Onde ligar para pegar cachorro abandonado?

Perguntado por: irosa . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 2 votos

Se o pet corresponder às situações de recolhimento do CCZ, pode ligar para a prefeitura recolhê-lo (número 156). Você também pode abrigá-lo, mas, neste caso, leve-o direto para o veterinário.

Desde 1º de outubro de 2018, o serviço de Disque Denúncia Animal (0800-600-6428) está em funcionamento nos 39 municípios da Grande São Paulo.

A responsabilidade desses animais abandonados fica sob o poder executivo municipal. Conforme a lei nº 1607, de 29 de janeiro de 2015, aprovada pela Câmara Municipal, a prefeitura é responsável pelo controle populacional de cães e gatos.

A solicitação do recolhimento do cão abandonado é realizada pelo munícipe por telefone ou presencialmente no Centro de Controle de Zoonoses - CCZ. A equipe do recolhimento percorre a região em busca da identificação do animal descrito. Estes são encaminhados para o Centro de Controle de Zoonoses - CCZ.

Afinal, como fazer o resgate de animais de rua?

  1. Ganhe a confiança do animal. ...
  2. Procure a ajuda de ONGs. ...
  3. Leve ao veterinário e busque um lar temporário. ...
  4. Encontre uma família para o animal. ...
  5. Apadrinhe um animal abandonado. ...
  6. Disponibilize água e comida. ...
  7. Divulgue nas redes sociais e entre os amigos.

SUIPA

SUIPA é uma sigla que quer dizer Sociedade União Internacional Protetora dos Animais. Além de um abrigo para resgate de animais, a organização possui ainda uma clínica veterinária que oferece atendimento a preços populares.

Saúde e Proteção ao Animal Doméstico
Os atendimentos são realizados conforme disponibilidade de vaga e com priorização dos casos de Urgência e Emergência, que seguem critérios médicos. Os hospitais oferecem serviços gratuitos de consultas, cirurgias, exames laboratoriais e internação.

Como denúnciar abuso ou maus-tratos contra animais?

  1. Você pode ir à delegacia de polícia mais próxima de você para efetuar a denúncia pessoalmente;
  2. Podem também ser feitas pelo telefone da central de denúncias do IBAMA: 0800 61 8080 (gratuitamente);
  3. Ou pelo Disque-Denúncia.

É possível fazer a solitação pelo telefone 156 ou por meio do Portal SP156.

Caso alguém necessite, basta entrar em contato com o órgão da sua cidade e levar a documentação exigida. Ainda há diversos animais aguardando por adoção. A eutanásia é feita somente com autorização do médico veterinário e de forma ética, indicada pelo CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária).

Alguns municípios possuem delegacia especializada em defesa animal, além do Disque Denúncia. A Polícia Militar e a Polícia Ambiental também podem ser acionadas.

Para ele, a responsabilidade é do proprietário, que deve zelar pela segurança do animal, “em especial quando esse é considerado um membro da família, como afirma a autora”.

Bicho solto
Ainda segundo a lei 13.131/2001, os cães e gatos soltos nas ruas devem ser recolhidos. Os donos dos registrados são chamados ou notificados para retirá-los no prazo de cinco dias.

Cuidar dos animais de rua é questão de saúde pública. Portanto, dever e responsabilidade, por Lei, do poder executivo municipal.

Lar definitivo e adoção responsável
Até as ONGs que cuidam de animais enfrentam problemas com superlotação. Por isso, se você fez um resgate de cachorro de rua, mas não pode ficar com ele, precisa encontrar um lar definitivo para o pet. Procure possíveis tutores no seu ciclo de amizades e nas redes sociais.

Levar em feiras de adoção é a forma mais rápida e eficaz de doar um animal. Entre em contato com os organizadores das feiras e peça para abrir um espaço para você levar o animal. Lembramos que, para isso, ele precisa estar castrado, vacinado e vermifugado!