Onde mais acontece tráfico humano?

Perguntado por: rreis . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

As regiões do mundo, classificadas por número de pessoas no tráfico humano: Ásia e Pacífico: 29.3 milhões. África: 7 milhões. Europa e Ásia Central: 6.4 milhões.

O tráfico internacional de animais silvestres é uma das maiores atividades ilegais do mundo, ficando atrás apenas do tráfico de armas e drogas. Todos os anos, no Brasil, cerca de 38 milhões de animais silvestres são retirados da natureza, e a maior parte deles morrem antes de serem comercializados.

De acordo com as informações coletadas para a pesquisa, o maior objetivo do crime de tráfico humano interno e internacional é o trabalho análogo à escravidão. O estudo mostra ainda que alguns grupos são mais suscetíveis ao tráfico de pessoas, como mulheres, migrantes, pobres e desempregados.

O estado da Bahia ocupa a primeira colocação, com 2630 mortes violentas agora no primeiro semestre de 2022. Além disso, a Bahia possui três cidades entre as 20 mais violentas do país, conforme dados levantados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública - FBSP, em 2022.

Mulheres correspondem a 96,36% das vítimas de tráfico internacional de pessoas - Portal CNJ. Pesquisa de Avaliação de Necessidades sobre o Tráfico Internacional de Pessoas e Crimes Correlatos aponta que os maiores alvos dos criminosos são as mulheres, com a finalidade de exploração sexual.

Em relação ao tráfico de mulheres, o relatório mostra que 83% são traficadas com fins de exploração sexual, 13% para trabalho forçado e 4% para outras finalidades. Já entre os homens, 82% são traficados para trabalhos forçados, 10% com fins de exploração sexual, 1% para remoção de órgãos e 7% para outros objetivos.

Pobreza e desemprego são principais fatores que influenciam o tráfico de pessoas no Brasil, aponta relatório | As Nações Unidas no Brasil.

O tráfico de pessoas é caracterizado pelo "recrutamento, transporte, transferência, abrigo ou recebimento de pessoas, por meio de ameaça ou uso da força ou outras formas de coerção, de rapto, de fraude, de engano, do abuso de poder ou de uma posição de vulnerabilidade ou de dar ou receber pagamentos ou benefícios para ...

O NETP é responsável pela prevenção e combate ao crime de tráfico de pessoas e tem como objetivo estabelecer diretrizes para articular e integrar poder público e sociedade civil para o enfrentamento ao tráfico de pessoas, conforme as normas nacionais e internacionais de direitos humanos.

De acordo com a Lei n.º 13.344/2016, as finalidades do tráfico de pessoas podem ser: remoção de órgãos, tecidos ou partes do corpo; submissão a trabalho em condições análogas à de escravo; submissão a qualquer tipo de servidão; adoção ilegal; e exploração sexual.

De acordo com dados do Ministério da Justiça, entre 2018 e 2019, um total de 184 brasileiros foram traficados; 30 eram crianças.

O tráfico de pessoas é um conceito que surgiu no âmbito jurídico no século XIX e que reapareceu entre nós no final do século XX, mas que anteriormente a esta época era tratado apenas como Lenocínio.

As vítimas do tráfico
Em sua maioria, elas são mulheres jovens, pessoas negras de cor clara, baixo nível educacional e habitantes de estados com fronteira internacional. Geralmente elas são aliciadas por ofertas de trabalho em outros países, e acabam coagidas a trabalhar nesses esquemas, em condições degradantes.

3) Evite tirar cópias dos documentos pessoais e deixá-las em mãos de parentes ou amigos. 4) Deixe endereço, telefone e/ou localização da cidade para onde está viajando. 5) Informe para a pessoa que está seguindo viagem endereços e contatos de consulados, ONGs e autoridades da região.

Esse crime cresce ano após ano e o número de rotas para circulação das vítimas também. No Brasil existem 241 rotas do tráfico nacional e internacional da exploração sexual de mulheres e adolescentes.

A cada ano, mais de 2,5 milhões de pessoas são traficadas no mundo, de acordo com estimativa da Organização da Nações Unidas (ONU). E as mulheres são as principais vítimas. Cerca de 80% das pessoas traficadas são do sexo feminino.

1525 marcou a primeira viagem de escravos da África para as Américas. Nos próximos 350 anos, durante um período conhecido como o comércio transatlântico de escravos, alguns 12.5 milhões de escravos foram enviados da África ao redor do mundo.

Tipos de Tráfico de Seres Humanos

  • TRÁFICO PARA EXPLORAÇÃO LABORAL. Todo o trabalho ou serviço exigido a um indivíduo, sob ameaça de qualquer castigo, e para o qual não se tenha oferecido de livre vontade; “trabalho forçado”.
  • TRÁFICO PARA EXPLORAÇÃO SEXUAL. ...
  • MENDICIDADE FORÇADA. ...
  • TRÁFICO PARA EXTRAÇÃO DE ORGÃOS.

Quando chegam ao destino, sofrem violações de direitos, nas suas diversas formas. As de maior índice são a exploração sexual, situação análoga à escravidão e remoção de órgãos. O ser humano é tratado como objeto que tem valor de compra e venda. É uma prisão sem grades", disse.