Onde Juma e Jove vão morar no final?

Perguntado por: dsantana . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 4 votos

Se Pantanal seguir a 1ª versão, Jove (Jesuita Barbosa) e Juma (Alanis Guillen) se casarão. Apesar de ter confessado estar atraída por José Lucas (Irandhir Santos), Juma (Alanis Guillen) deverá ter um final feliz com Jove (Jesuita Barbosa) em Pantanal.

Jove e Juma
Jove assume os negócios da família e, para acompanhar o marido, Juma passa a morar na fazenda de José Leôncio. Em cenas finais da novela de 1990, a filha do casal, Maria Leôncio Marruá (vivida por Leandra Leal na época), é uma criança e pede para o Velho do Rio contar a história de "uma menina-onça".

Na reta final da novela, Juma se tornou mãe e deu a luz a uma menina. Ela continuou seu relacionamento com Jove, que não viveu novas crises. A moça se arriscou nos capítulos finais da trama ao salvar a vida de Zaquieu, que foi ameaçado por Renato. Ela salvou a vida do peão e não se feriu.

Nos últimos capítulos, Jove e Juma se acertarão e a protagonista deixará a tapera para viver definitivamente com o marido na fazenda. Só que a selvagem fará um grande pedido para o sogro: ela suplicará que ele não derrube a tapera para preservar a memória dos seus pais. Ele atenderá o pedido e o local ficará intocável.

Depois de muitas brigas, um casamento e estando grávida de Jove, Juma resolve sai da fazenda e viver em sua tapera, levando com ela o cunhado José Lucas, que é apaixonado por ela desde a sua primeira participação na novela.

Na primeira versão da trama, exibida em 1990, Jove e Juma tiveram uma menina que foi batizada como Maria Marruá Leôncio, interpretada por Leandra Leal. A atriz, que hoje tem 39 anos, fez a sua participação em Pantanal com apenas oito anos. Ela foi escalada por sua mãe, Angela Leal, interpretada Maria Bruaca à época.

O velho Joventino dará sua capa, seu cajado e a possibilidade de se transformar em sucuri para o filho. Depois, finalmente descansará em paz. O personagem de Marcos Palmeira, assim, vai se tornar o novo Velho do Rio.

Depois de matarem bem as saudades um do outro, Jove pede para Juma não abandoná-lo nunca mais. "Eu quase morri de saudades de você, Juma. Pelo amor de Deus, não faça mais isso comigo...", fala o peão. Emocionada, a jovem pedirá ao amado que repita que a ama e será atendida.

Mais finais felizes
Juma (Alanis Guillen) cedeu e acabou aceitando morar na fazenda, onde assistiram a herdeira, Maria Leôncio Marruá, crescer. Muda (Bella Campos) e Tibério (Guito) também ganharam um "felizes para sempre" ao se acertarem e comemorarem o nascimento do filho.

Emoção marca final de 'Pantanal': José Leôncio morre e assume o lugar do Velho do Rio; veja todos os desfechos.

Último capítulo de 'Pantanal' termina com texto recitado por Benedito Ruy Barbosa, autor da trama original.

Então, Tadeu aceita ficar com a sela - mesmo não sendo um Leôncio de sangue. Quanto à administração das posses, o fazendeiro opta por dividir igualmente entre os três filhos. Na nova versão de Pantanal, Tadeu vence os irmãos na corrida e se mostra digno da sela de prata.

A fazenda da vida real conta com cerca de 7 mil hectares e está localizada às margens do Rio Negro, como o nome sugere, no município de Aquidauana, que fica a 140 km da capital, Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Foi fundada em 1895 por Ciríaco da Costa Rondon, que trabalhava com pecuária.

Juma pode ter até virado onça algumas vezes em Pantanal, mas nunca como na cena exibida nesta quinta-feira (22/9). A personagem de Alanis Guillen incorporou o animal e matou Solano, matador profissional que queria assassinar a família Leôncio. A cena chamou atenção dos telespectadores e ganhou elogios na internet.

No fim de Pantanal, Juma (Alanis Guillen) ficará com 'reiva' pela última vez para impedir morte.

No capítulo da novela 'Pantanal' dessa segunda-feira (5), José Lucas foi atingido por um tiro disparado por Solano, assassino de aluguel contratado por Tenório. O filho de José Leôncio ficou entre a vida e a morte. Escrita por Bruno Luperi, a trama é baseada na novela original de autoria de Benedito Ruy Barbosa.

Após ter virado onça e matado Solano (Rafael Sieg) brutalmente em Pantanal, Juma sofrerá para dar à luz e precisará da ajuda do Velho do Rio (Osmar Prado). Alanis Guillen, intérprete da personagem, foi a responsável por escolher o local onde Juma fará o parto da filha na novela das nove da Globo.

Conclusão. A trajetória será difícil, mas Juma e Jove devem terminar felizes em Pantanal. Isso se Bruno Luperi não mudar nada da história original escrita por Benedito Ruy Barbosa, seu avô. Para conferir mais sobre as tramas da Globo, acesse nossa categoria Novelas.

Na sexta-feira, 23 de setembro, na novela Pantanal, Juma Marruá deu a luz à primeira filha na beira de um rio. A cena do nascimento de Maria Marruá aconteceu na sexta-feira, 23 de setembro, o momento foi esperado pelos internautas que acompanham a novela Pantanal.

O poderoso falece após um ataque cardíaco durante a noite, sozinho na sala de sua casa. É nesse momento que ele olha para o quadro e vê pela primeira vez o Velho do Rio (Osmar Prado) na foto. Depois, Filó encontra o marido morto e fica desesperada. Os filhos e amigos chegam, mas é tarde demais.

No último capítulo da versão original de Pantanal, o Velho do Rio finalmente tem seu esperado encontro com José Leôncio. Ali, a entidade explica por que ficou tanto tempo ausente e que a função do rei do gado agora é ser o novo Velho do Rio, para que ele "possa descansar".