Onde levar o cachorro para enterrar?

Perguntado por: aAvila5 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Para enterrar animal de estimação corretamente é necessário vedá-lo com sacos plásticos resistentes e que possam ser lacrados hermeticamente. Depois, tem que ser enterrado em covas muito fundas. Por fim, mesmo que não seja proibido por lei, é melhor que você não faça essa alternativa.

O sepultamento pode ser contratado de duas maneiras. Na primeira, de forma temporária, o pet fica no jazigo por três anos, depois é exumado e cremado com outros animais. As cinzas são devolvidas à terra do cemitério. O valor do serviço é de 1 450 reais (a partir de abril, o valor será reajustado para 1 550 reais).

De acordo com a Resolução ANVISA RDC nº 306, de 7 de dezembro de 2004, cadáveres de animais são classificados como resíduos comuns, equiparados aos resíduos domiciliares, portanto, podem também ser encaminhados para o aterro sanitário.

Segundo o “Portal Vaticano”, enterrar esses animais em terrenos baldios e no quintal de casa é crime. Isso se dá porque a decomposição do animal pode gerar danos para a saúde de outros animais e também de pessoas, através da contaminação do solo e lençóis freáticos.

Você tem duas opções: enviar para o CCZ (Centro de Controle de Zoonose) da prefeitura, para fazer uma incineração (cremação) coletiva ou contratar um crematório particular.

Os documentos que o cidadão precisa apresentar para ter direito a realizar sepultamento Social, são os documentos pessoais como RG, ou qualquer outro documento oficial com foto, CPF, comprovante de endereço e renda, do qual não podendo ultrapassar a meio salário mínimo percapta.

Você sabia que o Centro de Zoonoses faz a destinação correta de animais mortos? A Prefeitura de Ibitinga, por meio do Centro de Zoonoses, realiza a destinação correta e gratuita de animais mortos. O serviço é prestado tanto para o corpo de cães e gatos encontrados na rua, quanto aos que residiam com o dono do pet.

Nada de 7 anos!
Enterrar o animal em casa (ou em algum outro terreno) e descartá-lo em local inapropriado é crime ambiental, de acordo com o artigo 54 da Lei nº 9.605, e pode ter como punição multa e reclusão de até quatro anos.

Sepultamento. Permite realizar de maneira individual, enterrando o animal em gaveta ou vala. Também, há a possibilidade de optar por uma placa em forma de lápide com o nome, que pode ser fixada no túmulo do animal.

Cemitérios de cachorro e planos funerários são opções
Dependendo do cemitério, até mesmo um velório pode ser realizado para que tutores e familiares consigam se despedir de seu amigo de quatro patas. Uma alternativa preventiva (e às vezes, mais barata) para esse momento são os planos funerários para pet.

Os cadáveres são uma fonte de contaminação muito perigosa para o solo; por isso, devem ser corretamente vedados, com sacos plásticos resistentes e que possam ser fechados hermeticamente, e enterrados em covas muito fundas. Caso contrário, há risco de proliferação de doenças.

Assista, abaixo, ao vídeo. Jogar animais mortos em locais impróprios é crime ambiental e pode causar danos à saúde de outros animais e ao meio ambiente.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Alumínio é o órgão responsável pelo controle de agravos e doenças transmitidas por animais (zoonoses), por meio do controle de pragas urbanas como baratas, ratos, mosquitos, entre outros, e pelo controle das populações de animais domésticos como cães e gatos.

Se você não procurar um veterinário e não souber bem como descartar os animais mortos, ligue para o centro de zoonoses de sua cidade ou leve os animais para lá. Eles saberão o que fazer. Enterre os bichinhos. No Brasil, você pode enterrar o animal em seu quintal ou terreno na maioria dos casos.

No mais, o valor varia de acordo com o peso do animal. Com até 50kg, a cremação de animais custa a partir de R$1.100. Para animais com mais de 50kg, a cremação custa em torno de R$1.500.

Pode ocorrer contaminação do solo e água, risco de organismos patogênicos no ar, e as possíveis doenças das causa mortis ficam sem um controle efetivo.

De acordo com o Guia de Boas Práticas do CFMV, a eutanásia em animais é indicada em casos de pets com doenças incuráveis e que estejam em grande sofrimento.

Não é proibido enterrar o animal no quintal de casa ou em um terreno. Mas, é muito perigoso pois pode trazer riscos para você e toda a vizinhança. O corpo enterrado de forma desapropriada pode contaminar o solo e gerar o risco de proliferação de doenças.

Quando um Animal de Estimação Morre
Os animais de estimação dão estrutura e sentido à nossa vida, diminuem os nossos sentimentos de ansiedade, stresse e solidão e aumentam o nosso bem-estar. Por isso, para além da dor de os perdermos, também nos podemos sentir perdidos, sobrecarregados de emoções difíceis de gerir.