Onde menos chove em SP?

Perguntado por: dagostinho . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.7 / 5 9 votos

Em Ubatuba e São Sebastião (SP) não chove, mas também não faz muito calor. – Minas (Capitólio, Ibitipoca, Aiuruoca, Serra do Cipó, São Tomé das Letras, Serra da Canastra) tem tempo seco mas para nadar nas cachoeiras tem que encarar água bem gelada, assim como fiozinho noturno.

Através dessas médias, podemos dizer que os meses mais secos são os meses de maio a agosto, que também é o período mais frio.

Brotas é a capital dos esportes de aventura
Certamente uma das cidades mais quentes de SP para aproveitar as férias escolares. Brotas atrai principalmente jovens em busca de esportes radicais e ecoturismo.

Precisamente, o deserto costeiro do Atacama (Chile) é popularmente conhecido por ser o local mais seco do mundo, com uma precipitação média anual de 0,1 mm, e acredita-se mesmo que em algumas áreas não chove há cerca de 500 anos.

Os maiores índices de chuva estão concentrados nas regiões Norte e Sudeste, enquanto os menores permanecem no Nordeste.

São Caetano do Sul
Há tempos (o último levantamento é de 2010) a cidade lidera o ranking do IDH no estado com o índice de 0,862, por conta da qualidade de vida que oferece - sendo possível morar lá e trabalhar na capital, com transporte disponível por ônibus ou trem.

6 lugares para ir no frio em SP

  1. Cunha. Esta pequena cidade no interior de São Paulo possui como marca registrada seus belos campos de lavanda. ...
  2. Campos do Jordão. ...
  3. Holambra. ...
  4. São Bento do Sapucaí ...
  5. Santo Antônio do Pinhal. ...
  6. São Roque.

Chove ao longo do ano inteiro em São Paulo. O mês mais chuvoso em São Paulo é janeiro, com média de 217 milímetros de precipitação de chuva. O mês menos chuvoso em São Paulo é agosto, com média de 41 milímetros de precipitação de chuva.

Neste verão apenas janeiro fechou com chuvas abaixo da média, sendo que fevereiro e março apresentaram intensos temporais, o que gerou elevados volumes de precipitação, levando a estação a terminar com chuvas acima da média”, explica o meteorologista do CGE da Prefeitura de São Paulo, Michael Pantera.

O ar relativamente mais frio e úmido (de sudeste e leste) vem do litoral, ganha forte movimento ascendente na Serra do Mar e segue convergindo com a acentuada rugosidade das cidades, causando fortes pancadas de chuva no período da tarde quando o aquecimento diurno é maior", explica.

Morungaba é a cidade de SP que recebeu maior volume de chuva no início de 2023, diz Cemaden | Campinas e Região | G1.

Campos do Jordão

Campos do Jordão é a cidade mais fria de São Paulo, com temperatura média de 10 °C entre junho e agosto. As noites de inverno na “Suíça brasileira” são sempre as mais geladas, com temperaturas quase negativas ao longo da Serra da Mantiqueira.

A mudança nas características da atmosfera local é provocada pela substituição dos materiais naturais pelos urbanos. Por isso, podemos observar o aumento da temperatura nas grandes cidades, fenômeno chamado de ilha de calor, uma anomalia térmica que faz o ar da cidade se tornar mais quente que o das regiões vizinhas.

cidade de Cabaceiras

Além de “Roliúde Nordestina” e sede da “Festa do Bode Rei, uma das maiores festas juninas do país, a cidade de Cabaceiras, no interior da Paraíba, também é o lugar onde menos chove no Brasil. A média de chuva esperada por lá é de apenas 350 mm (milímetros) durante todo o ano.