Onde mora a sociedade mais isolada do mundo?

Perguntado por: onascimento . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 14 votos

Os habitantes do arquipélago de Tristão da Cunha, localizado no sul do Oceano Atlântico, têm o orgulho de ser considerados a civilização mais remota do mundo, mas o isolamento tem seus desafios.

Korubo do

O número, segundo ele, é bem grande para uma ... Qual a tribo indígena mais isolada do Brasil? Korubo do Vale do Javari, Amazonas Esse grupo principal continuou isolado e repetidamente evita contato com outros indígenas que vivem próximos.

sentinelas

"Os 'sentinelas' são um dos povos mais primitivos e ameaçados da Terra", disse uma fonte do governo indiano ao jornal Indian Express. O pouco que se sabe sobre eles é que sua origem está em uma migração originada na África há 60 mil anos, e que hoje eles vivem em uma pequena área de floresta.

Os povos isolados estão em maior número no Brasil do que em qualquer outro local no mundo, na Terra Indígena (TI) Vale do Javari, onde também vivem outros agrupamentos indígenas, inclusive alguns de recente contato. O isolamento é, em geral, uma escolha dessas comunidades.

Os dez municípios menos populosos possuem menos de 1.260 habitantes; o menor de todos, Serra da Saudade, em Minas Gerais, tem 833 moradores.

Apesar da cidade de Perth, Austrália possuir mais de 1 milhão de habitantes, ela é considerada a cidade mais isolada do mundo. Isso porque ela não está próxima das principais cidades da Austrália, possuindo uma distância de mais 4 mil KM entre Perth e Sydney.

O Arquipélago de Tristão da Cunha é o território habitado mais remoto do mundo, sendo que a ilha principal do arquipélago (Ilha de Tristão da Cunha) é rodeada por penhascos com mais de 600 metros de altura.

Os goitacás desapareceram no fim do século XVIII, exterminados por uma epidemia de varíola disseminada propositalmente entre eles. Calcula-se que eram cerca de 12 000. Viviam em palafitas construídas sobre os pântanos à beira dos rios Paraíba do Sul e Itabapoana.

Os povos indígenas isolados são indígenas que evitam contato com pessoas de fora. Eles não são relíquias primitivas de um passado remoto, eles são nossos contemporâneos e parte vital da diversidade humana. Quando têm seus direitos respeitados, eles prosperam.

Pelos dados de 2006 da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), os índios guaranis formam o maior agrupamento indígena brasileiro, com quase 10% dos 454 mil índios que habitam o território nacional atualmente.

Os aborígenes australianos diferem entre si tanto como um brasileiro de Rondonia difere de um chinês de Pequim. Isso significa que os aborígenes ocuparam a Austrália há muito, muito tempo, tanto que são a população viva mais antiga do planeta, e que saíram da África antes do resto da humanidade.

A Terra Indígena Guarani de Bracuí é a que tem a maior população, cerca de 320 indivíduos. Mais da metade é constituída por crianças menores de 14 anos. Os Guarani que vivem hoje em território brasileiro somam, aproximadamente, cinco mil pessoas. Há também Guarani vivendo em áreas na Argentina, Paraguai e Bolívia.

Cinco lugares perfeitos para se isolar do mundo

  • Antártida. No continente mais frio e mais afastado do planeta, se isolar do mundo não é uma dificuldade. ...
  • Ittoqqortoormiit. Nunca ouviu falar e não sabe nem pronunciar? ...
  • Tasmânia. ...
  • Abrolhos. ...
  • Atol das Rocas.

Nenhum ser humano consegue viver sozinho, completamente isolado, pois todos precisam dos outros para satisfazer suas necessidades, sejam elas de natureza material, como a alimentação ou a necessidade de cuidados em caso de doença ou de acidente, ou então de natureza afetiva e espiritual.

Atualmente, no Brasil temos cerca de 114 registros da presença de índios isolados em toda a Amazônia Legal. Estes números podem variar conforme a evolução dos trabalhos indigenistas em curso realizados pela Funai.