feitas contra eles sejam bem-sucedidas.

Quarta-feira: Xangô, Iansã, Obá.

Yansã atua na Linha da Justiça ao lado de Xangô, e também na Linha da Lei ao lado de Ogum. Com Pai Xangô, Ela forma uma Linha polarizada ou mista Justiça/Lei, na qual Ele atua pelo elemento Fogo e Ela atua pelo elemento Ar. Já com Pai Ogum, Yansã forma um par puro na Linha da Lei, ambos atuando pelo elemento Ar.

Um dos perfumes que melhor representa a sensualidade de Iansã que posso indicar neste breve artigo é Allure Sensuelle de Chanel, com sua carga picante e sensual assim como o arquétipo de Iansã.

Na outra mão Oyá carrega uma espada de cobre afiada - só sendo maluco pra mexer com quem ela protege! Iansã é sincretizada na fé cristã como Santa Bárbara, na mitologia romana pode ser vista como Juno e na mitologia grega às vezes a leem como Hera.

Do iorubá “abalá”, que significa “bolo de arroz”, o abará é um bolinho de feijão-fradinho moído, camarão seco e cebola, temperado com azeite de dendê e pimenta, enrolado em folhas de bananeira e cozido em banho-maria. É oferecido a Iansã e aos orixás Obá e Ibeji.