Onde levar o absorvente para o Enem?

Perguntado por: nvasconcelos3 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

A resposta é que é possível, sim, levar absorvente para o exame. A dica é colocá-lo em um saquinho transparente, para que o fiscal possa verificá-lo e se certificar de que não existem informações sobre a prova ali.

Na verdade, o Edital do Enem não traz nenhuma restrição e/ou proibição quanto à vestimenta, mas tem alguns itens que são proibidos! São eles: Óculos escuros; Artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares que cubram cabelos e orelhas.

Além da água, o participante também pode e deve levar um lanche para comer durante a aplicação da prova. "Se ele já tem o costume de comer em intervalos regulares, o melhor é levar um lanche.

Não há nenhuma orientação do Inep para que os participantes estejam com os cabelos presos durante as provas do Enem.

Você pode levar seu celular para a sala, mas lembre-se de desligá-lo para que ele não toque durante as provas. Se isso acontecer, você pode ser eliminado. Para guardar o aparelho, o fiscal de sala vai lhe entregar um envelope, que deve ser lacrado e colocado embaixo da carteira.

O que levar para comer no Enem?

  • Frutas, tais como a banana e a maçã
  • Barra de proteínas.
  • Sanduíche natural.
  • Chocolates com maior teor de cacau.
  • Castanhas.
  • Iogurtes proteicos.

Sim, não há qualquer restrição às roupas do candidato, ficando ao critério dele e de como se sentir mais confortável. Como é um exame longo, é aconselhável se “adaptar” de acordo com o clima de sua cidade - roupas mais leves para o calor e mais longas e aquecidas para o frio.

Como se comportar durante a prova
Entre eles energéticos e refrigerantes, mas o som de pacotes e latinhas abrindo costuma gerar desconforto nos participantes, portanto opte por garrafinhas. Caso queira levar aquele Redbull que você considere imprescindível para a concentração, abra-o antes da prova começar.

Sim, é permitido fazer o Enem usando chinelo. O edital do exame não traz nenhuma restrição ao uso desse tipo de calçado no dia da prova.

Segundo o instituto, no momento da inscrição é solicitado ao candidato que seja anexado os documentos com relação a pessoas que tem problemas de baixa visão, portadora de deficiência ou que faça uso de algum medicamento.

Além disso, é proibido portar bebidas alcoólicas e usar drogas ilícitas ou cigarros e outros derivados do tabaco, no local de provas. O Inep reforça que a única caneta permitida para a realização do Enem é a esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

Quer saber se pode levar comida para o Enem? Sim, claro que pode! Como a prova tem um longo período de duração, é permitido aos estudantes que levem seus próprios lanches de casa.

O edital não prevê restrição a nenhum tipo lanche e bebidas, exceto alcoólicas, que são extremamente proibidas, passível de eliminação caso o candidato ingira ou leve esse tipo de líquido para o local de prova.

É permitido levar potes de comida (com frutas cortadas ou sanduíches, por exemplo), desde que sejam transparentes; O mesmo vale para garrafas de água: são permitidas apenas embalagens transparentes; O calor pode ser inimigo de muitos alimentos. Evite produtos como iogurtes ou outras bebidas com leite.

É necessário portar um documento de identificação com foto, uma caneta e o Cartão de Confirmação de Inscrição.

"Tênis, calça, bermuda, isso é indiferente. Precisa ser algo que dê ao candidato conforto físico para o melhor rendimento", completa. Uma das dúvidas mais comuns entre os participantes é se a prova pode ser feita de bermuda, camiseta e chinelos.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
A regra existe por dois motivos: o primeiro tem a ver com o fato de que a máquina que faz a leitura dos gabaritos do Enem só consegue detectar a cor preta; o segundo, para evitar que sejam colocadas as chamadas “colas” dentro do tubo da caneta.

As provas do Exame iniciam oficialmente às 13h30 deste domingo (17) e vão abordar questões referentes às áreas de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação. O Inep reforça que as garrafas não precisam ser obrigatoriamente transparentes e recomenda que cada participante leve a sua.